Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2023 - 09:08

Pirelli F1: GP da Emília-Romanha com duas estreias em Ímola


— Novas iniciativas em busca de uma Fórmula 1 mais sustentável: — A primeira etapa da temporada 2023 na Europa contará com duas importantes inovações em termos de pneus, ambas destinadas a melhorar a sustentabilidade no nosso esporte.

A primeira gira em torno da classificação: em Ímola, testaremos um novo regulamento que exige que as equipes usem um tipo diferente de composto para cada uma das três sessões, com os duros para o Q1, os médios para o Q2 e os macios para o Q3. Isto significa uma redução -—de 13 para 11— nos conjuntos de pneus secos que cada piloto tem disponível para todo o evento, diminuindo assim o impacto ambiental gerado pela produção e transporte dos pneus.

Então, com o mesmo objetivo, a partir deste GP, será introduzido um novo composto de pneu para chuva forte, que não exigirá o uso de aquecedores de pneus. Os testes de pista mostraram um desempenho ainda melhor do que o Cinturato Azul de chuva pesada anterior, mesmo sem o aquecimento elétrico do pneu. Resultado de estudos realizados pela Pirelli, esse é o primeiro passo concreto para o uso de pneus slicks sem pré-aquecimento.

Finalmente, optamos por trazer nossa gama de compostos mais macios (C3, C4 e C5) para Ímola, o que pode oferecer às equipes uma gama mais ampla de opções estratégicas antes da corrida — diz Mario Isola, diretor de Motorsport.

Os pneus na pista — A Pirelli optou por trazer sua gama de compostos mais macia para o GP da Emília-Romanha, o que significa que o C3 (como o P Zero Branco duro), o C4 (como o P Zero Amarelo médio) e o C5 (como o P Zero Vermelho macio) serão disponibilizados para as equipes durante todo o fim de semana. O circuito de Ímola é o segundo do calendário de 2023 – depois de Baku — a contar com os três compostos de pneus mais macios.

A maior maciez dos compostos poderia abrir mais estratégias na corrida. Ímola é tradicionalmente uma prova de uma parada, mas com um trio de pneus que provavelmente se degradarão menos do que os usados no passado, as equipes terão mais alternativas.

O Autódromo Enzo e Dino Ferrari completou 70 anos este ano. Inaugurado em 1953, Ímola (Itália) é uma pista "old-school", mais estreita do que muitas modernas. Por isso, as ultrapassagens também são particularmente desafiadoras, mas, ao mesmo tempo, mais espetaculares.

O asfalto, apesar de ter sido recapeado há vários anos, é moderadamente abrasivo para os pneus. A pista é lisa e as forças laterais e longitudinais são equilibradas. O downforce e a evolução da pista também são medianos.

Em 2022, o GP da Emília-Romanha foi realizado no penúltimo fim de semana de abril, um mês antes desta temporada: teoricamente, deve haver temperaturas mais altas, mas, no momento, espera-se que elas mal ultrapassem os 20°C.

O novo formato de classificação: a alocação alternativa de pneus — Um novo formato de classificação será testado durante o fim de semana de Ímola. Em cada uma das três sessões de classificação, as equipes serão obrigadas a usar apenas um tipo de composto: no Q1 os duros, no Q2 os médios e no Q3 os macios.

A chamada "Alocação Alternativa de Pneus" (ATA – sigla em inglês para Alternative Tyre Allocation) permitirá reduzir o número de jogos de pneus para pista seca fornecidos pela Pirelli para 11, em comparação aos 13 por carro nos fins de semana de corrida onde não é realizada uma corrida Sprint. Estes serão divididos em três duros, quatro médios e quatro macios. O número de jogos de pneus de chuva permanece inalterado: quatro conjuntos de Cinturato Verde intermediário e três conjuntos de Cinturato Azul de chuva pesada, para pista totalmente molhada.

Cada piloto terá um total de sete jogos de pneus disponíveis para a corrida de domingo, incluindo pelo menos um de cada composto obrigatório: duro e médio, como de costume. Dos quatro sets restantes disponíveis, um será devolvido após o TL1, um após o TL2 e dois após o TL3.

O Cinturato Azul de chuva pesada sem aquecedores de pneus — O novo Cinturato Azul de chuva pesada também fará sua estreia em Ímola e não precisará mais de aquecedores de pneus. Até agora, os pneus para pista totalmente molhada eram aquecidos com as mantas térmicas durante duas horas a 40°C. A Pirelli desenvolveu um novo composto que pode ser instalado nos carros sem a necessidade de aquecer os pneus previamente.

A introdução do novo composto faz parte de um processo de pesquisa e desenvolvimento acordado entre a Pirelli, a FIA e a F1 para alcançar a viabilidade técnica necessária para o uso de todos os tipos de pneus sem aquecedores até 2024.

Fórmula 2 —Théo Pourchaire chega a Ímola no topo da classificação de pilotos, com 65 pontos. O francês, piloto da ART Grand Prix, está apenas três pontos à frente de Frederik Vesti, da Prema Racing, e buscará um fim de semana forte para garantir que sua vantagem no campeonato permaneça intacta. Ayumu Iwasa (DAMS) é terceiro com 58 pontos, à frente de outro piloto da Prema Racing, Oliver Bearman, com 41 pontos. A etapa de Ímola acontece após uma sessão de testes realizada em Barcelona, na Espanha.

Fórmula 3 — Após o fim de semana de corrida em Melbourne(Austrália), a Fórmula 3 volta à ação para a quarta etapa da temporada. O líder do campeonato é Gabriel Bortoleto, da Trident, com 58 pontos, com Grégoire Saucy (ART Grand Prix) a 20 pontos de distância. Atrás dos dois primeiros está Dino Beganovic, da Prema Racing, que está empatado em 28 pontos com o italiano Gabriele Minì, da Hitech Pulse-Eight.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira