Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2023 - 08:11

Ipiranga apresenta nova marca criada com apoio da Superunion


Ipiranga, uma das maiores e mais conhecidas redes de distribuição de combustíveis, com 6,5 mil postos espalhados por todo Brasil e mais de 85 anos de história, evolui sua marca com nova identidade criada com o apoio da consultoria do grupo WPP.

Em um mundo em que a mobilidade é um elemento vital na jornada das pessoas, é necessário criar algumas certezas para as rotinas imprevisíveis. Nesse sentido, a proposta de valor da Ipiranga de se colocar como um parceiro da mobilidade, indo além do posto de combustíveis na estrada, dá o contexto para a nova marca e identidade, criada com apoio da Superunion Brasil, rede de consultoria e marca do grupo WPP, apresentada na quarta-feira, em convenção da empresa em São Paulo;

Marcelo Bicudo, CEO da Superunion Brasil, diz que movimentar uma marca icônica como Ipiranga para o futuro, foi um desafio que mobilizou a equipe multidisciplinar da empresa de uma maneira alinhada com múltiplos especialistas e parceiros estratégicos da companhia. “Acredito que em projetos de grande complexidade é necessário cada vez mais um pensamento sistêmico. Pensar a identidade em diferentes escalas com consistência e coerência. Isso significa entregar uma experiência de marca alinhada com a proposta de valor. As manifestações de marca devem ser verdadeiros proof points de um posicionamento pretendido”, ressalta Marcelo Bicudo, CEO da operação brasileira da consultoria.

No projeto, coube a Superunion desenhar a nova identidade de marca, desde a estratégia e execução do design, passando por linguagem verbal, diretrizes de design ambiental e digital, motion design, tipografia proprietária (junto a Fabio Haag Type, estúdio tipográfico) e sound branding (junto a Gomus, consultoria de music branding). Heitor Piffer, diretor executivo de criação da Superunion, diz que o ambicioso projeto visou modernizar todas as propriedades de marca através de uma linguagem mais contemporânea e vibrante, preparada para as tecnologias atuais e emergentes e, principalmente, que refletisse a estratégia.

“Buscamos, como diretriz de criação, amplificar a herança de percepção da marca, como a irreverência e o bom-humor, para o design e a linguagem verbal. Claro que o logotipo é o elemento mais sensível, onde não poderia haver nenhuma quebra de identificação, mas o projeto vai muito além disso. Ele visa o reconhecimento da marca de forma inequívoca, ainda que se subtraia o logotipo. Todo elemento do sistema de identidade comunica em uníssono” reforça Heitor Piffer.

Marcelo Bicudo explica que a ideia de completude, construída em anos de campanhas de comunicação da Ipiranga, agora passa a ser um conceito integrado, de uma marca que oferece diversas soluções em um só lugar. “Mais do que uma parada no caminho, Ipiranga agora tem o objetivo de acompanhar o dia a dia das pessoas, no mundo físico e no digital”, complementa o CEO da Superunion Brasil.

Superunion Brasil —A Superunion, consultoria do Grupo WPP, é um dos principais players no mercado de branding e comunicação no Brasil. Resultado de uma fusão em 2018, que reuniu cinco empresas do grupo – Brand Union, Lambie-Nairn, The Partners, Addison e Vbat, faz parte de uma rede mundial, presente em 16 países, com 22 escritórios e 750 pessoas, e é especialista em construção e gestão de marcas, focada em estratégia, design e experiência. No Brasil, conta com uma equipe multidisciplinar capaz de integrar as estratégias de negócio, marca e comunicação. Adepta à metodologia Human Centered Design, trabalha sempre de forma sistêmica e integrada, em colaboração e cocriação com o cliente, em processos consultivos e de gestão continuada. Entre os clientes já atendidos no Brasil estão Amanco Wavin, Avenue, Bank of America, Bauducco, Bradesco, Carrefour, Cielo, Deloitte, Electrolux, Havaianas, Heineken, Ipiranga, Johnson & Johnson, Kavak, Levis, NuBank, Tenda, Vans, Vedacit e Vivo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira