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20/04/2023 - 09:14

Log-In inicia o ‘Serviço Expresso Amazonas’: rota Manaus — Santos


Para atender com mais agilidade as demandas logísticas da região Norte do país. Novo serviço oferece um transporte direto da cidade de Manaus (AM) ao Porto de Santos, no estado de São Paulo, sem escalas intermediárias. Com a implementação da rota expressa, companhia pretende reduzir para nove dias o Transit Time do transporte de cargas do Norte ao Sudeste do país, realizado via Cabotagem.

A Log-In Logística Intermodal, empresa de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação de Cabotagem e Mercosul, acaba de anunciar o lançamento do novo Serviço Expresso Amazonas, que tem como objetivo atender às demandas logísticas da região Nordeste e Norte, sobretudo, do Polo Industrial de Manaus (PIM). Com uma rota direta entre Manaus (AM) e o Porto de Santos, no estado de São Paulo, sem escalas, a companhia estima reduzir para nove dias o tempo de viagem (Transit Time) das cargas transportadas entre esses portos, a partir da oferta de uma rota expressa.

O novo serviço entrará em operação no segundo trimestre deste ano e contará, a princípio, com dois navios adicionais à frota da Log-In, afretados para emprego na Cabotagem, com base nas alterações regulatórias já implementadas pela BR do Mar, na lei 9.432. Inicialmente, o serviço irá operar com saídas quinzenais e embarques regulares, garantindo mais flexibilidade nas datas das escalas e maior capacidade ofertada para o transporte de cargas de e para Manaus entre outras regiões do país, que correspondem a inúmeros tipos de produtos, como alimentos, bebidas, eletrônicos, linhas brancas, entre outros.

Na saída de Manaus, a rota conta com uma navegação expressa até Santos, sem escalas intermediárias. No caminho inverso, após sair do litoral paulista, a embarcação possui escalas nos portos de Navegantes (SC), no Sul do Brasil, Salvador (BA), Suape (PE) e Pecém (CE), na região Nordeste e, por fim, retorna para Manaus, completando um ciclo de 28 dias, com um navio descendo e outro subindo, conectando o Brasil de Norte a Sul.

De acordo com o diretor comercial da Log-In, Felipe Gurgel, o objetivo do Serviço Expresso Amazonas é atender as necessidades logísticas dos clientes das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, mas principalmente região Norte do país, que estão relacionadas ao tempo de transporte das cargas oriundas da Zona Franca de Manaus, oferecendo maior rapidez para o escoamento da produção para a Região Sudeste e Sul, com menor custo logístico e ampliação da capacidade para o transporte de carga nos trechos de Santos para Manaus e de Manaus para Santos. —Entendemos a necessidade dos clientes de Manaus e desenvolvemos uma solução logística rápida, eficiente, segura e sustentável, com escalas estrategicamente pensadas, maior capacidade e melhor Transit Time —ressalta o executivo.

Além de atender as demandas da região, o novo serviço da Log-In amplia os benefícios gerados a partir da Cabotagem, associados, sobretudo, à segurança e às práticas ESG (Environmental, Social and Governance), conforme acrescenta Gurgel. — São vários os benefícios da Cabotagem, entre eles a regularidade, a redução de custos logísticos, o menor índice de avarias e maior segurança contra roubos e furtos. Outro fator de destaque é o benefício trazido para o meio ambiente pela adoção do modelo marítimo, um dos modais mais sustentáveis atualmente, tendo em vista a utilização, de modo natural, das vias navegáveis do país e a redução da emissão de CO² na atmosfera— comenta.

Desafios logísticos da região Norte do Brasil — Dentro de um contexto geográfico, Manaus apresenta alguns desafios para o desenvolvimento logístico da região. Localizada no meio da Floresta Amazônica, próximo ao Rio Amazonas, a cidade conta com acesso terrestre restrito a outras regiões, o que dificulta substancialmente o transporte de cargas. Neste contexto, a Cabotagem tem se apresentado como opção de transporte bastante competitiva para o escoamento da produção da Zona Franca de Manaus.

Segundo Gurgel, com a ampliação da Cabotagem e a oferta do novo serviço, a Log-In consegue alinhar uma solução para as necessidades logísticas dos clientes da Região de Manaus a um transporte que oferece vantagens em diferentes pontos. —O lançamento desse novo serviço é muito importante para nós, porque confirma nosso compromisso de ampliar a capacidade de navios empregados na Cabotagem e de entender e atender às necessidades dos nossos clientes e das companhias da região Norte, oferecendo um serviço melhor, mais rápido e ampliando nossas saídas semanais do Porto de Manaus —completa Gurgel.

Expansão de negócios — O início do novo serviço também está atrelado ao atual plano de expansão de negócios da Log-In, que adquiriu a empresa de transporte rodoviário Tecmar Transportes, e, a partir disso, integrou o Grupo Oliva Pinto como parte do Grupo Log-In.

Estrategicamente localizada no Polo Industrial de Manaus, a Oliva Pinto destaca-se por atuar exclusivamente no transporte terrestre, com ampla expertise em cargas de lotação e fracionada. —É uma empresa estruturada no transporte de contêiner na região Norte do Brasil, apresentando, ainda, o know-how da Tecmar Transportes nas demais localidades do país. Sendo assim, estamos criando um espaço muito importante para o desenvolvimento de novos negócios, unindo os diferenciais de cada uma das três marcas —pontua Gurgel.

Além disto, o executivo salienta que a conversão de cargas para o modal marítimo continua sendo um dos objetivos da Log-In. — A conversão do rodoviário segue como uma das nossas prioridades, tendo em vista os diversos benefícios oferecidos pela Cabotagem. No entanto, mais do que isso, um transporte de cargas inteligente e aderente à necessidade de nossos clientes é o nosso principal foco. Com isto, oferecer diferentes opções de serviços, cada vez mais adequados e customizados, coloca a Log-In em um patamar ainda mais elevado no mercado logístico — finaliza Gurgel.

Perfil — A Log-In Logística Intermodal oferece soluções logísticas customizadas, movimentação portuária e navegação de cabotagem integrada a outros modais e serviços, conectando, por mar e terra, o Brasil e o Mercosul. Atualmente, a empresa possui uma frota própria de sete navios porta-contêineres com capacidade total de 18.050 TEUs e que oferecem serviços de navegação com rotas regulares, integrando os principais portos do país à Argentina e ao Paraguai. Recentemente, a Companhia anunciou a aquisição de dois novos navios que estão em construção em estaleiro chinês. A Log-In também administra e opera o Terminal Portuário de Vila Velha, localizado no Porto de Vitória (ES), além de dois terminais intermodais, um em Itajaí (SC) e outro no Guarujá (SP) com operações dedicadas. Há também as empresas recém adquiridas Tecmar Transportes e Oliva Pinto, que trazem maior sinergia entre a Cabotagem e o transporte rodoviário e integração entre modais. | www.loginlogistica.com.br.

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