Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/02/2023 - 08:08

Brasol cria novo modelo de negócio para o mercado de eletromobilidade

Com carregadores Siemens para veículos elétricos. Serviço customizado de carregamento (Charging as a Service) isenta clientes comerciais e industriais de investimentos iniciais maciços e gerenciamento de equipamentos. Carregadores Siemens para veículos elétricos têm capacidade para alimentar veículos leves, caminhões, frotas de ônibus e são abastecidos com energia limpa proveniente de placas fotovoltaicas. Novos cenários trazem eficiência energética, baixa pegada de carbono e economia com a adoção de soluções digitais.

A Siemens, líder em tecnologia, e a Brasol, empresa do grupo Siemens especializada em soluções de energia distribuída no modelo de serviço, criaram um modelo de negócio inovador para o mercado de eletromobilidade. Trata-se de um serviço customizado de carregamento para veículos elétricos e geração de energia solar limpa na modalidade “Charging as a Service” (CaaS). Com ele, o cliente do setor industrial ou comercial fica isento da compra e do gerenciamento dos equipamentos da Siemens, que ficam sob a responsabilidade da Brasol durante o período de contratação.

Os carregadores de alta potência têm a capacidade de alimentar veículos leves, caminhões e frotas de ônibus com potências de 30 kW a 300kW, de acordo com a sua configuração. Podem ainda recarregar múltiplos veículos sequencialmente com o fornecimento de equipamentos que se adaptam à estrutura, oferecendo inclusive todo o ajuste do sistema elétrico do local para permitir uma recarga segura e eficiente dos veículos.

Além dos carregadores, a Siemens oferece um software para que as garagens eletrificadas sejam eficientes, com uma boa gestão de funcionamento e custo. O pacote de software DepotFinity oferece carregamento inteligente, evitando picos de potência acima da capacidade máxima e faz parte da solução que integra o novo modelo de negócio lançado.

A modalidade “Charging as a Service” é uma solução que contempla infraestrutura, instalação dos carregadores, fornecimento de energia limpa, operação e manutenção dos equipamentos durante o prazo contratual. —Por se tratar de um mercado em expansão e atrelado a uma decisão estratégica de investimento, o modelo de negócio Charging as a Service se configura como uma excelente opção de investimento e o produto fica com o cliente ao final do contrato —diz Paulo Antunes, responsável pela área de Mobilidade Elétrica da Smart Infrastructure da Siemens.

Modelos de contrato — A Brasol disponibiliza a infraestrutura que irá receber os carregadores da Siemens em contratos que podem durar cinco, sete ou dez anos. —O cliente paga um aluguel para uso das soluções e provê a energia limpa de placas fotovoltaicas que alimentará os carregadores. Estamos viabilizando o tema da mobilidade elétrica favorecendo a transição energética com sustentabilidade— diz Ty Eldrige, CEO e fundador da Brasol.

A inovação que a Siemens e a Brasol estão provocando no mercado chega em um momento de transformação e expansão do cenário da mobilidade, em que os clientes cada vez mais procuram gerar menos impacto, as energias renováveis estão sendo cada vez mais valorizadas, a demanda por melhor qualidade de energia cresce e busca-se diminuir as emissões de carbono. Segundo dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), as vendas deste tipo de veículo aumentaram 43% em 2022.

Smart Infrastructure —A Siemens Smart Infrastructure (SI) está definindo o mercado de infraestrutura inteligente e adaptável de hoje e do futuro. A companhia está focada em atender aos desafios urgentes da urbanização e das mudanças climáticas, com a conexão de sistemas de energia, edifícios e indústrias. A SI cria ambientes que colaboram com o planeta e o bem-estar das pessoas, oferecendo aos clientes um portfólio completo de produtos, sistemas, soluções e serviços integrados, que envolvem desde a geração de energia até o consumo. Com um ecossistema cada vez mais digitalizado, contribui para o progresso de clientes, parceiros e de toda a sociedade. A sede global da Siemens Smart Infrastructure está localizada em Zug, na Suíça, e a empresa possui cerca de 70 mil funcionários em todo o mundo.

No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional.

Brasol — Especializada em soluções de transição energética no modelo de serviço, faz parte do grupo Siemens. Com a trajetória de mais de US$1 bilhão de investimento em 14 países, a empresa oferece as melhores práticas globais em soluções de energia solar, subestações, carregamento de EV, além de outras soluções. Aliada ao expertise da Siemens, a missão da Brasol é atender o portfólio energético completo do cliente e todas as suas necessidades, permitindo que ele foque no seu core business. | https://brasol.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira