Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/06/2023 - 07:11

"Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa


Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável participa de ações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Conjunto de iniciativas contou com a iluminação do Cristo Redentor, rodas de conversa e projetos que serão implantados ao longo de 2023.

No "Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa", a Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes) participou de uma série de ações voltadas ao tema. As iniciativas contaram com o apoio de outras secretarias e órgãos do Estado, com o objetivo de aumentar a visibilidade da causa e ressaltar a importância de combater o abuso contra pessoas idosas.

Nas redes sociais, a secretaria lançou o vídeo:  https://shre.ink/l6Oh com o objetivo de conscientizar a população para a violência contra a pessoa idosa. Além disso, durante o dia, participou de eventos alusivos ao dia: um ato no centro da cidade, em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEPI-RJ), para aprofundar questões relacionadas aos tipos de violência cometidos contra idosos e uma palestra com professores e profissionais de saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), para discorrer sobre temas como exploração financeira e redes de apoio ao idoso.

— É muito importante levarmos a sociedade à reflexão sobre a violência contra a pessoa idosa. É uma determinação do governador Cláudio Castro que a secretaria de Juventude e Envelhecimento Saudável trabalhe políticas públicas de atenção à pessoa idosa. Vamos implementar o Disque-Idoso, central exclusiva de atendimento às demandas das pessoas idosas, que irá receber denúncias, além de orientar a população sobre serviços voltados aos cidadãos acima de 60 anos, sendo uma ferramenta importante para garantir a segurança dos nossos idosos. Também vamos implantar sete Centros de Referência em Atenção à Pessoa Idosa (CRAPIs) em diferentes regiões do estado e investiremos, em parceria com a Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati/UERJ), em capacitação de agentes de saúde e cuidadores para identificarem e saberem como agir em casos em que se identifique a violência contra a pessoa idosa — enumerou o secretário Alexandre Isquierdo.

Cristo Redentor iluminado de violeta — O monumento do Cristo Redentor, símbolo de paz para o Brasil e o mundo, foi iluminado na cor violeta como parte da celebração do “Junho Violeta”. A ação foi em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e a Fundação Leão XIII, com apoio do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.

Dados inéditos do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ)— Dados atualizados divulgados pelo ISP apontam que os estelionatos, popularmente conhecidos como “golpes”, mais do que dobraram entre a população da terceira idade. Entre 2021 e 2022, esse crime aumentou 56,8% entre essa faixa etária — as vítimas acima de 60 anos representaram mais de um terço do total de vítimas no estado do Rio de Janeiro. No total, 30.243 vítimas procuraram as delegacias para registrar esse tipo de crime.

Além dos estelionatos, a violência moral (calúnia, difamação e injúria) também se destacou entre a população com mais de 60 anos. Em 2022, 18.478 pessoas idosas procuraram as delegacias do estado para denunciar que foram vítimas de algum desses três delitos. As mulheres representaram a maior parte das vítimas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira