Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/05/2023 - 08:49

Abrafad aposta em produtos de prescrição, HPC, nutricionais e mix

Para crescer 14% em 2023.

Para que isso aconteça, a entidade quer utilizar as informações e as suas ferramentas de gestão para auxiliar as 20 redes associadas a gerirem de forma mais eficiente seus próprios negócios e a relação com o varejo independente associado

A primeira edição deste ano do Encontro de Negócios promovido pela Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad), entre os dias 9 e 11 de maio, em São Paulo, foi um grande sucesso. Diariamente, cerca de 250 executivos da indústria e distribuidores participaram das rodadas com diretores das 20 redes associadas. Ao final do evento, a certeza de que a Abrafad deverá crescer em torno de 13% a 14%, enquanto o mercado deve flutuar entre 10% e 12%, como aponta estudos da consultoria IQVIA.

Para atingir seus objetivos de crescimento, a Abrafad tem como foco em 2023 tratar os produtos de prescrição, incluindo PBMs, higiene e beleza (HPC), nutricionais e mix. — Para isso, vamos utilizar as informações e as nossas ferramentas de gestão para auxiliar os varejistas a gerirem de forma mais eficiente seus próprios negócios”, argumenta Nílson Ribeiro, diretor-executivo da Abrafad, que apresenta um crescimento cerca de 3% acima do mercado e concorrentes, especialmente nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste do país.

Durante o Encontro de Negócios discutiu-se muito o momento atual do mercado, com o fechamento do primeiro trimestre, além de tendências e oportunidades para 2023, principalmente para as redes independentes. —Os principais indicadores econômicos mostram um certo grau de estabilidade, o que nos permite assegurar baixos sinais de recessão, apesar do aumento da inadimplência —diz Ribeiro.

Entender a jornada do cliente — Para aproveitar esse crescimento, de acordo com Nílson Ribeiro, o empresário do setor precisa conhecer os seus clientes, as necessidades e trabalhar a experiência deles na jornada de compra. —Precisa existir um modelo de gestão disruptivo, com profissionais treinados e com estoque de produtos que possa atender no mínimo a maior demanda do consumidor que entra na farmácia. Todas essas informações são geradas por ferramentas de BI que detalham os principais produtos consumidos na área —destaca.

Outro relevante desafio, diz o diretor da Abrafad, é que a farmácia independente ainda está distante do consumidor digitalizado. Um movimento para ofertar aos clientes oportunidade de omnicanalidade para comprar produtos no seu estabelecimento é outra necessidade desafiadora para o varejo independente, incluindo os associativos, como revela Ribeiro. — Somos os responsáveis diretos para encurtar o tempo e aculturar esses empresários de pequenos e médios negócios. Indústrias, distribuidores, prestadores de serviço e gestores de rede precisam cada vez estarem mais próximos e focados para atenderem coletivamente esses alvos. Assim conseguiremos transformar o varejo independente e permiti-lo que coloque o cliente no centro de suas atenções, para o sucesso dos negócios — completa.

Crescimento do mercado — Segundo dados da IQVIA, o mercado farmacêutico no país cresceu, de março de 2022 a março último, 14,9% em valores, chegando a R$ 188 bilhões. Desse total, 52% das vendas foram em medicamentos de prescrição, 33% em não medicamentos e 15% em medicamentos isentos de prescrição. Nesse mesmo período, nas suas áreas de atuação, a Abrafad cresceu 16,6% enquanto os concorrentes atingiram 14,2%.

Hoje, a Abrafad reúne 20 bandeiras associadas, presentes em dois mil municípios, e com faturamento de R$ 5,4 bilhões. Três fatores alavancam essa estratégia de crescimento: o orgânico, a chegada de novos associados e o aumento em vendas. —Todos esses indicadores nos levam a prever, com o fechamento do primeiro trimestre, de que a nossa meta de chegar a 5,6 mil PDVs e perto de R$ 6 bilhões de faturamento em 2023 será atingido —confia Ribeiro. Hoje, a associação mantém 44% dos negócios na região Sudeste, 34% no Nordeste e 19% no Sul. A oportunidade é crescer no Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Abrafad — A Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad) foi fundada em dezembro de 2017; com sede em São Paulo desde janeiro de 2020, tem como propósito a “Transformação do Varejo Independente, proporcionando a estes Ferramentas e modelos de gestão, condições de competitividade, crescimento em vendas e Rentabilidade”, através das Redes que fazem parte da Federação. | www.abrafad.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira