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25/04/2023 - 08:14

L´Oréal Paris lança iniciativa que alerta sobre assédio naturalizado


Em conteúdos audiovisuais.

"Classificação Educativa” emite mensagens de alerta sobre cenas de assédio educando o público com base no treinamento do “StandUp”, metodologia contra assédio criada pela marca em parceria com a ONG Right to be.

Reprises são uma febre no Brasil. Novelas, séries e filmes antigos continuam fazendo muito sucesso em streamings, TV aberta e TV fechada. Mas, é fato que alguns desses clássicos reproduzem cenas de assédio de forma naturalizada, como cantadas “engraçadas”, beijos roubados que representam paixão e o famoso "fiu-fiu", considerado elogio. 

Para alertar sobre esses conteúdos com assédio naturalizado, a L'Oréal Paris, que luta há décadas ao lado das mulheres, criou a “Classificação Educativa”, uma plataforma open source que ajuda a identificar e classificar diferentes tipos de assédio em conteúdos televisivos. A iniciativa é parte do projeto “StandUp: contra o assédio nas ruas”, movimento global de conscientização e treinamento anti assédio desenvolvido pela L'Oréal.

Paris em parceria com a ONG Right to Be que oferece um treinamento gratuito para auxiliar pessoas a intervir com segurança diante de situações de assédio, tanto como testemunha quanto como vítima.

Criada pela WMcCann, a “Classificação Educativa” foi feita com base na metodologia de treinamento do “StandUp”, que se provou eficaz diminuindo em 17% os casos de violência, e listou oito tipos de assédio diferentes que poderiam estar presentes nas obras, como comentários inapropriados, olhares inadequados, gestos indesejados, toques não consentidos, humilhação pública, entre outros. Com a ação, o objetivo da marca é seguir seu comprometimento em acabar com o assédio dando mais um passo, agora contra a naturalização do assédio nas ruas. | Vídeo: https://youtu.be/ua_4AdZbWGM

“Com o lançamento da plataforma StandUp entendemos que nosso papel vai além de alertar e falar sobre as situações de assédio nas ruas. É primordial partir da educação como motor de transformação da sociedade. O 'Classificação Educativa' vem para complementar essa história, expandindo o horizonte do ensino do tema, mostrando como atos e ações que antes eram naturalizados devem passar a ser olhados com cuidado e atenção. Funciona como mais uma forma de alerta contra o assédio. L'Oréal Paris, que tem a missão de apoiar o empoderamento feminino, quer seguir por esse caminho, o de reforçar o valor de cada mulher em sua caminhada.” explica Laura Parkinson, diretora de L’Oréal Paris no Brasil”, explica Laura Parkinson, diretora de L’Oréal Paris no Brasil.

As primeiras obras a passarem pela classificação serão em parceria com a Vix, streaming da Televisa, uma das maiores produtoras de novelas do mundo, desde o dia 20 de abril (quinta-feira). O objetivo é que outras plataformas possam aderir também. Antes da exibição dos conteúdos, aparece o alerta e um convite para o público fazer o treinamento gratuito disponível na plataforma “StandUp”.

“Criamos o ‘Classificação Educativa’ entendendo todo o cenário da marca, que vem fazendo o uso da educação como uma forte arma para combater o assédio. Se, em um primeiro momento da iniciativa, com o lançamento do treinamento ‘StandUp’, tivemos o Paywall Down, onde trouxemos clareza sobre os temas, agora queremos mostrar como o assédio naturalizado em conteúdos também deve servir como um alerta educativo. Até porque nos conteúdos antigos isso está muito presente”, comenta Mariana Sá, CCO da WMcCann.

Além dos alertas na exibição das obras, o projeto também está oferecendo cursos antiassédio para emissoras de TV, produtoras e outros canais de streaming com a intenção de romper com a perpetuação do assédio naturalizado em qualquer tipo de conteúdo audiovisual.

Agência: WMcCann | Cliente: L´Oréal Paris | Produto: Institucional | Nome da campanha: Classificação Educativa | Time do cliente: Laura Parkinson, Marcella Conde, Carolina Garello, Monique Maltaroli e Fabiola Duarte | Chairman: Hugo Rodrigues | CEO: André França | CCO: Mariana Sá | VP executivo e diretor-geral da WMcCann Rio: Marcio Borges | Direção de Criação: Ricardo Weitsman | Diretor de Criação Associado: João Resende | Criação: Bruno Mukai, Humberto Nogueira, Roberta Bichara, Ana Rocha e Gustavo Rodrigues | COO & CSO: Renata Bokel | Planejamento: Luiza Portella, Marianna Valmoré e Julianna Villar | Head de Conteúdo: Patrícia Colombo | Conteúdo: Stella Peixinho, Natalia Pennacino, Rodolfo de Oliveira, Lorena Manso, Daniella Brandão  | Atendimento: Ana Paula Perdigão, Katarina Nunes e Renata Castello Branco | VP de Mídia: Andreia Abud | Mídia: Romana Oliveira, Clauder Sousa, Perla Ribeiro, Beatriz Matte, Priscilla Edmundo, Ana Chasco, Letícia Leitão, Marcella Prates | BI: Felipe Borges, Ingrid Barros, Danilo Borges | Diretora de Produção: Camila Naito | RTV: Bianca Repsold e Mariana Veronez | Produtora de filme: Craft Brasil | Pós-produção: Craft Brasil | Captação: Filmin | Produtor Executivo: Shunji Ikuta | Direção: Andre Nagae | Animação: Rafael Ranulfo e Matheus Matusalém | Trilha: Sonido | Produtor Musical: Lucas Duque | Sound Studio: Sonido | Atendimento da Produtora de Som: Ligia Susini | Produção Gráfica: Mauricio Martim e Nereu Marinho | Finalizador: Claudio Costa | Retocador: Flavio Sato | Revisora: Renata Fontes | Projetos: Erika Casal, Felipe Ribeiro, Samantha Faria e Larissa Santos | Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo.

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