Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/02/2023 - 08:51

Cláudio Castro celebra o Carnaval sustentável


Entre outras ações de utilidade pública implementadas pelo estado.

O governador do Rio de Janeiro prestigiou as escolas que desfilaram no primeiro dia do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, no dia 19 de fevereiro (domingo). Cláudio Castro desceu na pista para cumprimentar a bateria da Acadêmicos do Grande Rio, atual campeã do Carnaval carioca, e celebrou a realização de uma festa sustentável.

Por meio da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com Fecomércio e Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), o Governo do Rio disponibilizou, nos dias de desfile na Sapucaí, 18 máquinas de reciclagem e 140 agentes trabalhando no reaproveitamento de latas de alumínio. A expectativa é que o primeiro polo de reciclagem em operação no local atinja 97,8% de aproveitamento, índice total de reciclagem no Brasil.

— O Carnaval é uma festa que mobiliza muita gente. Momento perfeito para juntar esforços em uma ação ambiental que dá solução às latinhas de alumínio consumidas na Sapucaí. Muito gratificante participarmos junto com a Fecomércio e a Liesa dessa iniciativa. A expectativa é reaproveitarmos 10 toneladas até o final da folia — avalia o governador Cláudio Castro.

Alexandre da Silva Flausino, 46 anos, é morador do Parque Paulista, em Duque de Caxias. O pintor profissional teve contato com a reciclagem e, desde então, ensina a outros o que aprendeu sobre a importância da reciclagem.

—Aqui, nós catamos nas arquibancadas e em todos os lugares da Marquês de Sapucaí. O que eu vejo é que algumas pessoas, conscientemente, já colocam as latinhas em um saco plástico; outras, a gente precisa explicar a importância que a reciclagem tem para o meio ambiente, e eles entendem e contribuem — explica o reciclador.

O governador circulou por camarotes e também recebeu a ministra da Cultura, Margareth Menezes neste terceiro dia de desfiles no Sambódromo. Além disso, o Governo do Estado manteve seu bloco de ações e serviços na rua para combater o assédio, a importunação sexual e a violência contra a mulher. Na Avenida ou fora dela, a mensagem é: "Ouviu um não? Respeite a decisão".

Para quem atravessar este samba, a Secretaria de Estado de Polícia Civil preparou as equipes de plantão na delegacia montada no Sambódromo para o atendimento especializado à mulher vítima.

— A violência contra a mulher é um grave problema social que afeta diariamente muitas famílias, por isso, cada vez mais, estamos atuando em todo o estado, com reforço no número de policiais nas ruas, além do uso da tecnologia para garantirmos o direito de ir e vir das mulheres e de todos os foliões que curtem a maior festa popular da Terra — destaca o governador.

A equipe do programa Empoderadas também desfilou pelo Sambódromo, distribuiu material educativo, orientou sambistas e foliões sobre a necessidade de prevenir os crimes contra a mulher e ofereceu dicas de defesa.

Durante os quatro dias de folia no Sambódromo, o Governo do Estado esteve presente, por meio de suas secretarias, levando informação às milhares de pessoas que lotavam as arquibancadas e os camarotes da Marquês de Sapucaí. O ponto forte da estrutura foi a segurança pública, que contou com reforço de mais de 11 mil policiais militares no estado — aumento de 15% em relação a 2022 -—e um posto avançado da 6ª delegacia de polícia no setor 11 da Sapucaí.

O esquema teve também pontos de bloqueio e revista com detectores de metais nos principais acesso ao sambódromo e imagens, em tempo real, feitas por helicópteros, drones e câmeras portáteis. O governador Cláudio Castro fez um balanço do evento.

—Aprimoramos o nosso plano estratégico para a festa, aumentando o efetivo e o uso da tecnologia. Além disso, a sinergia entre o Governo do Estado e a prefeitura contribuiu para termos o Carnaval mais seguro dos últimos tempos — declarou o governador, destacando que o Carnaval pode gerar uma injeção de R$ 7 bilhões na economia em todo o estado.

Ainda sobre a segurança pública, outro destaque foi o programa “Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida”, que promoveu aula de conscientização sobre importunação sexual para os foliões, além da distribuição de adesivos e ventarolas da campanha “Não é Não”.

A nova Secretaria da Mulher também fez bonito na avenida. Com o lema “Ouviu um não é não, respeite a decisão”, a campanha tem como objetivo combater o assédio sexual e as diversas formas de agressão contra as mulheres.

Nota 10 para prevenção a acidentes — O Corpo de Bombeiros realizou o trabalho de prevenção a acidentes, contando com 100 militares por dia, além de 20 viaturas de busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio e salvamento, que ficaram posicionadas em locais estratégicos por toda a avenida.

A Operação Lei Seca atuou realizando testes de bafômetro nos motoristas dos carros alegóricos, totalizando cerca de 150 testes realizados durante os dias de desfiles. Todos os motoristas registraram taxa zero para a ingestão de bebida alcoólica.

O Detran-RJ também marcou presença, levando um carro simulador de capotamento. Cerca de 600 pessoas puderam sentir o perigo que é a combinação álcool e direção e a importância de respeitar as leis de trânsito.

A Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) também participou das ações do Estado no Sambódromo. Foram distribuídas 15 mil pulseiras para a identificação dos menores de idade que estiveram presentes durante os quatro dias de desfile.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira