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17/06/2008 - 08:24

Setor privado adota trabalho virtual, revela pesquisa da Market Analysis

Mobilidade corporativa é utilizada principalmente pela classe A e afeta ¼ da população. Tendência afeta donos e gerentes de empresas.

A Market Analysis, instituto de pesquisa de mercado e opinião pública, realizou estudo sobre tele-trabalho no Brasil, que revela que 23,2% da população adulta em atividade, ou seja, um em cada quatro brasileiros o adota ao longo do mês de alguma forma. Um terço destes profissionais (8,1%) exerce o trabalho virtual quase diariamente.

Entre os vinculados a micro-empresas com até quatro funcionários,este percentual duplica, chegando a 15%. Empresas deste porte são pioneiras na adoção intensiva e diária da nova estratégia de trabalho, seguida pelas de médio-porte (10,1%), entre 20 e 100 funcionários.

Trabalhar de casa é a forma mais popular da modalidade (52%). "Dentre os que tele-trabalham todos os dias, pessoas que pertencem à classe A (18%), como os donos das companhias, gerentes e colaboradores de cargos administrativos mais altos são os principais representantes deste comportamento", afirma Fabián Echegaray, diretor da Market Analysis. "O computador é a principal ferramenta utilizada por estes profissionais (60%) na maior parte do tempo em que estão fora do escritório".

Atualmente, este cenário é composto por pessoas com idade entre 45 e 54 anos (15,5%). Apesar disso, a aceitação e disposição em adotá-lo no futuro já é percebida entre os jovens (44%), de 18 a 24 anos, situação semelhante à abordada em estudo encomendado pela Nortel, sobre hiperconectividade, que revela a América Latina como o continente que emerge com maior potencial quando comparado com outras regiões do mundo.

No Brasil, as regiões Nordeste (43%), principalmente Salvador, e Sudeste (41%), principalmente Belo Horizonte, têm maior potencial para esta situação. Apesar disso, é no Sul do país em que as pessoas trabalham de casa o maior número de dias por mês.

Pesquisa realizada com 345 trabalhadores do setor privado (funcionários ou donos), residentes nas 9 principais capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Goiânia e Brasília, com casos originalmente distribuídos proporcional ao tamanho da população destas cidades. Margem de erro de aproximadamente: +/- 5,28%

Perfil da Market Analysis - Instituto de pesquisas de mercado e opinião pública, a Market Analysis Brasil possui mais de dez anos de experiência em estudos relacionadas aos mais diversos temas sócio-econômicos do mercado nacional e internacional, principalmente para os países da América Latina. Com destaque para os assuntos relacionados à sustentabilidade, meio ambiente, saúde, telecomunicações, comportamento social, novas tecnologias de informação e comunicação e bens de consumo; além de projetos relacionados ao custo-benefício entre preços e atributos, tamanho e segmentação dos mercados, identificação de prospects, introdução de novos produtos e conceitos no mercado (turismo, marketing esportivo e entretenimento). Afiliada da Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa) e da Esomar (Associação Mundial das Empresas de Pesquisa de Mercado), a entidade realiza anualmente pesquisas sobre Reputação Empresarial e Responsabilidade Social e já coordenou mais de 700 projetos em 20 estados brasileiros. O instituto desenvolve regularmente projetos para empresas de atuação global, como BBC World News, Nestlé, Philips, Roche, Unilever, Petrobras, Coca-Cola e Pão de açúcar. || www.marketanalysis.com.br.

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