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16/06/2008 - 13:42

Rebaixamento autorizado

.Resolução 262/07 do Conselho Nacional de Trânsito legaliza alterações na estrutura original da suspensão de veículos

Brasília – Ter carro próprio é objeto de desejo da maioria dos brasileiros há bastante tempo. Mas a história não termina aí. Para muitos, personalizar o veículo também é importante. Segundo o consultor do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (SINCODIV/DF), Eduardo Oliveira de Carvalho, o movimento em lojas de tunning e rebaixamento de carros é cada vez maior. “Os proprietários buscam fazer do automóvel sua imagem e semelhança e nada melhor que instalar acessórios e artigos que reforcem um design inovador e exclusivo. Por isso, a demanda é crescente”, diz.

Para os adeptos das novas tendências, há uma boa novidade. De acordo com a Resolução N.º 262/07 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entrou em vigor no mês de abril deste ano, está liberado o rebaixamento da suspensão de veículos.

A alteração da suspensão deixa o carro mais próximo do chão e o torna esteticamente mais bonito. Segundo o consultor do Sincodiv/DF, se o rebaixamento for feito dentro dos limites de segurança e por profissionais capacitados, não representa perigo. Até então, a alteração na suspensão era proibida. Agora, quem optar por ter o carro mais baixo pode fazê-lo, amparado pela lei. “O problema é que não havia certificações, os rebaixamentos eram feitos de qualquer forma. A técnica mais usual era cortar elos da mola. Isto sobregarregava as molas restantes, que ficavam com menos liga e sem reforço. Hoje, já estão à venda molas esportivas produzidas com a mesma resistência das molas convencionais, e atendido o tramite da lei, a alteração é segura”, explica.

Quem quiser rebaixar o seu veículo, deve obter, antes, a autorização da autoridade responsável pelo registro e licenciamento do veículo. Feita a modificação na estrutura original, o automóvel deve passar por inspeção de segurança veicular, para emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV) por uma instituição técnica licenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). No CSV deve constar a nova altura do veículo.

Continua proibida a instalação de sistemas de suspensão com regulagem de altura, também conhecidas como suspensão à ar. “Ainda não existe, no mercado brasileiro, alguma empresa que faça este serviço com todas as garantias técnicas necessárias. Considero inteligente a posição do Contran em não autorizar a suspensão ativa. A modificação da originalidade de um veículo não pode ser feita à custa do comprometimento da engenharia original”, considera.

Perfil do Sincodiv-DF – O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (Sincodiv/DF) é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do DF.

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