Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2008 - 12:43

Rolls-Royce recebe novo contrato de geração de energia na Tailândia


A Rolls-Royce foi selecionada para fornecer unidades de compressão de gás e geração de energia para o plano geral do terceiro gasoduto da Tailândia, cobrindo um total de onze projetos “offshore” em terra, projetados.

Três unidades, duas para compressão de gás e uma para geração de energia elétrica, foram encomendadas pela Samsung Engineering Company Limited (SECL) para o projeto da Planta 6 de Separação de Gás da PTT Public Company Limited (PTT). As unidades foram projetadas para aumentar o suprimento de gás natural para a região Leste do país.

Os pacotes de turbinas a gás industriais de compressão de gás RB211-G62 DLE e de geração de energia RB211-GT62 DLE irão se juntar a 15 outras máquinas da Rolls-Royce — quatro RB211-G62, sete unidades Avon e quatro Unidades 501-KC em Map Ta Phut, em Rayong.

O complexo, na província litorânea ocidental de Rayong, iniciou as operações em 1984 usando uma unidade de compressão de gás Avon. Hoje, o local abriga quatro plantas de separação de gás.

Atualmente, 70% do suprimento de eletricidade da Tailândia para sua população de 65 milhões de pessoas é atendido por usinas acionadas por gás. Três quartos do gás produzido no país é usado para geração de energia elétrica.

Tom Curley, presidente dos negócios de energia da empresa, declarou: “A Rolls-Royce está orgulhosa de ser um importante fornecedor da PTT por mais de duas décadas. Este mais recente contrato fortalece ainda mais nossa posição na Tailândia e na região asiática do Pacífico.”

Os três novos pacotes serão montados nas instalações da Rolls-Royce em Mount Vernon (estado de Ohio) e a entrega ao cliente está prevista para o primeiro trimestre de 2009.

Perfil - As duas unidades de turbinas a gás RB211-G62 DLE (de 29.765 HP) serão acopladas a compressores de gás Ebara e começarão a operação em 2009. O conjunto de geração de energia RB211-GT62 DLE, incluindo um gerador de eletricidade Siemens (de 25 MW), também começará a operação ao final de 2009.

A PTT é a única empresa de gás totalmente integrada da Tailândia e é sócia majoritária da subsidiária PTTEP, uma importante empresa de exploração e produção da Tailândia. Foi a PTTEP que recentemente colocou em serviço duas Unidades de Compressão RB211-G62 na Plataforma de produção PTTEP Arthit, no Golfo da Tailândia.

A Rolls-Royce tem 29 turbinas a gás operando na Tailândia, onze em plataformas “offshore” no Golfo da Tailândia, para a PTT Public Company Limited e a Chevron Thailand Limited e as restantes em terra, seja comprimindo gás ou gerando eletricidade para a PTT. Outras oito turbinas a gás estão encomendadas ou sendo instaladas.

Mais de 600 turbinas industriais a gás Rolls-Royce estão operando na região asiática do Pacífico, fornecendo serviço confiável no acionamento das crescentes indústrias de energia da região. O total de horas de operação das turbinas industriais a gás da Rolls-Royce é 160 milhões.

Recentemente a THAI International selecionou sua quarta versão do motor aeronáutico Rolls-Royce Trent, com uma encomenda para o Trent 900 para impulsionar sua frota de seis Airbus A380s. A Rolls-Royce também impulsiona vários tipos de aeronaves das Reais Forças Armadas da Tailândia, e fornece equipamento para a frota da Marinha tailandesa.

No Brasil, a Petrobras encomendou pela primeira vez o RB211 para suas instalações “offshore”; em janeiro de 2001. Foram recebidos contratos para oito unidades de geração de energia para as embarcações FPSO P-43 Barracuda e P-48 Caratinga. Em dezembro de 2003, a Rolls-Royce recebeu encomendas para mais quatro pacotes de geração de energia RB211 para a FPU P-52. Em maio e junho de 2004 foram colocadas novas encomendas para sete pacotes de geração RB211 para a FPU P-51 Marlim Sul e para uma plataforma fixa de re-bombeamento, a PRA-1.

Em 2005, quatro conjuntos de geração acionados pelo Rolls-Royce RB211 foram encomendados pela Charter Development LLC-CDC, para instalação da FPU P-53 Marlim Leste. Em março do corrente ano a Rolls-Royce anunciou outra encomenda da Petrobras para mais quatro pacotes de geração de energia com turbinas a gás, avaliados em US$73 milhões, para uso na plataforma semi-submersível P-56. Esse pedido elevou para 27 o número de conjuntos geradores com turbinas a gás Rolls-Royce encomendados para projetos “offshore” da Petrobras desde 2001, com um valor total de mais de US$300 milhões. Este ano, a Petrobras encomendou três conjuntos de geração de energia elétrica Rolls-Royce RB211-G62, para sua nova estação de recebimento e tratamento de gás em Caraguatatuba, São Paulo, no final do ano.

A Rolls-Royce tem uma frota de mais de 550 turbinas a gás industriais operando “offshore” em 32 países. As primeiras unidades entraram em serviço “offshore” na Venezuela em 1969, nos Estados Unidos em 1970 e no Mar do Norte em 1972. O total de horas de operação das turbinas a gás industriais da Rolls-Royce em todo o mundo é de mais de 160 milhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira