Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/03/2023 - 08:21

Parques eólicos da Neoenergia completam 10 anos no Rio Grande do Norte


Aerogeradores instalados em Rio do Fogo, no litoral Norte, e em Serra do Mel, na região Oeste potiguar, já geraram mais de 1,5 milhão de megawatts/hora.

Pioneira na geração de energia eólica na América Latina, a Neonergia celebra, neste mês, os dez anos de operação dos Parques Eólicos Arizona e Mel, no Rio Grande do Norte. Ao longo de uma década, os dois empreendimentos geraram 1,5 milhão de megawatts/hora a partir de 24 aerogeradores instalados em regiões estratégicas do litoral e do sertão potiguares. Esses parques, junto ao Rio do Fogo, são os mais antigos da Neoenergia em operacionalização e um dos primeiros construídos pela empresa no estado.

— Olhando para trás e vendo todas as dificuldades pelas quais passamos para inserirmos a eólica na nossa matriz de geração de energia, nos consideramos vencedores. Juntos, conseguimos superar todos os desafios e todas essas conquistas se transformam em números rentáveis e em profissionais de alto rendimento. Isso faz uma diferença enorme social e economicamente na região. A operação dos parques nos comprova que a natureza e a tecnologia com a geração de energia podem coexistir de forma harmônica— ressaltou Laura Porto, diretora-executiva de Renováveis da Neoenergia, na cerimônia que celebrou o marco de operação dos parques.

O evento também contou com a presença do CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui; do gerente de Operações e Manutenção (O&M) da Neoenergia, Rodrigo Errera, da gestora responsável pelo O&M dos parques de RN, Lícia Deniles; e dos engenheiros e técnicos que atuam nos complexos eólicos, visitaram as instalações dos Parque Arizona, nas proximidades do município de Rio do Fogo, no litoral Norte do estado. Desde que foi implantado, nenhum caso de acidente com afastamento foi registrado no local, o que é motivo de orgulho para a equipe.

Além disso, Rodrigo Herrera destacou a importância da Neoenergia para o desenvolvimento do setor eólico no estado. — O pioneirismo da Neoenergia é um destaque ao longo desses anos. Nosso primeiro Parque Eólico, o Rio do Fogo, foi instalado há 17 anos. Fomos a primeira empresa a instalar uma estrutura de geração de energia eólica no território potiguar e uma das primeiras no Brasil. Isso nos coloca um passo à frente na operação e manutenção dos nossos parques. Hoje, toda a nossa manutenção das instalações elétricas é internalizada e continuamos buscando melhorias continuamente em nossos processos de manutenção — frisou.

Em todo o Rio Grande do Norte, a Neoenergia conta hoje com 11 parques eólicos em operação. Eduardo Capelastegui declarou o quão orgulhoso se sente ao olhar para trás e perceber a relevância do setor para o desenvolvimento econômico e social do estado. —Eu quero agradecer a todas as pessoas que contribuíram para a construção dessa história. O Rio Grande do Norte é pioneiro na geração de energias renováveis e nós, da Neoenergia, somos muito felizes em termos nossos parques instalados nesse estado tão importante para a nossa empresa — declarou.

Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Rio Grande do Norte é o maior gerador de energia eólica no Brasil com 7,43 gigawatts (GW) de potência fiscalizada (em operação). O volume representa 30,20% da produção eólica na matriz energética do Brasil (24,6 GW).

Neoenergia Cosern — Reconhecida como a distribuidora com a Melhor Gestão Operacional, a Melhor Qualidade do Fornecimento, o Melhor Modelo de Gestão e a Melhor Ouvidoria do Brasil em premiações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) em 2022, a Neoenergia Cosern está presente nos 167 municípios potiguares. Detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,5 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira