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01/04/2023 - 06:30

Campanha de combate à tuberculose enfrenta a desinformação e o preconceito


Nova/SB desenvolve campanha publicitária para o Ministério da Saúde com dicas de prevenção e informação sobre tratamento oferecido pelo SUS.

A tuberculose é a segunda doença infecciosa que mais mata no mundo e apenas 50% dos infectados são diagnosticados, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o teste e tratamento estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para informar a população sobre a gravidade da doença e o acesso ao tratamento, o Ministério da Saúde lança uma campanha publicitária nesta sexta-feira, 24, desenvolvida pela Nova/SB. A estratégia é alertar a população para a importância do diagnóstico precoce da doença e reforçar a mensagem de que o SUS está preparado para o acolhimento, teste e tratamento das pessoas com tuberculose.

“Quem tem tuberculose nunca tá sozinho. O SUS tá junto com você nessa luta. Tamo junto com você nessa luta”. É uma das mensagens nas peças da campanha para reforçar o papel do SUS no combate à doença. O director de criação, Paulo Lima, explica que “o conceito da campanha se baseou principalmente na necessidade de informar e conscientizar as pessoas que a doença é grave, mas tem tratamento”. O desconhecimento da população está entre os principais desafios no combate à tuberculose.

O comercial mostra cenas de pessoas na rotina diária de trabalho e estudos e na sequência aparece a imagem de um paciente tossindo e sendo atendido por profissionais numa UBS e cuidado por familiares. A mensagem em off esclarece: “Tosse por 3 semanas ou mais pode ser tuberculose. Procure uma Unidade Básica de Saúde e faça o teste gratuitamente. A tuberculose tem cura quando o tratamento é feito corretamente e até o final”. E ao final aparece o lettering “Quem tem tuberculose nunca tá sozinho. O SUS tá junto com você nessa luta. Tamo junto com você nessa luta”.

A campanha vai até o dia 12 de abril, nas praças de Manaus, Belém, Rio Branco, Recife e Rio de Janeiro na TV aberta e segmentada, rádio, internet, DOOH e OOH. A estratégia de regionalização da mídia considerou os estados que concentram maior número de infectados. Além da população, a campanha tem ainda o objetivo de impactar também os profissionais de saúde que nem sempre estão informados sobre a doença, sintomas, formas de transmissão, prevenção, diagnóstico e tratamento.

Segundo dados da OMS, um quarto da população mundial está infectada pela bactéria causadora da tuberculose e o Brasil é considerado prioritário, por ser um dos 30 países com maior carga de tuberculose e de coinfecção TB-HIV. Apesar de persistir como um problema grave de saúde pública, muitas pessoas têm dúvidas sobre a tuberculose, que tem cura quando tratada corretamente. O tratamento é longo e deve ser iniciado assim que surgirem os sintomas. | Vídeo: https://youtu.be/l3jHVUqoFWw

Agência: Nova SB | Cliente: Ministério Da Saúde | Campanha: Tuberculose 2023 | VP de Criação: Thomaz Munster | Direção de Criação: Paulo Lima | Direção de Arte: Adolfo Palhares | Direção de Atendimento: Ana Paula Terra | Atendimento Agência: Andressa Ribas e Francisco Brasil | Direção de Mídia: Estanley Cunha | Estratégia de Mídia: Fernanda Tonelli E Erica Castro| Planejamento: Renata Prado e Lucas Garbulha | Produção Gráfica: Ticiana Rocha, Renata Félix e Jadson Douglas | Produção Digital: Jonathas Gomes e Jadson Douglas | RTV: Carolina Martins e Rafael Sousa | Produtora de Vídeo: Ça Va Artes E Produções Ltda. | Diretora de Cena: Carla Nobre\ Diretor de Fotografia: Tiago Cauduro | Produtora de Áudio: Sonido Produções Artísticas | Aprovação Cliente: Maria Elisa Andries dos Reis, Yole Mendonça, Cláudio Evaristo, Juliana Vieira, Nathália Gardini e Rafael Atuchi.

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