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23/02/2023 - 16:20

Sustentabilidade como protagonista na indústria calçadista brasileira, diz Abicalçados


Conceito que ganhou força a partir dos anos 90, a sustentabilidade assume uma importância cada vez maior no imaginário do consumidor. Uma pesquisa divulgada no final do ano passado pela KPMG, que ouviu 30 mil pessoas de 11 países apontou que o conceito tem mudado hábitos de consumo. Conforme levantamento, cerca de 85% dos consumidores no mundo realizaram mudanças no estilo de vida e em comportamentos com o intuito de serem mais sustentáveis. Outro dado importante é que 76% dos respondentes colocaram a proteção ao meio ambiente como mais importante do que a economia em crescimento. Mas será que é possível unir negócios e sustentabilidade? Sim, e podemos provar.

Visando instigar a sustentabilidade na cadeia produtiva do calçado, não somente no seu pilar ambiental, mas também econômico, social, cultural e de gestão da sustentabilidade, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) criaram o Origem Sustentável. Única certificação de ESG (Environmental, social, and corporate governance) para o setor calçadista no mundo, ela possui, atualmente, mais de 90 empresas produtoras de calçados e fornecedores de matérias-primas participantes.

O gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca que entre 2021 e 2022 o programa cresceu mais de 75% em empresas certificadas, número que deve seguir em crescimento nos próximos anos. —A sustentabilidade é uma exigência do consumidor. As empresas que não adaptarem processos produtivos para que sejam mais responsáveis ambientalmente, economicamente e socialmente, não irão sobreviver no mercado. Estamos vivendo uma nova era e as empresas estão mais atentas e preocupadas com isso, não somente pelo planeta, mas pelos negócios — avalia.

Uma pesquisa realizada pela Abicalçados em 2021 aponta que o setor calçadista brasileiro caminha a passos largos para ser cada vez mais sustentável, mas que existe um caminho a ser percorrido. O levantamento da entidade indica que 87% das empresas do setor têm um trabalho de destinação ambientalmente adequada dos resíduos de forma completa ou parcial, 73% executam o controle de substâncias restritas e 48% consomem energias limpas, de fontes renováveis. —Temos uma das indústrias mais sustentáveis do planeta e precisamos comunicar isso ao mercado. O Origem Sustentável veio para auxiliar nessa tarefa junto a todos os stakeholders no mercado nacional e internacional —ressalta Schlindwein, destacando os ganhos com imagem proporcionados pela certificação.

Bibi: sustentabilidade no DNA —São muitos os exemplos de empresas do setor calçadista que trabalham a sustentabilidade de forma continuada. Uma delas é a Bibi, indústria de calçados infantis de Parobé/RS. Certificada na categoria máxima do Origem Sustentável (Diamante, com mais de 80% dos indicadores de sustentabilidade alcançados), a Bibi emprega, diretamente, mais de 1,2 mil pessoas que produzem, anualmente, 2,5 milhões de pares que abastecem o mercado nacional e de outros mais de 70 países. O coordenador de sustentabilidade da empresa, Anderson Alves, ressalta que a Bibi carrega o conceito em seu DNA, mesmo antes de ser um assunto tão badalado. —Fomos a primeira indústria de calçados infantis certificada pelo Origem Sustentável. Além de preservar o planeta e respeitar as pessoas, a sustentabilidade acaba tendo um resultado comercial, já que os consumidores valorizam cada vez mais não somente os produtos sustentáveis, mas as empresas que praticam a sustentabilidade social no seu dia-a-dia—.

Alves separa as ações de sustentabilidade em três grandes pilares, o ambiental, o social e o econômico. Segundo ele, na primeira área, destaque para a redução de emissões de gases do efeito estufa. —Em 2020 desenvolvemos o nosso primeiro inventário de emissões e comprovamos que, desde 2012, deixamos de emitir mais de 930 toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de mais de 3,4 mil árvores — conta. A Bibi também trabalha fortemente na reciclagem e reaproveitamento de resíduos gerados no processo produtivo. Por ano são gerados, em média, mais de 200 toneladas desses materiais, sendo que 100% deles ou são reciclados e retornam para a produção ou são enviados para coprocessamento e viram fertilizantes.

Na ponta final de todo um processo sustentável de produção, a Bibi apresenta calçados infantis com materiais 100% atóxicos. Neste sentido, são realizadas ações com foco no desenvolvimento e monitoramento de mais de 100 fornecedores, para que todos os calçados sejam produzidos com materiais livres de substâncias tóxicas, o que faz com que a empresa, em uma esfera global, consiga prospectar e se consolidar em mercados que se posicionam com um grau de exigência bastante elevado no que se refere aos princípios de sustentabilidade.

Na área social, o grande destaque da Bibi é a Fábrica de Talentos, que anualmente forma uma média de 70 profissionais aptos para atuar em áreas de produção e gerência. — No ano passado, cerca de 70% dos formados ficaram na empresa. Com o projeto,realizado em parceria com o Senai, qualificamos a nossa mão de obra e ajudamos essas pessoas a conquistarem lugar no mercado de trabalho— avalia Alves.

Ciente de que a sustentabilidade é uma jornada que tem início, mas não tem fim, a Bibi traçou compromissos de sustentabilidade até 2030. Sob a perspectiva ambiental, o objetivo é melhorar de forma contínua o sistema de gestão ambiental da rede, visando desenvolver processos que resultem em ganhos de ecoeficiência e na redução dos impactos ambientais. No âmbito econômico, entre os resultados que a marca espera alcançar até 2030, está expandir a rede de franquias para chegar a 350 lojas no Brasil e 100 no exterior. No campo ambiental, a Bibi espera alcançar, anualmente, 100% de conformidade dos produtos fabricados na Norma Reach (Regulamento Nº 1907/2006 Parlamento Europeu) referente à toxicidade. Outras questões englobam uma redução de 20% na geração de resíduos no desenvolvimento de novos produtos e operações industriais até o ano de 2025. Já no social, a marca quer promover a qualificação profissional constante de jovens das comunidades locais por meio do programa Fábrica de Talentos, realizando a efetivação de, no mínimo, 30% dos participantes do programa junto à empresa.

Pegada: nova identidade — A Calçados Pegada, produtora de calçados masculinos de Dois Irmãos/RS, é outra gigante do setor calçadista nacional que recebeu a certificação do Origem Sustentável no nível Diamante. O gerente administrativo da empresa, Gabriel Ranft, destaca que o Origem Sustentável deu vida e nova identidade para a forma como a Pegada e os seus colaboradores compreendem o tema sustentabilidade, abrindo os horizontes culturais. —As principais ações e benefícios foram a criação do núcleo de trabalho multidisciplinar, sendo o principal benefício para a organização o uso do Framework do Origem Sustentável para a organização e formalização dos assuntos que andavam soltos pela companhia —conta o gerente.

Na área ambiental, a empresa compensa 22% das embalagens utilizadas nas vendas no Mato Grosso do Sul e São Paulo, e quer ampliar para mais estados brasileiros nos próximos anos. Também reduziu, e vem reduzindo, o uso de energia elétrica por meio da maior conscientização dos colaboradores e vem dando preferência ao uso de fontes renováveis (eólica, solar, biomassa etc), adquiridas no Mercado Livre. A redução do uso de combustíveis fósseis também é uma realidade na empresa, que entre 2020 e 2021 reduziu a utilização em quase 35%. —Todas essas ações fizeram com que tivéssemos deixado de emitir 193,69 mil toneladas de CO2 em 2021. Para os próximos anos queremos aumentar as nossas categorias inventariadas e acrescentar, principalmente, o transporte e distribuição dos nossos produtos acabados para os clientes. Vamos continuar tentando reduzir nossas emissões, fazendo a nossa parte do controle das mudanças climáticas e estando 100% comprometidos em reduzir 45% das emissões globais dos gases de efeito estufa até 2030— comenta o gerente. A redução do uso de água é outro destaque nas unidades da Calçados Pegada. Na Bahia, existe ainda a captação da água da chuva através de cisternas, que colabora com a economia. Conforme relatório divulgado pela empresa, entre 2020 e 2021 foi reduzido em 10% o uso da água nas dependências da indústria calçadista.

Na área social, chamam a atenção as doações para os atingidos por enchentes na Bahia, para hospitais, escolas e entidades beneficentes, como Apae, Lar da Criança com Câncer, entre outros. Ainda nesse pilar, mais especificamente dentro das unidades, a empresa mantém 82% do seu quadro de gerência preenchido por mulheres, fomentando a economia local comprando de fornecedores de regiões onde atua, entre outras questões.

A Calçados Pegada emprega mais de 4,2 mil colaboradores e produz cerca de 6 milhões de pares por ano. A exportação gira em torno de 12% a 14% ao ano, sendo os principais mercados o da América Latina e Europa, com bastante representatividade também no Oriente Médio e constante crescimento na América do Norte.

Ramarim: ganhos no mercado e na organização interna — O grupo Ramarim, produtor de calçados femininos de Nova Hartz/RS, é mais um dos exemplos de sustentabilidade da cadeia calçadista brasileira. Certificada no nível máximo do Origem Sustentável (Diamante), no pilar ambiental a empresa destina 100% dos resíduos do processo produtivo para reciclagem ou reaproveitamento - 52% dos resíduos são transformados em energia e 48% são reciclados ou reaproveitados de alguma forma no processo fabril, sendo transformados em novos componentes para calçados (palmilhas, contrafortes, couraças, saltos e solados), sejam eles de couro ou material sintético. Além disso, neste contexto, a empresa também passou a reciclar solventes e tintas, reduzindo em quase 60% o consumo desses produtos nas unidades produtivas.

A relação com os recursos naturais também é um destaque importante da cultura Ramarim, que realiza um monitoramento constante da vazão da água consumida, com o objetivo de diminuir e otimizar o seu uso. Desta forma, a empresa substituiu todas as torneiras dos banheiros do setor de produção para modelos com fechamento automático e substituiu as descargas convencionais por outras com menor capacidade. Já a energia elétrica utilizada é 100% adquirida no Ambiente de Contratação Livre (ACL), proveniente de fontes renováveis - proporcionando a redução de emissão de quase 580 toneladas de gás carbônico anual.

Na área social, visando à qualificação da mão de obra da empresa, o grupo proporciona, periodicamente, capacitações e treinamentos de seus funcionários. A empresa atua junto ao Programa Jovem Aprendiz, em parceria com o Sistema Senai. No ano de 2021, em uma turma de 125 alunos, 50 foram contratados como jovens aprendizes, um aproveitamento de 40% de talentos. Para a comunidade em que está inserida, a empresa possui forte atuação junto ao Lions Clube, realizando doações ao Hospital de Sapiranga, a escolas e a igrejas, fortalecendo seu compromisso social.

O diretor de inovação e tecnologia da empresa, Rodrigo de Oliveira, afirma que o Origem Sustentável deu uma nova visão ao grupo e possibilitou que os colaboradores enxergassem a gestão e a sustentabilidade como um todo, além de ganhos de imagem perante ao mercado. Segundo ele, a certificação auxilia na organização e entendimento de diversos aspectos que envolvem o crescimento sustentável de uma empresa, como econômicos, ambientais, culturais e sociais. —Além da imagem para o mercado, os principais ganhos com a certificação do Origem Sustentável passam pela organização das informações ESG e entrosamento com nossos stakeholders, tendo maior assertividade em ações internas e externas com colaboradores, fornecedores, clientes, comunidade e consumidores — avalia Oliveira.

O Grupo Ramarim emprega, diretamente, 6,2 mil pessoas que produzem mais de 50 mil pares por dia, dos quais parte é enviada para mais de 60 países.

BrazilianFootwear.com — Visando divulgar marcas calçadistas com foco em sustentabilidade para compradores internacionais, o Brazilian Footwear criou um filtro de busca do Origem Sustentável na sua plataforma: https://bit.ly/3IqbXu5

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