Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/02/2023 - 10:58

Homenagem a Nélida Pinõn inicia temporada do Clube de Leitura CCBB 2023


A temporada terá também autores de diversas regiões do Brasil e escritores lusófonos, a partir de 8/3, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro.

Homenagem à Nélida Piñon inicia a temporada do Clube de Leitura CCBB 2023, cujo primeiro encontro acontece no Dia Internacional da Mulher. Antônio Torres, Lilian Fontes e, em participação virtual, Ana Maria Machado se unem para ler e lembrar Nélida, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras. O livro da escritora, que morreu no final de 2022, a ser comentado no Clube será escolhido pelo próprio público, no Twitter do CCBB RJ (ccbb_rj), em enquete aberta entre os dias 16 e 17 de fevereiro. Estarão no páreo Sala de Armas; O calor das Coisas; e Um dia chegarei a Sagres. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil.

A plateia terá a oportunidade de ouvir um grande leitor e escritor, Antônio Torres, conversar sobre vida e obra de uma grande autora. Além de colegas na Academia Brasileira de Letras, Torres tinha por Nélida uma grande admiração e escreveu algumas vezes sobre sua obra. —Nestes ensaios, Torres diz que ela é um dos maiores nomes da literatura em língua portuguesa, em estilo e participação da memória histórica da América Latina— reforça a curadora do Clube de Leitura CCBB 2023, Suzana Vargas. O Clube de Leitura contará também com a participação especial da escritora e professora Lilian Fontes, estudiosa da obra de Nélida, de quem Lilian era também amiga.

Mensalmente, o Clube de Leitura CCBB 2023 terá um convidado virtual. Nesta edição inaugural, quem marca presença é a acadêmica, romancista e jornalista Ana Maria Machado, colega de Nélida Piñon e Antônio Torres na Academia Brasileira de Letras, e que fará perguntas do telão aos convidados.

Nélida Piñon é um dos nomes mais importantes da ficção brasileira surgido nas décadas de 70/80 cuja obra, traduzida em mais de 30 países, continuou repercutindo neste século. Contista, romancista, cronista, conquistou vários prêmios nacionais, como o Jabuti e o APCA, e internacionais, entre eles o Prêmio Juan Rulfo (México), o Príncipe de Astúrias (Espanha) e o Prêmio Vergílio Ferreira, em Portugal.

Os encontros serão 100% presenciais e acontecem no Salão de Leitura da Biblioteca Banco do Brasil, localizada no quinto andar do CCBB Rio, de março a dezembro, sempre na segunda quarta-feira de cada mês, com entrada gratuita, mediante retirada dos ingressos na bilheteria do CCBB RJ ou pelo site bb.com.br/cultura.

A Biblioteca Banco do Brasil foi fundada em 1931, voltada para as áreas de Administração, Finanças e Economia. Com a criação do Centro Cultural, em 1989, o acervo foi ampliado para as áreas de Artes, Literatura e Ciências Sociais e hoje possui mais de 200 mil exemplares, em constante atualização, ocupando todo o quinto andar deste prédio centenário.

—Nessa edição, o Clube de Leitura CCBB 2023 mantém seu papel de oferecer visibilidade a esse local e incentivar a leitura, mas também se propõe a estimular e promover a literatura em língua portuguesa de modo mais abrangente, com a inclusão de autores lusófonos de outras nacionalidades na programação —conta Sueli Voltarelli, gerente- geral do CCBB Rio. E complementa: “se em 2022 conseguimos reunir presencialmente mais de 500 pessoas e tivemos quase 35 mil acessos aos vídeos no canal do BB no YouTube, esperamos que em 2023 possamos expandir esse alcance, principalmente com a participação de mais escritores contemporâneos falando diretamente ao público sobre seu processo criativo, mas sem abrir mão daqueles clássicos que ativam as memórias afetivas e conectam as pessoas”. Em 2023, a programação do Clube volta-se também para as literaturas angolana, moçambicana e portuguesa, levando para o CCBB RJ autores mundialmente premiados, como Mia Couto e José Eduardo Agualusa.

—O objetivo é colocar nossos leitores em contato direto com a cultura lusófona, que está intrinsecamente ligada à nossa história enquanto nação. Os países escolhidos têm no português sua forma de expressão —explica Suzana Vargas.

Já a produção literária das diversas regiões do Brasil será marcada, entre outros, pelas participações de Eliakim Rufino, Cida Pedrosa, Conceição Evaristo e Gregório Duvivier. Segundo a curadora do projeto, Suzana Vargas, um dos objetivos da programação é dar visibilidade e permitir que a plateia conheça ou reconheça a riqueza da produção literária brasileira.

A mediação é da curadora Suzana Vargas e o microfone será aberto para a plateia nos 30 minutos finais dos encontros. A gravação integral será disponibilizada no canal do Banco do Brasil no YouTube, na semana seguinte ao evento.

Clube de Leitura CCBB 2023, dia 08 de março de 2023., às 17h30. Ingressos disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura a partir das 9 horas do dia do encontro. Evento gratuito. Classificação indicativa livre.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira