Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/06/2008 - 09:51

FEI é tricampeã mundial na competição de bajas

Alunos do Centro Universitário disputaram o título no Canadá com 121 equipes de mais cinco países .

São Bernardo do Campo – Mais uma vez os alunos do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) mostraram que o melhor baja do mundo é brasileiro ao conquistarem o título de tricampeões da Baja SAE Montreal, encerrada neste sábado, dia 14, em Quebec, no Canadá. Os estudantes da FEI disputaram a competição com 121 equipes de vários países. Agora, o Brasil possui quatro títulos no mundial da SAE International, o primeiro com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1998, e os demais com a FEI, em 2004, 2007 e 2008.

O bom desempenho em algumas provas no Canadá contribuiu para a conquista da FEI, que ficou em 5º lugar em manobrabilidade, 1º em suspensão e tração, 1º em design e 2º no enduro de resistência. “Mesmo com dificuldades no enduro, o grupo mostrou muita garra e determinação e soube contornar a situação, o que contribuiu para ficar na frente”, afirma o professor e coordenador do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário da FEI, Roberto Bortolussi. O enduro foi realizado em pista com 5,5 km de extensão.

A equipe conquistou o tricampeonato com o carro FEI Baja 1, que apresentou redução de 20% no peso em relação ao mesmo projeto que disputou a SAE Baja RIT, competição realizada em 2007, nos Estados Unidos, onde a FEI também se sagrou campeã e lhe garantiu participação este ano. A equipe é composta de 12 estudantes e retorna ao Brasil no dia 19 ainda de junho. O baja chegará ao Brasil em agosto.

Tecnologia - Como inovação, o carro possui sistema de rastreamento por GPS (Global Positioning System), desenvolvido pelos próprios alunos, com apoio do IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais da FEI), e uma barra estabilizadora com rigidez variável na suspensão traseira, que ajuda no desempenho do carro e garante mais conforto ao piloto. O baja atinge até 55 km/h e possui transmissão CVT (Continuosly Variable Transmission), direção tipo pinhão/cremalheira, suspensão dianteira tipo duplo braço triangular, freios a disco nas quatro rodas e carroceria de policarbonato.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira