Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2008 - 13:17

Maceió recebe quarta edição das Olimpíadas Universitárias JUBS 2008

Cerca de 3.400 participantes de mais de 400 Instituições de Ensino Superior competirão na capital alagoana entre os dias 20 e 29 de junho.

Maceió se transformará, entre os dias 20 e 29 de junho, na principal sede do esporte universitário do Brasil. As Olimpíadas Universitárias 2008, maior evento do esporte estudantil brasileiro, reunirão cerca de 3.400 participantes de todo o país. A competição, que abrange Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, terá disputas em oito modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez). Cerca de 400 Instituições de Ensino de 26 estados e do Distrito Federal terão à disposição 20 instalações esportivas espalhadas pela capital alagoana. Na edição de 2008, São Paulo e a União Pioneira de Ensino (SP) defendem o titulo do Troféu Eficiência conquistado em 2007. O Troféu Eficiência premia anualmente o estado e a Instituição com melhores aproveitamentos no torneio.

“Esta será a segunda vez que as Olimpíadas Universitárias serão disputadas no nordeste. A primeira foi em 2005, quando Recife recebeu o evento. Estamos satisfeitos com o nível de organização que conquistamos ao longo das edições que realizamos. Pretendemos estar sempre aperfeiçoando o formato das Olimpíadas Universitárias, fortalecendo-as a cada ano. Uma iniciativa como esta, que une o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Ministério do Esporte e as Organizações Globo, não encontra precedentes em nenhum outro país, por isso vem chamando a atenção de observadores internacionais, que admiram a fórmula adotada”, avalia Edgar Hubner, diretor das Olimpíadas Universitárias e gerente geral de eventos do COB. A competição acadêmica também conta com a chancela da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).

As Olimpíadas Universitárias e as Olimpíadas Escolares fazem parte de um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil brasileiro. Entre as suas principais metas está resgatar a importância das competições estudantis no Brasil, promover a inclusão social de jovens a partir de uma prática positiva e saudável e abrir espaço para os novos talentos, fator fundamental para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento no Brasil. Desde 2005, os antigos Jogos Universitários Brasileiros e os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) foram reformulados e passaram a adotar os nomes atuais. Há três anos também passaram a adotar um padrão de acomodações, instalações e fórmulas de disputa diferentes, inspirados nos moldes olímpicos. Além da programação esportiva, as Olimpíadas Universitárias contarão com uma intensa programação sócio-cultural. “O esporte funciona como uma eficiente ferramenta nesse processo de integração e de inclusão social. Além da disputa, os participantes poderão usufruir de uma intensa programação cultural, paralela à competição esportiva”, ratifica Edgar Hubner.

A importância de competições acadêmicas como esta é exaltada por atletas consagrados, nacional e internacionalmente, como o medalhista pan-americano Nicholas Santos, medalha de ouro no revezamento 4x100m livre e prata nos 50m livre nos Jogos Pan-americanos Rio 2007. “Eu competi em Recife, em 2005, e em Brasília, em 2006. Isso me deu bagagem. Para quem está começando, participar é muito bacana. A princípio fui visando a uma participação na Universíade. Consegui e lá, em Bangkok 2007, acabei conseguindo o meu melhor resultado (22s12) e bati o recorde mundial universitário nos 50m livre”, comemora o medalhista de ouro, que estará nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Como o nadador, importantes nomes do esporte nacional já participaram de edições anteriores da competição: os gaúchos do atletismo Sabine Heitling, medalha de ouro nos 3.000m com obstáculos, e Fabiano Peçanha, medalha de bronze nos 800m nos Jogos Pan-americanos Rio 2007; a jogadora da Seleção Brasileira de Handebol, Fabiana Gripa (SC), medalha de ouro no Rio 2007; e Luciano Correa (DF), campeão mundial de judô em 2007, entre outros. Os resultados obtidos nas Olimpíadas Universitárias classificam para a disputa da Universíade

A mais importante competição acadêmica do Brasil reúne atletas entre 18 e 28 anos. O evento é anual, com etapas estaduais e nacionais, prévias. A organização nacional do evento é de responsabilidade do COB e da CBDU.

As Olimpíadas Universitárias 2008 são organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), com apoio do Ministério do Esporte, das Organizações Globo, e a participação da Prefeitura Municipal de Maceió. | www.cob.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira