Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/05/2023 - 06:53

Auren Energia tem lucro de R$230 milhões no 1T23


Ebitda Ajustado cresce 12% e atinge 396,2 milhões de reais. Margem Ebitda Ajustada é de 28% (2 p.p. acima do primeiro trimestre de 2022. Fluxo de caixa operacional após o serviço da dívida chega a 298 milhões de reais, com índice de conversão de caixa de 75%. Pagamento de 1,5 bilhão de reais em dividendos (referentes a 2022) acontece em 15 de maio.

A Auren Energia (B3: AURE3), uma das maiores plataformas de geração renovável e comercialização de energia do Brasil, divulgou seus resultados financeiros relativos ao primeiro trimestre de 2023. A companhia atingiu lucro líquido de 230 milhões de reais nos três primeiros meses de 2023. O número é consequência da boa performance operacional dos ativos hidrelétricos e eólicos, resultados na comercialização e receita financeira.

A receita operacional líquida da Auren atingiu 1,4 bilhão de reais no primeiro trimestre de 2023. O Ebitda ajustado alcançou 396,2 milhões de reais no período, aumento de 12% comparado ao primeiro trimestre de 2022, com margem Ebitda ajustada de 28%. Essa evolução é explicada, principalmente, pelo crescimento de 118% na geração de energia eólica após a entrada em operação dos complexos eólicos Ventos de Piauí II e III. Para fins de comparação de resultados, foi considerado o desempenho dos ativos que compõem a empresa de maneira combinada no primeiro trimestre de 2022, antes da criação da Auren.

— A expansão na geração de energia registrada no trimestre, aliada a uma gestão eficiente na frente de comercialização de energia — responsável por garantir um nível de contratação de 95% para os próximos três anos — consolidam um cenário positivo e robusto para que a Auren cumpra a sua jornada de crescimento. À medida que seguimos demonstrando os nossos diferenciais de gestão e eficiência operacional, também avançamos na construção dos nossos empreendimentos solares, o complexo Sol de Jaíba e o projeto híbrido Sol do Piauí, que juntos agregarão 548 MWac de capacidade instalada ao nosso portfólio — diz Fabio Zanfelice, CEO da Auren.

Ao mesmo tempo em que investiu na ampliação de suas atividades, a Auren manteve sua eficiência operacional e disciplina financeira. Dessa forma, a alavancagem da companhia, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda ajustado, encerrou o 1T23 em 1,6 vez (uma das menores do setor).

A companhia alcançou uma sólida posição de caixa de 3,4 bilhões de reais ao fim do primeiro trimestre de 2023. Já o Fluxo de Caixa Operacional, após o serviço da dívida, foi de 298 milhões de reais e o índice de conversão de caixa atingiu 75% no período.

— O crescimento sustentável da Auren é um dos nossos principais compromissos, criando uma plataforma líder em energia renovável no Brasil. Para isso, seguiremos aperfeiçoando a gestão e a eficiência operacional da companhia, avaliando oportunidades alinhadas ao nosso portfólio de forma diligente e responsável —afirma Mario Bertoncini, vice-presidente de Finanças e diretor de Relações com Investidores da Auren Energia.

Conforme anunciado anteriormente, a Auren realizará o pagamento de 1,5 bilhão de reais em dividendos aos seus acionistas (referentes a 2022) em 15 de maio de 2023.

Geração de Energia — Os parques eólicos contribuíram positivamente para a produção de energia elétrica no primeiro trimestre deste ano, em virtude do melhor recurso eólico no período. Em bases comparáveis, a geração de Ventos do Piauí I e Ventos do Araripe III foi 18% superior à do mesmo trimestre de 2022. Com a operação plena dos complexos Ventos do Piauí II e III, a companhia teve um aumento de 118% na geração de energia eólica e atingiu 289 MW médios no primeiro trimestre de 2023.

A geração hidrelétrica, por sua vez, totalizou 939 MW médios, 17,5% superior aos 799 MW médios do primeiro trimestre de 2022, em consequência do aproveitamento da elevada afluência na bacia do rio Paraná.

Considerando os segmentos de Geração e de Comercialização, a Auren apresenta um volume de vendas próximo de 3,3 GW médios para o ano de 2023, quantidade duas vezes superior à garantia física da companhia para o período.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira