Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2023 - 08:11

Rio de Janeiro sediará cúpula do G20 em 2024, diz governador


Encontro terá também dez nações convidadas, como Paraguai e Uruguai. A partir de 1º de dezembro de 2023, a presidência ficará a cargo do Brasil, que, portanto, receberá a cúpula de 2024.

O Rio de Janeiro sediará a cúpula de chefes de estado do G20, grupo que reúne as principais economias do mundo, em novembro de 2024. O governador Cláudio Castro (PL) publicou a informação no seu perfil na rede social Twitter.

O G20 reúne 19 países, entre eles o Brasil, além da União Europeia. Sua presidência é rotativa. A nação que preside o G20 também recebe o encontro de cúpula realizado anualmente.

Neste ano, por exemplo, a presidência é da Índia, que receberá a cimeira de chefes de estado nos dias 09 e 10 de setembro, em sua capital, Nova Délhi.

Presidência brasileira do G20 — A partir de 1º de dezembro de 2023, a presidência ficará a cargo do Brasil, que, portanto, receberá a cúpula de 2024.

Integrantes — Além do Brasil, Índia e União Europeia, integram o G20 os Estados Unidos, China, Alemanha, Rússia, Reino Unido, França, Japão, Itália, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia.

Segundo Cláudio Castro, o encontro de 2024 terá 20 integrantes do grupo, além de dez nações convidadas, entre elas Paraguai e Uruguai, que integram o Mercosul junto com Brasil e Argentina.

— Tudo isso está sendo possível graças aos esforços e empenho que estamos tendo em promover o Rio de Janeiro para o mundo. Esse encontro é um marco para a nossa história — comemorou o governador Cláudio Castro (PL).

Anúncio feito em 2021 na capital da Itália— O anúncio que o Brasil iria sediar o encontro anual de presidentes e primeiros-ministros do G20, grupo das 20 maiores economias do planeta, em 2024 foi feito durante a divulgação do documento final da reunião do grupo, que terminou em 31 de outubro de 2021 na cidade de Roma, capital da Itália, em documento assinado por todas as 20 maiores economias do planeta: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira