Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/04/2023 - 08:26

Lótus recebe certificação do Origem Sustentável


Mais uma calçadista brasileira certificada pelo Origem Sustentável, a Lótus Calçados, de Sapiranga/RS, recebeu o nível Prata nodia 27 de abril (quinta-feira). A cerimônia de entrega, ocorrida na sede da empresa, contou com a participação do presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira, e dos diretores e colaboradores da Lótus.

Para o presidente da empresa, Paulo Roberto Konrath, a certificação organiza processos já existentes e comprova, perante um consumidor cada vez mais exigente e atento, que a fábrica é, efetivamente, sustentável. —Hoje, os consumidores, principalmente internacionais, querem saber mais sobre a empresa e o produto que estão comprando. É um movimento que vem crescendo e o Origem Sustentável vai nos ajudar a comprovar que somos uma empresa preocupada com sustentabilidade. Desta forma, a certificação também se torna um diferencial competitivo —avalia.

Energia renovável — Um dos destaques da empresa, no pilar ambiental, é a utilização de energia proveniente de fontes renováveis. No total, 800 placas fotovoltaicas instaladas no telhado da fábrica geram 90% da energia consumida. “Em três ou quatro meses estaremos adquirindo o restante do Mercado Livre de Energia, também de fontes renováveis. Desta forma, em breve 100% da nossa energia será ecologicamente mais sustentável”, explica o diretor da empresa, Roberto Henrique Treter. Segundo ele, a economia mensal na conta de energia fica na faixa de 80%, o que fará com que a iniciativa se pague em até cinco anos.

Resíduos — Além da energia limpa, outra iniciativa mereceu destaque para a certificação do Origem Sustentável. Conforme Treter, 100% das mais de 2 toneladas mensais de resíduos gerados no processo produtivo são reaproveitados. —Papel, papelão, plástico, metais, vidros etc, tudo é encaminhado para a reciclagem, gerando receita para a empresa. Os demais resíduos, como sobras da produção, são encaminhados para co-processamento em uma empresa parceira, que por meio da queima dos materiais os transforma em composto usado na construção. —Nada é descartado —orgulha-se o diretor.

No pilar da sustentabilidade econômica, que acaba também sendo ecológica, a empresa investiu em máquinas de corte modernas com lâminas oscilantes, economizando cerca de duas toneladas de aço todos os meses e gerando menos sobras.

Social — Na dimensão social, a Lótus promove um ambiente de integração e cuidado com os seus 130 colaboradores. Disponibilizando convênios médicos e odontológicos, além de distribuir cestas básicas todos os meses por critérios de assiduidade, a empresa orgulha-se de ter trabalhadores satisfeitos, que constroem calçados de excelência para mercados exigentes.

O ambiente de trabalho também é mantido limpo e é 100% climatizado, com dez climatizadores e telhas térmicas, que no verão não deixam passar calor e no inverno protegem os trabalhadores do frio.

Em integração com a comunidade de Sapiranga e região, a Lótus auxilia no patrocínio de eventos sociais e também com voluntários na APAE e na Liga de Combate ao Câncer.

Investimentos — Evidentemente, a adequação da Lótus para ser uma indústria cada vez mais sustentável demandou investimentos. Treter conta que, desde 2012, quando iniciaram as instalações dos climatizadores e das placas fotovoltaicas, foram investidos mais de R$ 1,5 milhão nas adequações.

Empresa — Fundada em 1997, a Lótus Calçados produz 400 pares de calçados femininos de alto valor agregado todos os dias, 100% deles vendidos para clientes no exterior, principalmente nos Estados Unidos e países da Europa. O grupo comercializa seus produtos no modelo private label - com a marca do comprador — e atende marcas internacionais importantes e que prezam pela sustentabilidade.

Programa —O Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade.

Atualmente já são mais de 90 empresas de calçados e componentes participantes, dentre essas 45 já certificadas. Algumas empresas certificadas são Calçados Ala (Prata), Ambiente Verde (Prata), Bebecê (Diamante), Beira Rio (Diamante), Bertex (Ouro), Bibi (Diamante), Boxflex (Prata), Box Print (Diamante), Unidade Branyl SP (Bronze), Brasil Sul (Bronze), Brisa (Ouro), Broplast (Bronze), Caimi & Liaison (Diamante), CB Injetados (Bronze), Cofrag (Ouro), Dem Bas Embalagens (Bronze, Dublauto (Prata), Endutex (Ouro), Fibertex (Prata), Grendene (Diamante), Herval (Prata), JClass (Prata), Jomo (Ouro), Unidade Killing RS (Ouro), Lev Termoplásticos (Diamante), Lótus (Prata), Metalização Igrejinha (Prata), Pampili (Ouro), Palmiarte (Bronze), Pegada (Diamante), Pegasus (Prata), Unidade Perfil Injetados RS (Prata), Piccadilly (Diamante), Plastcromo (Prata), Pollibox (Prata), Primus (Bronze), Grupo Ramarim (Diamante), Redeplast (Bronze), Reginato Metais (Prata), RR Componentes (Diamante), Unidade RS ZZSAP Schutz (Diamante), Usaflex (Diamante), Via Marte (Prata), Unidade Vulcabras CE (Diamante) e Wolfstore (Prata). | www.origemsustentavel.org.br e, redes sociais @origem.sustentavel.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira