Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2008 - 12:46

MecShow confirma expansão do setor metalmecânico no ES

Feira no Pavilhão de Carapina mostra crescimento do setor, que participa ativamente dos novos projetos de infra-estrutura, indústria, petróleo e gás.

A metalmecânica, base da economia industrial do Espírito Santo, abre quarta-feira, dia 18, o maior evento do setor no Estado. A MecShow – Feira de Mecânica, Elétrica e Automação, reúne empresas ligadas a siderurgia, mármore e granito, mineração, celulose, petróleo e gás, de 18 a 20 de junho, no Pavilhão de Carapina. A Feira traz novidades em produtos e serviços de mineração, metalurgia, siderurgia, montagem e manutenção eletromecânica e automação industrial, e conta com o apoio institucional das principais entidades nacionais, como Abimei, Abinee, Abcem, Abraman e Abifa.

Na área de expositores, haverá estandes com a participação de grandes plantas industriais instaladas no Estado, instituições e empresas como Outotec, W-40, Juan Martin, Tecsystem, Imetame, Metalmec, A.Chaves, além de várias outras instaladas no Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Minas. A Feira também conta com três auditórios que vão abrigar painéis e eventos (Rodada de Negócios, Encontro de Crédito, Prodfor, etc) e uma área do conhecimento, com participação da Ufes, Senai e Cefetes apresentando inovações tecnológicas, pesquisas e exposições sobre robótica, petróleo e mecânica.

O governador do Estado, Paulo Hartung, fará uma visita oficial na quarta-feira (18), às 15 horas. No mesmo dia, haverá um Encontro de Crédito com sete instituições financeiras e uma Rodada de Negócios com Petrobras, Vale, Aracruz, Samarco, Garoto e Mendes Junior. Os dois eventos são organizados pelo Sebrae. A procura pela Rodada de Negócios foi tão grande que as inscrições foram encerradas antes do prazo (www.rodada.com.br).

No primeiro dia da Feira haverá um painel sobre siderurgia e mineração, com coodenação da Findes e palestras do diretor-presidente da ArcelorMittalBrasil, José Armando de Figueiredo Campos, do diretor do Departamento de Participações Siderúrgicas da Vale, James Pessoa, e do vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Nelson Delduque da Costa Junior. Haverá um road show com visitas técnicas a Cacimbas (Petrobras), em Linhares, ao Complexo de Tubarão, Samarco e Garoto. As inscrições foram feitas no site e estão encerradas.

Na quinta-feira (19), haverá apresentação do Contrato de Competitividade e do Invest-ES pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, e uma mesa-redonda sobre o futuro da engenharia de projetos, coordenada pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Rogério Silveira de Queiroz. Às 16 horas terá início o painel Petróleo e Gás, coordenado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento, Guilherme Dias, com participação do consultor norueguês Björn Vidar Leröen, uma das maiores autoridades em petróleo da Noruega. Participam também do painel o superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Alfredo Renault, e o gerente de Implementação de Empreendimentos para o Espírito Saanto, Marco Túlio Pereira Machado.

No último dia do evento será realizado o 1º Fórum de Fornecedores Qualificados Prodfor, e a uma mesa-redonda sobre Educação Tecnológica, coordenada pelo secretário de Estado de Educação, Haroldo Correa da Rocha.

Setor é abrangente e diversificado - O setor metalmecânico do Estado atravessa um bom momento em face dos novos investimentos, instalações e ampliação das grandes empresas dos segmentos de mineração, siderurgia, papel e celulose, petróleo e gás. Isso gera benefícios para as empresas locais, que têm seu leque de oportunidades aumentado. Hoje, ele é um dos mais fortes e importantes da economia capixaba, com movimentação financeira de R$ 8 bilhões ao ano, cerca de 17% do PIB capixaba. Seu sucesso e importância se refletem na geração de empregos e arrecadação. O setor emprega mais de 30 mil pessoas de forma direta e mais de 120 mil indiretamente.

A metalmecânica é a base da economia industrial no Estado, sendo responsável pela difusão de produtos e processos. A cadeia produtiva do Estado é complexa e possui mais de 750 empresas, desde grandes multinacionais, até micro e pequenas de base local e regional, que correspondem a mais de 96% do total. “A metalmecânica passa por uma fase de grande expansão. A experiência e o conhecimento adquiridos pelo segmento no fornecimento às grandes companhias industriais instaladas no Estado vêm permitindo ao setor participar ativamente dos novos projetos de infra-estrutura, indústria, petróleo e gás”, diz o secretário de Estado de Desenvolvimento, Guilherme Dias.

A MecShow é promovida pelo Sindifer - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Espírito Santo em parceria com o CDMEC – Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico. As inscrições podem ser feitas online pelo www.mecshow.com.br. O evento acontecerá no Pavilhão de Carapina, localizado a poucos minutos do aeroporto de Vitória e do centro da capital capixaba.

O que eles dizem - “A MecShow vem com o propósito de dar visibilidade ao setor capixaba e, ainda, atrair importantes empresas do Brasil e até multinacionais para a realização de negócios no Espírito Santo”.

Guilherme Dias, secretário de Estado de Desenvolvimento

“A MecShow certamente mostrará para as empresas do Espírito Santo e de todo o Brasil as potencialidades das indústrias capixabas deste segmento, além de conquistar parcerias ainda mais promissoras”. Lucas Izoton, presidente do Sistema Findes

“É uma feira originalmente capixaba onde o mercado local vai ter oportunidade de mostrar seus serviços e equipamentos e fazer a interface com pessoas e empresas de outros estados. É uma grande oportunidade de negócios para o setor.” Fausto Frizzera, presidente do CDMEC

“A MecShow irá representar uma boa oportunidade de negócios para as empresas que fornecem produtos para esses segmentos”. Manoel Pimenta, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Espírito Santo (Sindifer)

“A Feira chega em um momento oportuno para todos, devido ao crescimento local. Vai abrir oportunidades para as empresas da indústria de base. A MecShow é importante tanto para os fornecedores quanto para as grandes empresas, que poderão conhecer a potencialidade local. E as empresas locais podem fazer contatos e trocar experiências”. Durval Freitas, especialista no setor

“Já estava na hora da metalmecânica ter um fórum de negócios forte, atraindo empresas regionais, nacionais e internacionais e possibilitando a realização de negócios e o intercâmbio de conhecimentos” Luiz Alberto Carvalho, vice-presidente do Sindifer.

MecShow 2008 – Feira de Mecânica, Elétrica e Automação, de 18 a 20 de junho , das 14 às 21 horas, com acesso até as 20 horas .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira