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17/06/2008 - 09:46

Heidelberg do Brasil: Web-to-print com qualidade offset é anicolor, da Heidelberg


Papéis de carta e envelopes personalizados, datasheets, flyers, brochuras, blocos de nota, cartões de aniversário e muitos outros tipos de trabalhos pedidos pela internet - web-to-print - podem ser impressos via tecnologia Anicolor, da Heidelberg.

Pesquisa feita em 2007 pela empresa Infotrends apontou que o volume do mercado de web-to-print no oeste da Europa vai crescer para mais de 10.5 bilhões de Euros em 2010. Isso corresponde a um crescimento de 264% entre 2007 e 2010, o que mostra o enorme potencial deste mercado.

Empresários gráficos de todo o mundo estão convencidos das vantagens do modelo de trabalho web-to-print, entre elas a conveniência do cliente, que pode pedir produtos impressos personalizados via internet. Muitos afirmam que web-to-print é mais do que pedir cartões de visita pela internet, é um modo de criar trabalhos personalizados e recebê-los impressos em tempos curtos.

O web-to-print só se tornou possível com a introdução em larga escala de conexões de internet mais potentes. Mesmo trabalhos que envolvem arquivos pesados podem agora ser criados online para uma ampla gama de produtos e os clientes podem fazer seus pedidos através de um site. Empresas e pessoas físicas estão usando cada vez mais este serviço 24 horas, oferecido por um número crescente de gráficas.

Tiragens curtas com a qualidade offset - Web-to-print está quase sempre associada a tiragens curtas e impressão digital. Para este mercado a Heidelberg tem uma solução alternativa, a tecnologia Anicolor, lançada em 2006 e que permite o uso da impressão offset para este crescente mercado, já que possibilita que mesmo as tiragens muito curtas sejam feitas com custo-benefício atrativo e qualidade de impressão offset.

A Speedmaster SM 52 com Anicolor é voltada para gráficas que necessitam trabalhar com flexibilidade, atendendo tiragens muito baixas, tiragens maiores e muitas trocas de trabalho durante cada turno. Trabalhos com menos de 250 folhas já podem ser impressos de forma lucrativa usando esta tecnologia, devido à rapidez no acerto, o uso de chapas convencionais e a diminuição no desperdicio de papel de até 90%, competindo com a agilidade da impressão digital. Pelas suas características, a impressora com a tecnologia Anicolor pode ser acertada para um trabalho em menos de sete minutos. Graças a essa rapidez, a Anicolor se torna uma ótima opção para os trabalhos web-to-print.

“Nós tivemos um crescimento de 10% ao mês no segmento de internet”, diz Heiko Mazur que, junto com seu pai Günter, dirige a Buch-und Offsetdruckerei Häuser KG em Colônia, Alemanha. A empresa identificou rapidamente o crecimento do web-to-print e já está trabalhando nesse segmento há quatro anos. Hoje, mais de um quarto das vendas da empresa vem de trabalhos pedidos via internet.

“A internet aumenta a velocidade em muitos aspectos. Nossos clientes podem criar e pedir seus trabalhos com muita rapidez, mas isso só ajuda se a produção também for muito rápida. Com tempos de acerto mínimos, a Anicolor é ideal para esses trabalhos. Ela nos ajuda a produzi-los com muita agilidade”, diz Mazus.

Uma das vantagens da nova tecnologia Heidelberg é que, enquanto para ser lucrativa com a impressão digital a tiragem tem de ser inferior a 500 folhas, a Anicolor pode rodar tanto tiragens bem curtas como tiragens maiores com um alto custo-benefício, possibilitando que a gráfica se desenvolva sem ter que adquirir um novo equipamento para trabalhos de maior tiragem.

A proporção de trabalhos web-to-print vem crescendo e o fator decisivo para acompanhar esta evolução do mercado é garantir alta qualidade, rapidez e confiabilidade na repetição para cada trabalho, qualidades presentes na tecnologia Anicolor, da Heidelberg.

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