Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/05/2023 - 07:33

NT2E reúne o setor nuclear no Rio de Janeiro


Celso Cunha, presidente da Abdan

Durante o evento, além de inúmeros palestrantes que discutem as tecnologias, negócios, e serão assinados vários acordos , convênios e parcerias entre as empresas do segmento.

O Nuclear Trade & Technology Exchange (NT2E), acontece do dia 03 até o dia 05 de maio (terça a sexta-feira), no ExpoMag, Rio de Janeiro. O grande encontro é realizado pela Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (Abdan). Já durante a abertura foram anunciadas parcerias entre grandes empresas e instituições de pesquisa do segmento.

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) firmou vários novos contratos, e acordos com Westinghouse, Rosotam, Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (IPEN) e Amazul. A INB estabeleceu um convênio com o IPEN para desenvolvimento tecnológico e estudos de materiais especiais para aperfeiçoamento de processos produtivos da Fábrica de Combustível Nuclear, em Resende (RJ). Ainda assinou contrato com a Amazul para a prestação de serviços de engenharia para o desenvolvimento do projeto básico das áreas da Etapa 2 da Segunda Fase da implantação do empreendimento da Usina Comercial de Enriquecimento de Urânio (UCEU). E houve assinatura de acordo com a empresa da Rússia, Rosatom/Tenex para aquisição de 60 toneladas de Hexafluoreto de Urânio (UF6) natural, — elemento usado para o enriquecimento de urânio.

A Eletronuclear, operadora das usinas nucleares de Angra dos Reis (RJ) assinou um contrato com a Westinghouse.

Presentes também no encontro a francesa Framatome, que assinou acordo de cooperação com a Greylogix, empresa com expertise em engenharia e processos, na América do Sul para projetos de Instrumentação e Controle.

Atech de olho nas novas oportunidades de negócios no NT2E, é uma empresa que tem grande atuação na área de instrumentação e controle em parceria estratégica com o Programa Nuclear da Marinha do Brasil na área de proteção e controle do Laboratório de Geração Nucleoelétrica (Labgene).

O presidente da Abdan, Celso Cunha, comentou a importância do encontro, e destacou que essas novas parcerias reforçam a ideia de que o setor nuclear está vivo e em ascendência, — apesar dos muitos desafios.

— A Abdan tem proposta de ações do setor para até 2050 de investimentos em torno de US$ 70 bilhões, o que geraria mais de 50 mil empregos neste período, — proposta esta, já entregue ao governo federal.

Entre os muitos negócios tem o plano decenal de energia no Brasil prevê a construção de uma nova usina com capacidade de produção 1 GW de energia, além da conclusão de Angra 3, a terceira unidade do complexo nuclear de Angra dos Reis, no sul fluminense.

. A Nuclear Trade & Technology Exchange (NT2E) acontece de 03 a 05 de maio (terça a sexta-feira), no Centro de Convenções ExpoMag, no Rio de Janeiro (RJ). | https://eventos.abdan.org.br/nt2e2023

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira