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11/05/2023 - 08:37

Modec fecha contrato com a Equinor para fornecer o 2º FPSO no Brasil


Para produzir o cluster de campo de Pão de Açúcar, Seat e Gávea no bloco BM-C-33 da Bacia de Campos. A entrega da embarcação FPSO está prevista para 2027.

A Modec, Inc. ("Modec") anunciou no dia 10 de maio (quarta-feira), que assinou um Contrato de Compra e Venda (SPA) com a Equinor Brasil Energia Ltda, uma subsidiária da Equinor ASA ("Equinor"), para fornecer uma Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Navio de descarga (FPSO) para produzir o cluster de campo de Pão de Açúcar, Seat e Gávea no bloco BM-C-33 da Bacia de Campos offshore no Brasil. O FPSO é uma das instalações mais complexas da história do Modec, movimentando grandes volumes de gás exportado com foco principal na redução de emissões de GEE.

O SPA é um contrato chave-na-mão de duas fases que cobre tanto o Front End Engineering Design (FEED) quanto o Engineering, Procurement, Construction and Installation (EPCI) para todo o FPSO. Como a Equinor e os parceiros anunciaram a Decisão Final de Investimento (FID) em 08 de maio de 2023(segunda-feira), após a conclusão do FEED iniciado em abril de 2022, a Modec agora recebeu a fase 2 do contrato para EPCI do FPSO. A Modec também fornecerá à Equinor serviços de operação e manutenção do FPSO pelo primeiro ano a partir de sua primeira produção de petróleo, após o qual a Equinor planeja operar o FPSO.

A embarcação FPSO será implantada no campo, localizado na gigantesca região do "pré-sal" ao sul da Bacia de Campos, a cerca de 200 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, e permanentemente ancorado em lâmina d'água de aproximadamente 2.900 metros . O sistema de amarração será fornecido pela empresa do grupo Modec, Sofec, Inc. Os parceiros de campo da Equinor são Repsol Sinopec Brasil (35%) e Petrobras (30%). A entrega do FPSO está prevista para 2027.

A Modec será responsável pelo projeto e construção do FPSO, incluindo equipamentos de processamento de topsides e sistemas marítimos de casco. O FPSO terá topsides projetados para produzir aproximadamente 125 mil barris de petróleo bruto por dia, bem como produzir e exportar aproximadamente 565 milhões de pés cúbicos padrão de gás associado por dia. Sua capacidade mínima de armazenamento de petróleo bruto será de 2.000 mil de barris.

O FPSO aplicará a nova construção do Modec, design de casco duplo completo, desenvolvido para acomodar topsides maiores e maior capacidade de armazenamento do que os navios-tanque VLCC convencionais, com uma vida útil mais longa.

Aproveitando este espaço superior maior, este FPSO será o segundo FPSO totalmente eletrificado equipado com Sistema de Ciclo Combinado para Geração de Energia, que reduz significativamente a emissão de carbono em comparação com os sistemas convencionais acionados por Turbina a Gás.

— Estamos extremamente honrados e orgulhosos por termos sido selecionados para fornecer um FPSO para o projeto BM-C-33 — comentou Takeshi Kanamori, presidente e CEO da Modec. —Estamos igualmente orgulhosos da confiança que a Equinor obviamente tem no Modec. Acreditamos que este prêmio representa uma forte relação de confiança entre nós construída sobre o projeto Bacalhau FPSO em andamento, bem como nosso histórico robusto na região do pré-sal. Estamos ansiosos para cooperar estreitamente com a Equinor e parceiros para tornar este projeto um sucesso— concluiu Kanamori.

O FPSO será o 18º navio FPSO/FSO e o 10º FPSO na região do pré-sal entregue pela Modec no Brasil.

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