Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2023 - 07:46

Shell e Hapag-Lloyd colaboram na descarbonização do combustível marinho


A Shell Western LNG B.V (Shell) e a Hapag-Lloyd anunciaram na semana passada a assinatura de um acordo plurianual para o fornecimento de gás natural liquefeito (GNL) aos navios porta-contentores ultra-grandes da Hapag-Lloyd de duplo combustível de 23.500+ unidades equivalentes a seis metros (TEU). É esperado que o abastecimento destes doze novos navios tenha início durante a segunda metade de 2023 e o GNL será fornecido no porto de Roterdam, na Holanda. Os navios modernos serão colocados nas rotas Europa - Extremo Oriente e farão escala nos principais portos, incluindo Roterdam, Hamburgo, Singapura, e Xangai.

O uso de GNL permite com que a Hapag-Lloyd imediatamente reduza o impacto de CO2 desses navios em quase 23%, em comparação com os combustíveis convencionais. Além disso, o uso de GNL contribui para a redução quase completa da emissão de partículas. Esse é mais um passo importante para que a Hapag-Lloyd reduza emissões e descarbonize sua frota, alinhada com seu objetivo de atingir a neutralidade de carbono até 2045.

A Shell está explorando a viabilidade e investindo em uma grande variedade de combustíveis, tecnologias e soluções que ajudarão a descarbonizar a navegação. Isto inclui a utilização de GNL, onde, através de uma extensa rede de 15 locais de abastecimento de gás natural liquefeito em 10 países ao redor do mundo, a Shell já alcançou mais de 1.000 operações de abastecimento seguras para cada navio aos seus clientes marítimos.

Em conjunto com o acordo de abastecimento de GNL, a Shell e a Hapag-Lloyd adentraram um acordo estratégico de colaboração com o intuito de acelerar a descarbonização progressiva de combustíveis marítimos alternativos. O foco inicial será direcionado para o desenvolvimento do potencial de soluções adicionais de combustíveis com baixo teor de carbono, incluindo biometano liquefeito e e-metanol. Como combustível marítimo, o biometano liquefeito tem o potencial de reduzir as emissões de gases do efeito estufa de 65% a 100% (3).

—Nós estamos muito felizes de nos juntar a Hapag-Lloyd nessa importante iniciativa. A descarbonização do transporte precisa acelerar, e o como o GNL é o combustível com o mais baixo teor de carbono disponível em larga escala hoje em dia, configura parte essencial da transição para combustíveis marítimos de baixo carbono. Enquanto olhamos para o futuro, estamos comprometidos em continuar trabalhando com líderes de companhias de transporte, como a Hapag-Lloyd, para estabelecer caminhos possíveis para a neutralidade de carbono— disse Tahir Faruqui, diretor-geral, Chefe de GNL Downstream da Shell.

— Nós temos o prazer de compartilhar a execução desse acordo de longo prazo de abastecimento. A Hapag-Lloyd finalizou um contrato com a Shell, o qual assegura abastecimento flexível de GNL em termos competitivos. Além disso, estamos animados com nosso acordo com a Shell para explorar futuras oportunidades de descarbonização, uma vez que isso permite com que empresas realizem mudanças com grande impacto na indústria. Colaborações como essa são cruciais para nos ajudar a concretizar nossa estratégia de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, melhorar as emissões no transporte marítimo. Por fim, isso permite com que os nossos clientes também diminuam suas pegadas de carbono — resumiu Jan Christensen, diretor Global de Compra de Combustíveis na Hapag-Lloyd.

Este anúncio apoia a colaboração de longa data da Shell e da Hapag-Lloyd, que nos últimos anos incluiu o abastecimento de GNL do "Brussels Express", o primeiro grande navio porta-contentores do mundo que foi convertido em propulsão a gás.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira