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16/06/2008 - 13:08

Estudo da MasterCard Worldwide mostra maior inserção de cidades da Ásia e do Leste Europeu na Economia Global

Purchase, Nova York - Londres ainda é a cidade com maior influência na economia global, de acordo com o Índice de Centros do Comércio™ 2008 da MasterCard Worldwide, uma pesquisa anual que busca avaliar e comparar o desempenho das maiores cidades nas funções mais importantes que interligam os mercados e o comércio do mundo inteiro. Mas o futuro é da Ásia e da Europa Oriental, cujas cidades representam as regiões de maior crescimento do mundo, de acordo com o Índice.

Xangai saltou oito posições no Índice desse ano - o maior ganho entre todas as localidades – e agora faz parte das 25 primeiras cidades do ranking, demonstrando a crescente importância asiática em uma economia global cada vez mais urbanizada. Já Moscou mostrou o maior avanço quando comparada a Londres, destacando a força de sua economia e posição como porta de entrada para a Europa Oriental.

Confirmando a importância da Ásia e da Europa na economia global, a pesquisa de 2008 também mostra Los Angeles fora das dez primeiras cidades no ranking, restando apenas as cidades de Nova York e Chicago para representar a América do Norte nesse grupo. O declínio de Los Angeles na classificação foi causado, em parte, por fatores ligados ao papel das redes globais de serviços financeiro, assim como à subida das cidades do Leste Europeu no quesito criação e fluxo de conhecimento.

“O Índice de Centros do Comércio é um guia para empresas que buscam uma presença global em um mundo cujas cidades, e não as nações, atualmente são os agentes de maior destaque”, disse Walt Macnee, presidente de Mercados Globais da MasterCard Worldwide. “O estudo deste ano oferece conclusões importantes que mostram como o cenário econômico em regiões urbanas está mudando, além da crescente importância de cidades emergentes, especialmente na Ásia e Europa Oriental.”

Dr. Michael Goldberg, Diretor do Programa de Centros do Comércio da MasterCard Worldwide, apontou Xangai como exemplo de uma cidade no caminho para a liderança global.

“Xangai, que subiu da 32ª colocação no ano passado para a 24ª este ano, ainda está aproveitando da sua posição histórica como centro financeiro e logístico da Ásia. A cidade está bem posicionada para reassumir seu posto entre as três principais cidades do mundo nos próximos 15 ou 20 anos”, afirmou Goldberg.

“É muito interessante constatar que a cidade cuja pontuação mais cresceu comparado com Londres, desde o ano passado, foi Moscou, seguida por Cingapura, Bogotá e Mumbai – todas localidades em mercados novos ou emergentes”, disse Goldberg, “enquanto nenhuma cidade norte-americana avançou no Índice de 2008”, concluiu Goldberg.

Principais Resultados.:Ásia - Oito cidades asiáticas entre os 25 principais Centros do Comércio. Tókio, Cingapura, Seul, Sydney, Hong Kong, Osaka, Taipei e Xangai estão entre os 25 principais Centros do Comércio, confirmando o papel relevante da Ásia na economia global.

Xangai salta oito posições e garante sua posição entre as principais cidades. Xangai, uma das cidades mais populosas do mundo, sobe da 32ª colocação em 2007 para entrar nas 25 principais localidades deste ano. Baseada em sua estabilidade econômica, estrutura política e jurídica, maior qualidade de vida e na aceleração da economia chinesa, o bom posicionamento de Xangai mostra sua importância como pólo global de crescimento para as economias da China e da Ásia.

Europa - Londres se mantém firme como principal Centro do Comércio. Com uma economia forte e segura, mercado financeiro vibrante e um sistema político e jurídico que suporta altos níveis de comércio internacional, Londres mais uma vez levou a melhor colocação no Índice de Centros do Comércio de 2008. A cidade está muito à frente das suas rivais na maioria das áreas, e a qualidade de vida é o quesito que oferece mais espaço para o crescimento quando comparado com outras cidades.

Madri é líder em crescimento econômico na Europa, passando a fazer parte do ranking dos cinco maiores Centros do Comércio. Madri continua com sua trajetória de crescimento entre as principais cidades européias, subindo da 16ª colocação global para 11ª, e da 6ª posição para 5ª entre as cidades européias. O PIB e taxa de câmbio estável, o forte mercado de títulos e o bons índices de qualiade de vida colocam Madri entre os destaques dos centros europeus, que são Londres, Paris, Frankfurt e Amsterdã.

Amsterdã aparece como importante cidade européia. Um centro financeiro historicamente inovador, onde o conceito de participação acionária foi inventado, Amsterdã é a quarta cidade européia dentre as dez globais. Com uma das economias mais estáveis do mundo, alto padrão de qualidade de vida e forte sistema jurídico e político, a cidade exemplifica a importância duradoura da Europa como grande centro comercial no mundo.

Moscou tem o maior crescimento em pontuação total no índice. Esse ganho reflete a economia crescente de Moscou e o seu papel como importante fornecedor de produtos de consumo do Leste Europeu. Moscou é a cidade que demonstra o ganho mais significativo sobre Londres ano após ano, o que demonstra a ascenção da importância da Europa Oriental na economia global.

América Latina - América Latina, cada vez mais competitiva e global. Sete cidades da América Latina estão entre os 75 maiores Centros do Comércio Global, sendo que Santiago do Chile é o destaque da região, com um ambiente empresarial forte e sistema econômico e político estável. São Paulo também pontuou bem e está entre as vinte maiores cidades do mundo em volumes do mercado financeiro.

Bogotá é uma das cinco principais cidades em crescimento do mundo. Sua economia estável e maior qualidade de vida mostram que Bogotá é uma cidade do futuro na América Latina.

Oriente Médio - O forte clima empresarial coloca Dubai no topo do ranking do Oriente Médio. Centro regional para tráfego e carga aérea, a cidade de Dubai também demonstra um ambiente empresarial flexível, ótimo para empresas em crescimento. O cenário político e jurídico também facilita os negócios na cidade, que está se consolidando como um centro de comércio global no Oriente Médio.

América do Norte - Nova York e Chicago ainda dominam a região. As únicas cidades norte-americanas entre as dez primeiras do ranking, Nova York e Chicago se beneficiam dos seus fortes mercados financeiros e do forte clima comercial dos EUA.

Vancouver é a cidade com maior qualidade de vida do mundo. Além de Vancouver, Toronto e Montreal também figuram entre as vinte cidades com melhor qualidade de vida, com índices que medem liberdade pessoal, atividades de lazer e outros fatores.

Los Angeles não está mais entre as dez primeiras. A queda de Los Angeles para o 17º lugar em 2008, em comparação com o 10º lugar em 2007, é em parte explicado por por seu papel secundário na rede global de serviços financeiros, além da ascenção de cidades européias na área de criação do conhecimento. No entanto, a cidade matém a 4ª posição na América do Norte, atrás apenas de Nova York, Chicago e Toronto.

Metodologia - O Índice de Centros do Comércio Global da MasterCard é compilado a partir de pesquisas conduzidas por um painel de oito pesquisadores independentes e especializados em economia, desenvolvimento urbano e ciências sociais e que trabalham para as principais instituições acadêmicas e de pesquisa do mundo, sob o comando de Dr. Michael Goldberg, diretor do Programa de Centros do Comércio da MasterCard Worldwide. Para criar o índice, o grupo começou identificando 75 cidades do mundo inteiro alinhadas com os padrões iniciais. A partir daí, as cidades foram classificadas em sete dimensões: .Estrutura política e jurídica | . Estabilidade econômica | . Facilidade de fazer negócios | . Fluxo financeiro | . Centro comercial | . Criação de conhecimento e fluxo de informações | . Qualidade de vida.

O processo incorporou uma série de indicadores primários e secundários relevantes para agregar os dados disponíveis a respeito de procedimentos, custos e avaliações específicas para cada região, além de itens relacionados à qualidade de vida, acesso à tecnologia, transporte e logística, criação de conhecimento e criatividade.

O painel avaliou um total de sete quesitos com 43 indicadores e 74 sub-indicadores para gerar uma pontuação no índice geral para cada cidade, um processo que vai além dos métodos tradicionais utilizados para medir a atividade comercial e financeira no mundo.

Perfil da Equipe de Pesquisadores dos Centros do Comércio Global - Dr. Michael Goldberg, é o chefe do programa Centros do Comércio Global. Com mais de 40 anos de experiência, Dr. Goldberg já foi consultor para empresas e governos no Canadá, nos EUA e na Ásia, palestrante em mais de 50 universidades e instituições de pesquisa em 16 países diferentes, e é autor ou co-autor de nove livros e mais de 200 artigos acadêmicos e profissionais.

Para ajudá-lo na pesquisa, Dr. Yuwa Hedrick-Wong, assessor econômico da MasterCard Worldwide na região da Ásia-Pacífico, reuniu inicialmente um grupo com os maiores especialistas em economia, desenvolvimento urbano e ciências sociais do mundo inteiro, entre eles: . Professor Fan Gang, diretor do Instituto Nacional de Pesquisa Econômica de Pequim | . Manu Bhaskaran, sócio-chefe de Pesquisa Econômica do Centennial Group de Cingapura | . Professor William Lever, professor emérito de Estudos Urbanos da Universidade de Glasgow, Escócia. | . Professor Maurice D. Levi, professor de Finanças Internacionais do Banco de Montreal, Universidade de British, Columbia | . Dr. Anthony Pellegrini, sócio-diretor de Política Urbana e de Infra-Estrutura, Centennial Group, Washington, DC | . Dra. Saskia Sassen, professora de Sociologia Ralph Lewis, Universidade de Chicago e professora-emérita do Centenário da London School of Economics | . Professor Peter J. Taylor, diretor do Grupo e Rede de Pesquisas para Globalização e Cidade Globais da Universidade de Loughborough, Reino Unido

Perfil - MasterCard Worldwide - A MasterCard Worldwide promove o comércio global ao fornecer um elo econômico essencial entre instituições financeiras, empresas, portadores de cartões e comerciantes em todo o mundo. No papel de franqueadora, processadora e consultora, a MasterCard desenvolve e comercializa soluções de pagamento, processando mais de 18 bilhões de pagamentos a cada ano e tomando a vanguarda na indústria de serviços de análise e consultoria para comerciantes e instituições financeiras.A MasterCard atende consumidores e empresas em mais de 210 países e territórios através de sua família de marcas, incluindo MasterCard®, Maestro® e Cirrus®. |Site: www.mastercard.com || Relatório completo: www.mastercardworldwide.com/insights.

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