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17/06/2008 - 09:06

Rolls-Royce recebe primeiro contrato de navios de pesquisa para o mercado chinês


A Rolls-Royce recebeu um contrato de £13 milhões para projetar e equipar um dos mais avançados navios de pesquisa sísmica da China. Esse contrato é também o primeiro da empresa no importante mercado chinês de navios de pesquisa sísmica “offshore”.

A embarcação foi encomendada pela BGP Marine China, uma subsidiária da China National Petroleum Company (CNPC). Ela operará em todo o mundo em apoio à exploração e produção de petróleo e gás.

Anders Almestad, Presidente da Rolls-Royce-Offshore, declarou: “Esse contrato inédito para sistemas integrados da Rolls-Royce fortalece ainda mais nossa posição no crescente mercado offshore chinês.”

“No início do ano a Rolls-Royce recebeu um contrato de £58 milhões para o fornecimento de projeto e equipamento para duas das mais avançadas embarcações de apoio “offshore” — isso foi outro fato inédito para o mercado chinês.”

A embarcação de pesquisa sísmica NVC 830, projetada pela Rolls-Royce, tem dois hélices com um sistema de propulsão de acionamento direto, melhorando a capacidade de reboque para 14 cabos e equipada para operações autônomas durante todo o ano, tanto em águas rasas quanto profundas.

A solução integrada da Rolls-Royce também inclui máquinas hélices principais, “thruster” de túnel, equipamento de governo e lemes, geradores diesel, guinchos de atracação, sistema de automação e quadros de controle. O equipamento tem entrega prevista para o final de 2009 e início de 2010.

O projeto atende não só às exigências “Clean Design” (“Projeto Limpo”) como as do futuro Código para Navios de Propósitos Especiais. O navio oferece baixo consumo de combustível — para todas as operações — e boa capacidade marinheiras. A capacidade do depósito de combustível é baseada na operação contínua por 80 dias. Acomodações “Comfort Class” são oferecidas aos 66 membros da tripulação, com boa separação dos espaços das máquinas.

Perfil - A instalação marítima da Rolls-Royce em Shangai é o maior investimento da empresa na China até o presente. O equipamento produzido e montado lá inclui “thrusters” de túnel, lemes, sistemas de controle e governo e maquinaria de convés.

O negócio marítimo da Rolls-Royce emprega 7.000 pessoas em 34 países, com os principais centros fabris estando no Reino Unido, países nórdicos, Estados Unidos e, cada vez mais, na Ásia.

A Rolls-Royce tem estado presente na China por mais de 45 anos. Além dos negócios Marítimos, os negócios, Aeroespacial Civil e Energia têm uma forte presença na China. A caderneta de encomendas combinadas da Rolls-Royce na Ásia e no Oriente Médio em 2007 foi igual à caderneta de encomendas mundial de quatro anos antes.

O negócio da Rolls-Royce na China cresceu rapidamente em anos recentes. Em 2007 o valor das aquisições da Rolls-Royce na China excedeu US$ 200 milhões e deve crescer substancialmente acima disso.

A Rolls-Royce é líder mundial em projetos de navios e equipamentos marítimos integrados. Seus equipamentos estão instalados em mais de 23.000 navios comerciais e em navios de 33 marinhas de guerra em todo o mundo. A empresa também é especializada na indústria offshore de petróleo.

Quase 40 embarcações Rolls-Royce UT foram ou estão sendo construídas em estaleiros brasileiros. Além delas, há cerca de 60 embarcações de suprimento de bandeira estrangeira operando equipamento Rolls-Royce no país.

Em 2003 a Rolls-Royce Marine abriu uma oficina no Rio de Janeiro para apoiar seus clientes brasileiros. Essa oficina já está pequena demais para o potencial que o país oferece, e a Rolls-Royce está estudando a possibilidade de investir em uma nova instalação no litoral.

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