Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/05/2023 - 08:50

Mercado de trabalho fluminense registra melhor mês de março


Desde o início da série histórica do Novo Caged, destaca Firjan. Desempenho positivo, de mais de 19 mil novas vagas, foi puxado por Serviços e pela Indústria. No primeiro trimestre, o estado abriu 33,4 mil novas vagas.

O estado do Rio abriu, em março, 19.427 novos postos de trabalho com carteira assinada. De acordo com análise da Firjan, feita através da plataforma Retratos Regionais, esse é o melhor desempenho para o mês de março desde o início da série histórica do Novo Caged, iniciada em 2020. Com o resultado, o mercado de trabalho fluminense foi o que teve o terceiro maior saldo do país.

O resultado do estado do Rio no mês foi puxado pelo bom desempenho do setor de Serviços (+13.711), influenciado pela alta nas contratações nos segmentos ligados à Alimentação. O setor industrial (+5.858), que contempla as indústrias de Transformação, Extrativa, Construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública, aparece em seguida, impulsionado pela alta nas contratações da Construção Civil. A Agropecuária (+212) também apresentou saldo positivo na geração de empregos no estado, enquanto o Comércio (-354) seguiu mostrando redução nos postos de trabalho.

A maior parte dos municípios fluminenses gerou novas vagas em março: 72 das 92 cidades registraram saldo positivo, com destaque para Capital (+7.106), Nova Iguaçu (+1.578), Macaé (+1.524) e Duque de Caxias (+1.043). As micro e pequenas empresas do estado geraram 8.720 novos empregos. As médias e grandes empresas também fecharam o mês com saldo positivo, de 10.707 novas vagas.

Saldo do primeiro trimestre foi de mais de 33 mil novas vagas — Nos três primeiros meses do ano, foram 33,4 mil novos empregos criados no estado do Rio. Nessa análise, o setor de Serviços (+31,2 mil) foi o que mais contratou. A Administração Pública se destacou como a principal contratante, seguida pelos segmentos de Educação, que comumente tem desempenho positivo no início de ano por conta da volta às aulas.

O setor industrial (+12,4 mil) aparece em seguida, com a Construção Civil sendo a principal responsável pelo bom desempenho. Os Serviços Especializados para Construção e Obras de Infraestrutura foram os destaques no segmento. A Agropecuária (+121) também registrou saldo positivo, enquanto o Comércio (-10.301) acumula saldo negativo em 2023, após o bom desempenho no fim do ano.

A Firjan também aponta as dez classes econômicas que mais contrataram no estado do Rio no primeiro trimestre de 2023:. Administração Pública em Geral (+8.436) | . Serviços de Catering, Bufê e Outros Serviços de Comida Preparada (+3.225) | . Atividades de Apoio à Gestão de Saúde (+3.145) | . Ensino Fundamental (+2.874) | . Construção de Edifícios (+2.106) | . Limpeza em Prédios e em Domicílios (+1.867) | . Atividades de Serviços Prestados Principalmente às Empresas não Especificadas Anteriormente (+1.819) | . Restaurantes e Outros Estabelecimentos de Serviços de Alimentação e Bebidas (+1.641) | . Educação Infantil - Pré-Escola (+1.481) | . Educação Infantil – Creche (+1.395).

Plataforma Retratos Regionais — A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Em painel setorial estão dados específicos dos setores industriais. Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. | A plataforma: https://bit.ly/2WunK6l.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira