Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/02/2023 - 07:41

Jumbo Offshore combina habilidades de elevação e de precisão


Com experiência em engenharia para o trabalho da Technip FMC.

A Jumbo Offshore concluiu o transporte e armazenamento úmido de um tubo de riser para a Technip FMC. Jumbo realizou o trabalho em outubro, implantando sua embarcação de carga pesada Fairplayer para lidar com o caixão de 120 metros de comprimento e 1,3 metros de diâmetro.

O Fairplayer pegou o caixão no porto escocês de Nigg, uma operação que exigiu um arranjo de cordame bem ajustado devido à alta flexibilidade do caixão. Para isso, cada um dos guindastes de 900 toneladas do Fairplayer usou lingas duplas e um total de cinco pontos de conexão.

Depois de transportar o caixão para o local offshore, a Jumbo executou o escopo de armazenamento úmido do projeto. O armazenamento úmido é o armazenamento temporário de componentes offshore no fundo do mar, que, no caso deste caixão particularmente delicado, exigia operações cuidadosas.

O escopo offshore foi o mais desafiador, diz a gerente de projeto do Jumbo, Carol Granneman: —Devido aos movimentos das ondas e à flutuabilidade do caixão, o momento mais crítico foi quando baixamos o caixão pela zona de respingo — diz ele. —E então tivemos que baixá-lo uniformemente pela coluna de água para evitar tensões excessivas no caixão—.

A engenharia preparatória deste projeto também é notável. Tendo trabalhado juntas em diversas ocasiões no passado, a Technip FMC e a Jumbo Offshore têm uma boa relação de trabalho. Para este projeto de caixão de riser, as duas empresas trabalharam juntas na engenharia do projeto. A Technip FMC realizou os cálculos para o equipamento e a Jumbo trabalhou nos cálculos específicos da embarcação em relação ao movimento do Fairplayer em diferentes fases da operação.

Uma vez posicionado no fundo do mar, o Jumbo usou um ROV para desconectar o caixão, deixando dois pontos de amarração em posição para permitir que a Technip FMC o pegasse para instalação em uma data posterior.

—Esse trabalho envolvia o manuseio cuidadoso de equipamentos offshore frágeis. Mas com nossas tripulações e equipes de engenharia experientes, combinadas com os guindastes duplos do Fairplayer, a Jumbo Offshore tinha as capacidades técnicas e experiência offshore que tornaram esta operação de precisão um sucesso —observa Granneman. —Technip FMC é um cliente muito valioso para nós e estamos ansiosos para trabalhar com sua equipe no futuro—. Jumbo Offshore combina habilidades de elevação de precisão com experiência em engenharia para o trabalho da Technip FMC

A Jumbo Offshore concluiu o transporte e armazenamento úmido de uma caixa elevatória para a Technip FMC. Jumbo realizou o trabalho em outubro, implantando sua embarcação de carga pesada Fairplayer para lidar com o caixão de 120 metros de comprimento e 1,3 metros de diâmetro.

O Fairplayer rebocou no caixão no porto escocês de Nigg, uma operação que exigia uma plataforma altamente afinada devido à grande flexibilidade do caixão. Para fazer isso, cada um dos guindastes de 900 toneladas do Fairplayer usou eslingas duplas e um total de cinco pontos de conexão.

Depois de transportar o caixão para o local offshore, a Jumbo executou o armazenamento úmido para o projeto. O armazenamento úmido é o armazenamento temporário de componentes offshore no fundo do mar, o que, no caso deste caixão particularmente delicado, exigia operações cuidadosas.

Segundo Carol Granneman, gerente do projeto Jumbo, o trabalho offshore foi o mais difícil: —Devido ao movimento das ondas e à flutuabilidade do caixão, o momento mais crítico foi quando baixamos o caixão pela zona de respingo —. —E então tivemos que baixá-lo uniformemente pela coluna de água para evitar estresse indevido no caixão—.

A engenharia preparatória para este projeto também é notável. Tendo trabalhado juntas várias vezes no passado, a Technip FMC e a Jumbo Offshore têm uma boa relação de trabalho. Para este projeto de empilhadeira, as duas empresas colaboraram na engenharia do projeto. A Technip FMC realizou os cálculos para o rigging e a Jumbo trabalhou nos cálculos específicos do navio em relação ao movimento do Fairplayer nas várias fases da operação.

Uma vez posicionado no fundo do mar, o Jumbo usou um ROV para desconectar o caixão, deixando dois pontos de amarração no local para permitir que a Technip FMC o pegasse para instalação em uma data posterior.

—Este trabalho envolveu o manuseio cuidadoso de equipamentos offshore frágeis. Mas com nossas tripulações e equipes de engenharia experientes, combinadas com os guindastes duplos do Fairplayer, a Jumbo Offshore tinha as capacidades técnicas e a experiência offshore que fizeram com que a precisão desta operação fosse um sucesso —diz Granneman. —Technip FMC é um cliente muito valioso para nós e estamos ansiosos para trabalhar com sua equipe no futuro—.

Perfil — A Jumbo Offshore é uma empresa privada, parte do Grupo Jumbo, com uma frota versátil e de última geração de embarcações especializadas em instalações offshore e guindastes de transporte, operando em todo o mundo nas indústrias offshore, submarina e de energia renovável. A Jumbo Offshore é uma empreiteira de instalação flexível e focada no cliente, fornecendo a seus clientes soluções de instalação e transporte robustas, eficientes e cuidadosamente projetadas.

Do cais ao fundo do mar — Com um histórico e conhecimento técnico, a Jumbo Offshore construiu uma sólida reputação como uma empreiteira confiável com soluções econômicas de "doca ao fundo do mar". Além disso, a Jumbo oferece suporte logístico de instalação impecável e inigualável por meio de sua divisão de transporte. Seus métodos exclusivos reduzem o risco do projeto, economizam custos e permitem que nossos clientes ampliem seus desenvolvimentos de energia offshore.

Submarino e Offshore: Levantamento pesado e operações subaquáticas — Em ambientes de águas relativamente rasas, o Jumbo é especialista em instalar instalações fixas, como fundações com estacas, gabaritos, condutores, jaquetas e topsides. Em águas profundas e ultraprofundas, o Jumbo se destaca na elevação de estruturas e fundações submarinas grandes e complexas. Isso também inclui o fornecimento de instalações completas do sistema de ancoragem FPSO.

Energias renováveis: instalações de fundações WTG — Em águas relativamente rasas, são especialistas na instalação de peças de transição em monoestacas e/ou pré-instalação de estacas para jaquetas. À medida que a energia eólica offshore se desenvolve em águas mais profundas, a Jumbo aproveita sua ampla experiência em instalações submarinas e de ancoragem para criar soluções exclusivas de ancoragem e amarração T&I para estruturas flutuantes de parques eólicos ancoradas no fundo do mar. | www.jumbomaritime.nl

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira