Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/06/2008 - 08:41

Elizabeth de Carvalhaes, da Bracelpa, representou o País em eventos internacionais do setor de celulose e papel

São Paulo− Elizabeth de Carvalhaes, presidente executiva da Bracelpa, acaba de chegar da África Sul, onde participou de dois importantes eventos: a reunião do International Council of Forest and Paper Associations (ICFPA) e o encontro do Advisory Committee on Paper and Wood Products (ACPWP), da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Enquanto o primeiro encontro debateu temas atuais do setor de celulose e papel, a reunião da FAO abordou questões que contribuem para o progresso econômico e social, por meio da conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

Durante os encontros, que reuniram representantes de 38 países, Elizabeth de Carvalhaes fez duas apresentações. Na principal delas falou sobre a utilização das terras brasileiras com foco nas florestas plantadas, nas terras para agricultura e nas plantações para produção de combustíveis renováveis. “O Brasil é o único país do mundo que tem condições para se desenvolver nessas três áreas, atendendo às demandas mundiais, pois possui terras disponíveis, tecnologia, mão-de-obra qualificada e condições climáticas para se tornar um dos mais importantes fornecedores globais de alimentos, biocombustíveis e celulose, de forma sustentável”, disse Elizabeth.

“Além disso, é importante ressaltar que o Brasil tem 100% do plantio para a produção de celulose proveniente de floresta plantada. Isso, além de agregar valor, mostra o interesse do setor pela sustentabilidade. Outro diferencial do País, no cenário mundial, é que as empresas que utilizam terras para produção de matéria-prima e aquelas que atuam no setor de combustíveis renováveis não recebem incentivos do governo brasileiro”, completa a presidente executiva da Bracelpa. Dada a importância do Brasil na discussão de todos esses temas, os encontros de 2009 do ICFPA e do comitê da FAO serão realizados no País, ainda com data e local a serem definidos.

Segundo dados da FAO apresentados no encontro, o preço dos alimentos nos três primeiros meses de 2008 teve um aumento de 58% em relação ao mesmo período de 2007. Entre as razões para esse aumento, estão a mudança nos níveis de demanda por alimentos, ocorrências climáticas severas, aumento no preço dos combustíveis fósseis, volatilidade do dólar americano, especulação e aumento na produção de biocombustíveis líquidos.

O encontro debateu como as mudanças climáticas, principalmente o aumento da temperatura global, e o aumento do nível do mar, causarão impactos na disponibilidade, estabilidade e utilização de alimentos. A situação pode levar a conflitos nacionais e internacionais e ao aumento da pressão sobre as florestas existentes.

“Temos acompanhado a questão do aumento global do preço dos alimentos e as ameaças das mudanças climáticas e sua relação com o trabalho da população, o desenvolvimento internacional e a segurança alimentar, além das florestas ao redor do planeta”, afirmou Avrim Lazar, coordenador do Advisory Committee of Forest and Paper Products da FAO e presidente da Forest Products Association, do Canadá.

Perfil da Bracelpa – A Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa) é a entidade responsável pela representação institucional do setor no País e no exterior. Sua ação desenvolve-se no âmbito de um segmento industrial cujos produtos são altamente competitivos e de qualidade world class, num mercado globalizado e extremamente ativo. Em seu processo produtivo, o setor utiliza 100% de eucalipto e pínus originários de florestas plantadas. Os plantios florestais são realizados principalmente em áreas degradadas e atuam como fixação de mão de obra no campo, além de evitarem o desmatamento em áreas de florestas nativas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira