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04/04/2023 - 07:53

Maersk aponta "Nearshore", "Reshore" e "Friend-Shore" como oportunidades para América Latina


Essas estratégias podem criar novos centros de fabricação próximos e dedicados aos mercados finais e ajudar nos objetivos ambientais.

O setor de logística, como tantos outros, passou por diversas mudanças devido a acontecimentos geopolíticos recentes e as interrupções na cadeia de abastecimento devido à pandemia, mas ao mesmo tempo grandes oportunidades surgiram, reinvenção para fortalecer e continuar desenvolvendo novos caminhos nesta indústria tão importante. Os exemplos mais claros dessa renovação são o nearshoring, o reshoring e o friend-shoring.

O integrador logístico A.P. Moller — Maersk detalha que esses termos são estratégias para favorecer não apenas o horário em que os produtos chegam ao seu destino, mas também trazem grandes vantagens como fusos horários próximos, proximidade geográfica, mão de obra sólida, sustentabilidade e crescimento nas empresas como na economia de um país.

O Fórum Econômico Mundial descreve Nearshore como um processo de realocação da operação de uma empresa para um país próximo com fronteira mais próxima ou compartilhada do seu mercado final. A Supply Chain Brain explica que o “nearshore” garante formas de chegar mais rápido ao seu mercado, para isto aproximando geograficamente os fabricantes dos clientes.

Também é chamado de “regionalização”, e o relatório global “Trade in Transition” (Comércio em Transição) de 2023 afirma que o “nearshore” aumentou 8% em comparação com o mesmo relatório em 2021. A realocação das empresas não apenas exerce um efeito positivo no prazo, mas também benefícios financeiros ao evitar o pagamento pela importação de bens ou custos de frete.

Segundo projeção apresentada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) (2022), o Brasil pode ter um ganho adicional de US$ 7,8 bilhões ao ano nas exportações com a reconfiguração do comércio internacional. O crescimento nas exportações seria resultado do “nearshoring” – ter a cadeia de fornecedores mais próxima do comprador.

Reshore — O "reshore", também chamado de "inshore" ou "onshore", se dá quando a empresa transfere suas operações para o país de origem — abrangendo em sua produção desde a matéria-prima até o produto final na mesma região onde estão o mercado e as demandas. O relatório global "Trade Transition" de 2023 aponta que o "reshore" cresceu 10% desde 2021.

O reshoring da cadeia produtiva certamente provoca um impacto positivo aos países que “repatriam” suas indústrias. Começando pela retomada do contato da organização com sua cultura de origem, o movimento também possibilita o crescimento do PIB nacional.

Os benefícios do "nearshore" na América Latina inlcuem pouca diferença de fusos horários, proximidade geográfica, oferta de mão de obra robusta e crescente e sustentabilidade.

Friend-shore — Criar novas rotas da cadeia de suprimento para países que são percebidos de forma política e econômica como de baixo risco é chamado de "friend-shore". A ideia do redirecionamento (re-routing) é evitar qualquer interrupção na cadeia de suprimento ou no fluxo de negócios. Esse termo ganhou vida com as situações geopolíticas em 2022, e agora diferentes fábricas estão buscando os países mais confiáveis em seus suprimentos, pois têm menos tensões geopolíticas, e países que têm normas e valores semelhantes aos seus parceiros ou fabricantes.

Todas essas mudanças podem criar novos centros de fabricação próximos e dedicados aos seus mercados finais para atender mais de perto às suas demandas. Isso também ajuda nos objetivos ambientais e reduz suas emissões de gases de efeito estufa e o uso de energia, permitindo que os fabricantes tenham acesso a materiais mais sustentáveis e melhorem seus rastros de carbono para clientes mais exigentes que agora levam em consideração a sustentabilidade dos produtos que compram.

Atualizações marítimas: Rotas, Comentários e Tendência de Demanda.

. Costa Oeste da América Latina para Ásia | — . | Estável.

. Costa Leste da América Latina para Ásia | Impacto da doença da Vaca Louca: foi confirmado que o caso era atípico e o embargo deve ser suspenso em breve. O governo brasileiro está correndo para conseguir que o embargo seja suspenso. Há também uma gripe aviária do Plate e será um desafio especialmente para a Ásia. | Estável.

. Costa Leste da América Latina para Europa | Terremoto na Turquia afetará principalmente a indústria têxtil. A região afetada é responsável por aprox. 10% da produção têxtil do país. O volume de alguns segmentos pode ser desviado da Turquia para outras localidades. | Estável.

Status dos principais portos — Os portos estratégicos em toda a nossa rede global melhoraram significativamente o tempo de espera, como consequência da melhoria das condições meteorológicas e redução do congestionamento de cargas.

No norte da Europa a situação nos portos melhorou sem tempo de espera, ainda enfrentando interrupções por condições meteorológicas, porém com menos impacto.

Na Ásia a situação está estável e o tempo de espera melhorou, especialmente em Ningbo e Qingdao; Busan foi impactado devido a problemas meteorológicos. Tauranga está severamente congestionada. O tempo de espera pode chegar a até sete (7) dias para navios fora da janela e três dias para navios atracando com fatura pro forma.

Na América Latina a situação relacionada à interrupção por condições climáticas melhorou nas últimas semanas no Golfo do México e, conforme previsto para o restante de fevereiro, Veracruz está sendo impactado com 2 a 3 dias de tempo de espera; a situação climática em Buenos Aires melhorou sem impacto no alinhamento.

Na América do Norte, no geral, a situação apresentou uma melhora significativa; o tempo de espera nas Costas Leste e Oeste tiveram reduções; a situação de mão de obra de Norfolk e Savannah está melhorando, permitindo um melhor desempenho geral nos portos. O tempo de espera de Houston foi reduzido significativamente para um dia para navios de bandeira dos EUA e dois a três dias o restante dos navios; a situação de mão de obra, a produtividade e a utilização do pátio melhoraram. O tempo de espera Freeport e Mobile aumentou para um a três dias, devido ao elevado número de navios que chegam com atraso intenso. Nos portos canadenses, Vancouver está sofrendo um impacto devido ao inverno intenso e atrasos decorrentes de datas comemorativas, com um tempo de espera de dez dias.

. América Latina [Menos de um dia]: SSA/ Manzanillo MX, Lazaro Cardenas, Altamira, Veracruz Moin, Balboa, Manzanillo, PA, PSA, Cristobal, Cartagena, Buenaventura, Santa Marta, Turbo, Callao, Guayaquil, Valparaiso, San Antonio (Chile), San Vicente, Santos, Paranagua , Itajaí, Itapoa, Paranaguá, Montevidéu, Buenos Aires.

. Resto do mundo [Menos de um dia]: Norfolk & Savannah (bandeira dos EUA), Charleston, Wilmington, North Charleston, Jacksonville, Port Everglades, Tampa, Long Beach, Los Angeles, Oakland, Filadélfia, Newark, Miami, Seattle, Antuérpia, Bremerhaven, Rotterdam, Londres, Hamburgo, Shangai, Chiwan, Qingdao, Singapura, Malásia, Xiamen, Tauranga. [Um a três dias]: Montreal, Halifax, Baltimore, Nova Orleans, Norfolk e Savannah (sem navios de bandeira dos EUA), Freeport, Mobile, Houston, Prince Rupert, Busan, Auckland, Napier, Sydney, Melbourne, Ningbo. [Mais de sete dias): *Vancouver. | * as conexões de carga podem ser impactadas considerando os atrasos reportados.

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