Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/02/2023 - 10:58

O Futuro é Anticapacitista


Orquestra Voadora retorna ao Carnaval e assume o desafio da acessibilidade em seu 13º desfile, no dia 21 de fevereiro (terça-feira), no Aterro do Flamengo

Para todos verem: Foto retrata a Ala PcD da Orquestra Voadora, no Aterro do Flamengo. Camila está no centro da imagem, sorrindo, com óculos escuros, fantasia e adereços de carnaval nas cores verde e prata. Na mão esquerda, ela carrega sua bengala branca. Ao redor, vários foliões fantasiados.

Acesso é amor, acesso é uma questão de justiça, somos muitos, somos diversos, somos também do carnaval!

Nos ensina o clichê que "o Carnaval é uma festa democrática". Não há dúvidas de que o Carnaval, com sua vocação popular, está, sim, entre as mais democráticas festas. Agora, tente imaginar sob a perspectiva de uma pessoa com deficiência: o Carnaval é uma festa inclusiva e acessível? E é possível ser, portanto, uma festa democrática sem dar a devida atenção a esses aspectos? Tentar promover uma festa cada vez mais democrática, de fato, é o desafio proposto pela Orquestra Voadora, que chega a seu 13º desfile com o tema-estandarte "O Futuro é Anticapacitista". O bloco vai fazer soar seus metais e suas percussões pelo Rio de Janeiro na terça de Carnaval, 21 de fevereiro(terça-feira), com concentração às 14 horas, no Aterro do Flamengo, altura do Outeiro da Glória.

Não foi de um rompante de cidadania que se chegou a esse tema. O foco nas questões anticapacitistas é resultado de muita reflexão, do reconhecimento de que há um longo caminho pela frente, e da adoção de práticas cotidianas que estejam em consonância com esses ideais. Pioneira, a Orquestra Voadora mantém, desde 2018, um Núcleo de Acessibilidade, que começou a desfilar no ano seguinte com uma Ala PcD. Em 2020, durante a pandemia, produziu a websérie Acessibifolia, desdobramento de um projeto feito em parceria com a Funarte. Iniciativas que tentam tornar possível às pessoas com deficiência, tanto durante as oficinas que são ministradas no Circo Voador durante todo o ano, quanto nos ensaios e no cortejo carnavalesco, uma experiência cada vez mais próxima da plenitude - e, por consequência, mais distante das exclusões.

Para o Carnaval de 2023, além da já consolidada Ala PcD, com 30 integrantes, haverá outras ações de inclusão, como intérprete em Libras e audiodescrição durante o desfile - ambas de forma adaptada à realidade do carnaval de rua, e o reconhecimento prévio do espaço com descrição pormenorizada do local e do trajeto. Além do papel objetivo de inclusão de pessoas com deficiência visual e auditiva e com mobilidade reduzida, a incorporação integral dessas iniciativas ao desfile também pretende suscitar, nas pessoas sem deficiência, a sensibilidade para o tema. Paralelamente a essas ações, a Orquestra Voadora também vai cobrar dos órgãos públicos o cumprimento da Lei 13.825/2019, que alterou a Lei de Acessibilidade, tornando obrigatória a disponibilização, nos eventos organizados em espaços públicos e privados, de banheiros químicos acessíveis a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Pretende-se, também, pleitear a inclusão de uma área acessível e reservada às pessoas com deficiência, no Aterro do Flamengo, para que todos possam assistir aos desfiles de carnaval.

Tudo isso sem abrir mão da alegria, da picardia, da música, da festa, enfim: com aproximadamente 250 músicos, oriundos das oficinas, e 80 pernaltas e/ou circenses, a Orquestra Voadora vai rastrear suingue num repertório que, de tão eclético, abarca de Also Sprach Zarathustra - tema composto por Richard Strauss no Século XIX e mundialmente conhecida pelo filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick - até Malandragem Dá Um Tempo, de Bezerra da Silva; de I Will Survive, hino-queer de Gloria Gaynor, até Mundo Deserto, do já muito saudoso Erasmo Carlos; além de passar por Johnny Hooker, Gilberto Gil e Fela Kuti. Grooves para mexer os corpos em toda sua diversidade e multiplicidade pois, como diz Camila Alves, que integra o Núcleo de Acessibilidade, "Nossa ala chega pra colocar nossos corpos nus e vestidos… Acesso é amor, acesso é uma questão de justiça. Somos muitos, somos diversos, somos também do carnaval!".

Orquestra Voadora - 13º Desfile de Carnaval: "O Futuro é Anticapacitista", no 21 de fevereiro de 2023 (terça-feira), Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro (RJ). Concentração: 14 horas, na Av. Infante Dom Henrique s/n (autopista do Aterro do Flamengo, altura do Outeiro da Glória). Saída: 15 horas, em direção ao Museu de Arte Moderna (MAM). Encerramento às 18 horas, na Av. Infante Dom Henrique s/n (autopista do Aterro do Flamengo, altura do MAM)

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira