Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/02/2023 - 11:09

Dia Internacional da Mulher: Vamos falar da saúde feminina?

No Dia Internacional da Mulher (8 de março), é preciso fazer um alerta sobre como cuidar do corpo feminino com a adoção de medidas preventivas que resultem em uma melhor qualidade de vida e também cuidados para amenizar os sintomas da TPM, endometriose, menopausa, entre outros problemas que acompanham as mulheres da puberdade até a terceira idade.

Práticas simples, associadas a cuidados com a alimentação, exercícios físicos, manter os exames em dia e combater o estresse e a ansiedade, entre outras medidas ajudam a manter o corpo e a mente saudáveis.

O primeiro passo para ajudar no combate aos sintomas da TPM e da menopausa é ter os hormônios femininos regularizados e o segundo é pela nutrição, através de formulações com compostos obtidos de alimentos e de substâncias naturais, que atuam para diminuir os sintomas desses problemas, aumentando a libido feminina e controlando as dores da endometriose.

A tensão pré-menstrual (TPM) é um dos principais sintomas que acompanham a maioria das mulheres após a primeira menstruação. A síndrome se caracteriza por um conjunto de alterações físicas, do humor, cognitivas e comportamentais, com início em torno de uma semana antes da menstruação e alívio após o início do fluxo menstrual.

As principais queixas são: desconforto, irritabilidade, humor deprimido, inchaço, dor nos seios, cefaléia e compulsão por alimentos ricos em carboidratos.

Outra desordem que afeta as mulheres em idade reprodutiva é a endometriose. Caracterizada pela presença de tecido funcional semelhante ao endométrio localizado fora da cavidade uterina, mais comumente no peritônio pélvico, nos ovários e septo retovaginal. A endometriose se caracteriza por uma combinação de fatores genéticos, hormonais e imunológicos que podem contribuir para a formação e o desenvolvimento dos focos da doença.

Além disso, o climatério é marcante na vida da mulher, sendo definido como uma fase biológica da vida e não como um processo patológico, compreende a transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo.

A menopausa é um marco dessa fase, correspondendo ao último ciclo menstrual e o início de alguns sintomas clássicos, tais como ondas de calor ou fogachos, insônia, nervosismo, depressão, incontinência urinária e alterações na sexualidade.

A nutrição, através de formulações com compostos obtidos de alimentos e de substâncias naturais, atua para diminuir os sintomas da TPM e da menopausa, aumentando a libido feminina e controlando as dores na endometriose. O uso de alguns fitoterápicos ajuda a combater a retenção de líquidos, cólica menstrual, fogachos, enxaquecas, ansiedade e depressão, sintomas da menopausa, entre outras alterações.

Entre eles estão a Angelica sinensis, que é usada para tratar a cólica menstrual, o Glicine Max, que pode diminuir os fogachos na menopausa, a Maca peruana, utilizada para aumentar a fertilidade e a função sexual, além de ajudar nos sintomas da ansiedade e depressão e também o magnésio, zinco, vitaminas D e E, entre outros.

Mas vale lembrar que é necessário consultar um médico para que ele receite a formulação necessária para cada caso.

Sempre que perceber algumas dessas alterações, procure seu médico para uma avaliação: menstruação irregular ou ausência completa, dor, síndrome pré-menstrual, sangramento menstrual prolongado e excessivo, nervosismo, irritabilidade, insônia, dores de cabeça fortes e freqüentes, aumento de pelos em áreas do corpo não desejáveis e diminuição da libido.

. Por: Ana Paula Cony, nutricionista da clinica Neurovida.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira