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14/04/2023 - 07:37

CMA CGM assina pedido recorde de porta-contêineres com CSSC


No total são 16 navios, sendo quatro Megamax e 12 Panamax, movidos a GNL e metanol, respectivamente.

A China State Shipbuilding Corp. (CSSC) e a CMA CGM finalizaram um pedido de 16 navios porta-contêineres no valor total de US$ 3,06 bilhões. De acordo com a China Shipbuilding Trading Co., Ltd. (CSTC), dependente do CSSC, este acordo quebra o recorde de maior pedido individual na indústria de construção naval chinesa.

Para contextualizar, o presidente e CEO da CMA CGM, Rodolphe Saadé, fez parte de uma delegação de 60 líderes empresariais que se juntou ao presidente francês Emmanuel Macron em uma turnê pela China de 05 a 07 de abril. O Presidente Macron visitou Pequim e Guangzhou e também se reuniu com o presidente da República Popular, Xi Jinping.

À margem desta viagem, Saadé disse à imprensa que a sua empresa tinha feito "acordos de fornecimento" de novos porta-contentores, bem como de metanol combustível.

De acordo com a Alphaliner , durante a viagem, a companhia de navegação aproveitou a ocasião para finalizar os acordos em andamento para seis navios movidos a metanol de 15.000 TEU e converter formalmente as cartas de intenção em pedidos firmes.

A Alphaliner também destaca e lembra que os 16 novos navios porta-contêineres de grande porte referem-se a duas séries de novas construções de navios que a CMA CGM e a CSSC (China State Shipbuilding Corporation) já haviam acordado para o final de 2022 e início de 2023.

Esses pedidos compreendem quatro navios porta-contêineres "megamax" (MGX) movidos a GNL de 23.000 TEU e uma dúzia de navios "neopanamax" (NPX) movidos a metanol de 15.000 TEU.

Avaria do navio porta-contêineres — Os porta-contêineres movidos a metanol, que terão 366 metros de comprimento e 51 metros de largura, terão capacidade para transportar 156 mil toneladas de carga. Essas embarcações serão construídas pelas duas sub-filiais do CSSC no município de Xangai, no leste da China, e na cidade de Dalian, província de Liaoning, no nordeste da China, respectivamente, de acordo com o CSTC.

Já os navios movidos a GNL, cada um com 399,9 metros de comprimento e 61,3 metros de boca, transportarão 220 mil toneladas de carga.

Recorde-se que a CMA CGM encomendou mais de 70 navios de alto valor acrescentado que utilizam combustível ecológico do CSSC nos últimos dez anos, incluindo o primeiro porta-contentores do mundo de 23.000 TEU movido a GNL, de acordo com o CSTC. | MM

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