Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/04/2023 - 07:55

Ações do Governo do Rio devolvem ao Estado o título de vitrine do Brasil


Durante o verão de 2023. Instalação instagramável de promoção do Turismo, em Copacabana, registrou 24 mil atendimentos a viajantes, sendo mais de 15 mil estrangeiros de 82 países.

O verão acabou, mas a estação mais querida do fluminense deixou um grande legado: o Rio de Janeiro voltou a ser um dos principais destinos turísticos do país e se consolidou como vitrine do Brasil para o restante do mundo. Os dias de sol e altas temperaturas, somados aos projetos de captação de viajantes nos principais emissores de turistas para o Brasil, promovidos pela Secretaria de Estado de Turismo, foram fundamentais para a retomada deste protagonismo.

O alto investimento do Estado em segurança, por exemplo, surgiu na recuperação da imagem do Rio de Janeiro como um destino seguro e atraente para visitantes de todo o mundo. E o aumento na movimentação de turistas nacionais e internacionais foi recebido pelos cidadãos fluminenses. O sucesso foi garantido pelos atendimentos no espaço "Verão #tô no Rio", que promoveu os atrativos turísticos fluminenses, fazendo uma conexão da capital com o interior do Estado.

Só no contêiner instalado nas areias de Copacabana foram registrados 23.819 visitantes de 82 países, que receberam informações turísticas. A maioria esmagadora veio de fora do país, totalizando 15.928 turistas de 82 países - os outros 7.891 eram viajantes brasileiros. A instalação instagramável tornou-se um importante apoio para auxiliar os visitantes, oferecendo dados sobre serviços aos turistas, visitas musicais e promoção dos destinos favoritos, garantindo a eles experiências inesquecíveis.

O governador Cláudio Castro destaca a importância das ações de promoção do turismo no estado e comemoração dos bons resultados, que também refletem positivamente na economia e na geração de empregos.

— Após o período complicado gerado pela pandemia, um dos pilares para a retomada do crescimento do Rio foi exatamente o turismo e as ações de captação de viajantes para todo o estado. Este fator contribui para sustentar e recolocar o Rio como principal destino, como a vitrine do Brasil para o mundo. Mas o que mais nos orgulha é que o setor também é responsável pela abertura de vagas de emprego e geração de renda, resultados cada vez mais positivos — destacou Cláudio.

Já o secretário de Turismo Gustavo Tutuca avaliou o trabalho intenso para atrair os visitantes e se disse otimista pela manutenção dos números positivos ao longo do ano.

— A gente vive um momento muito especial no Rio, este foi o melhor verão dos últimos anos. Recebemos tanto turistas internacionais quanto domésticos e acredito que o fruto do nosso trabalho está sendo recolhido. Nós temos um otimismo muito grande de que esses números vão continuar altos, fomentando a economia não só na capital, mas também no interior — comemorou.

Hotéis e comércios comemoram — De acordo com o secretário, a ocupação hoteleira média consome mais de 90% durante o período de Réveillon e Carnaval, estendendo-se por todo o verão. A porcentagem foi celebrada por David Constancio, gerente de Marketing do Hotel Fairmont, na Praia de Copacabana.

— Foi excelente perceber a rotatividade de turistas maiores no hotel durante este verão. Acredito que esse aumento se deve à união das forças públicas, como a Setur-RJ, as polícias, e outros órgãos que se juntaram com a rede hoteleira para atrairem cada vez mais visitantes. Certamente essas estratégias colaboraram para esse número maravilhoso de hóspedes no período — pontuado.

E não foi só a rede hoteleira que aproveitou a explosão turística no Rio este ano. Os comerciantes também se beneficiaram da alta de clientes, como destacou o supervisor de quiosque Matheus Guedes, de 28 anos.

— Esse verão foi o mais bombado desses últimos anos. Sentimos diferença demais na lotação da praia, na demanda dos pedidos e principalmente na movimentação de turistas. O aumento da demanda abriu ainda novas oportunidades de emprego, já que foi necessário contratarmos mais mão-de-obra para atender tantos pedidos — explicou.

O que fica de legado do verão 2023 é a imagem positiva que o Estado conseguiu transmitir durante a estação mais esperada do ano. A energia do povo carioca, as belezas naturais e recepção do brasileiro foram os principais destaques para o jovem turista argentino Ariel Orozco, de 23 anos, que esteve na capital carioca pela primeira vez.

— Amei conhecer as praias, é muito diferente da Argentina. De onde vêm as águas são mais frias. A mistura de calor e da água refrescante do Rio faz toda diferença, isso sem falar da energia de quem frequenta as praias. Em todo lugar recebi a assistência dos funcionários e das pessoas aqui do Rio. Parece tudo mais vivo, inspirador e alegre. Quando eu voltar pra casa com certeza vou recomendar o Rio aos meus amigos para sentirem esse clima e tomarem muitas caipirinhas — brinco.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira