Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/03/2023 - 08:09

Enel assina acordo para vender suas operações na Romênia à PPC

O acordo para vender as participações acionárias detidas pelo Grupo Enel na Romênia para a PPC foi assinado pelas duas empresas por um valor total de aproximadamente 1.260 milhões de euros, o equivalente a cerca de 1.900 milhões de euros em termos de valor da empresa (referente a 100%). A operação está alinhada com o atual Plano Estratégico do Grupo Enel, que prevê o reposicionamento em seis países principais com maior potencial de crescimento.

Roma — A Enel S.p.A. (“Enel”) assinou o dia 09 de março (quinta-feira), um acordo com a empresa grega Public Power Corporation S.A. (“PPC”) para a venda de todas as participações acionárias detidas pelo Grupo Enel na Romênia. O acordo prevê que a PPC pague um valor total de aproximadamente 1.260 milhões de euros, o equivalente a cerca de 1.900 milhões de euros em termos de valor de empresa (referente a 100%). Além disso, a contraprestação total está sujeita a ajustes usuais para esse tipo de transação, bem como a um mecanismo de earn-out referente a um eventual pagamento adicional baseado no valor futuro do negócio de varejo.

— Com a venda de todas as nossas atividades na Romênia, continuamos a implementar o plano de alienação anunciado durante a apresentação do Plano Estratégico 2023-2025 da Enel —disse o CEO e gerente-geral do Grupo Enel, Francesco Starace. —Estamos orgulhosos dos resultados alcançados na Romênia desde que entramos no país, em 2005, e reconhecemos o trabalho árduo e a dedicação dos nossos colegas, que permitiram que nos tornássemos um dos principais operadores integrados de energia da Romênia. Estamos confiantes de que um player internacional líder como a PPC continuará esta história de sucesso—.

A expectativa é que a transação gere um efeito positivo total na dívida líquida consolidada do Grupo de aproximadamente 1,7 bilhão de euros, dos quais aproximadamente 0,1 bilhão de euros em 2022 e o restante em 2023, juntamente com um impacto negativo acumulado em 2022-2023, reportado no resultado líquido do Grupo, de cerca de 1,4[1] bilhão de euros, do qual cerca de 0,6 bilhões de euros são relativos à liberação da reserva cambial, a ser contabilizada em 2023. Por outro lado, a operação não deverá ter impacto nos resultados econômicos ordinários do Grupo.

Prevista para o terceiro trimestre de 2023, a concretização da venda está sujeita a algumas condições precedentes usuais para esse tipo de transação, incluindo a liberação das autoridades antitruste competentes.

A transação está alinhada com o atual Plano Estratégico do Grupo, que prevê o reposicionamento da Enel nos países de maior crescimento onde tem presença integrada. São eles: Itália, Espanha, Estados Unidos, Brasil, Chile e Colômbia.

O Grupo Enel é o líder em energia na Romênia desde 2005, operando nos setores de distribuição e fornecimento de energia, bem como em energias renováveis, com mais de 500 MW administrados pela Enel Green Power Romênia e serviços avançados de energia. As empresas de distribuição romenas do Grupo operam em três áreas principais do país – Sud- Muntenia (incluindo Bucareste), Banat e Dobrogea – atendendo um total de mais de 3 milhões de clientes. A Enel Energie e a Enel Energie Muntenia são líderes no fornecimento de energia do país, oferecendo eletricidade, gás natural e serviços de valor agregado. Na Romênia, o Grupo também atua nos setores de serviços domésticos, geração distribuída e eficiência energética com a Enel X e no setor de mobilidade elétrica com a Enel X Way.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira