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20/06/2023 - 08:37

Brasil em 1º lugar na América Latina, diz o Indicador de Desempenho Logístico 2023


O país aparece na 51ª colocação no mundo em 2023, com 3,2 pontos, em seguida o Panamá com 57ª, com 3,1 pontos, e Chile, Peru e Uruguai empatados na 61ª colocação com 3,0 pontos. Chile obtém a pior pontuação e a pior posição em relação às edições anteriores. Maiores variações são observadas nas categorias de infraestrutura, embarques internacionais e horários propostos.

O Indicador de Desempenho Logístico (LPI, na sigla em inglês) desenvolvido pelo Banco Mundial, ferramenta que mede a eficiência e eficácia dos sistemas logísticos dos países, informou que, no ano de 2023, o Chile obteve a pior pontuação e a posição mais baixa em relação a todas as edições anteriores. Em relação a 2018, observa-se um retrocesso em todas as categorias analisadas, segundo relatório publicado pela Camport.

Vale ressaltar que a métrica do LPI, por meio de uma escala de um a cinco, avalia seis componentes-chave da cadeia de suprimentos: . Pedidos completos e no prazo (One time in full) — Considerado um dos indicadores de desempenho logístico mais importantes e popularmente chamado de OTIF, ele é responsável por medir os prazos cumpridos e a eficiência da entrega se tratando de local correto, carga completa e sem avarias.

Um dos principais dados desse indicador são relacionados a quantos dos pedidos feitos foram entregues dentro do prazo. Se o indicador é baixo, então significa que existem problemas no seu processo de atendimento de pedidos que precisam ser solucionados.

Para medir essa parte da operação, é preciso ter em mãos algumas informações atualizadas, como a data e hora do processamento do pedido e previsão de entrega ao consumidor. O cálculo desse processo é: número de entregas dentro do prazo ÷ número total de entregas * 100.

. Tempo de atraso das entregas — Medindo o tempo de atraso das entregas de sua empresa, é possível identificar quais são os problemas que estão levando a essa falha e pensar em estratégias que deem um ritmo adequado ao envio das cargas.

Lembrando que atrasos impactam negativamente o cliente final, que pode desconsiderar fazer uma segunda compra em sua empresa por conta dessa falha. Uma das soluções mais práticas nesse caso é alterar as datas de entrega estimadas para algo mais realista, não criando falsas expectativas.

. Tempo de ciclo do pedido — Esse é um dos indicadores de desempenho logístico que considera o tempo que um pedido levou para ser concluído. Também conhecido como Lead Time, seu prazo conta desde quando ele foi colocado no sistema pelo usuário, até a entrega e recebimento pelo cliente.

Por abranger todo o processo, esse indicador consegue identificar falhas internas, como falta do produto no estoque, ou falhas externas, como atrasos no transporte.

. Pedidos sem incidente no caminho — Conhecido como Perfect Order Rate, esse indicador apresenta dados da quantidade de produtos que foram processados, enviados e entregues sem incidentes, como atrasos e avarias ao longo do trajeto.

Com ele, você consegue medir sua cadeia de suprimentos. Então se sua taxa de POR for alta, comemore, pois quanto maior ela for, melhor para sua empresa, afinal, você estará entregando exatamente o que o cliente espera, criando credibilidade e aumentando as chances dele voltar a comprar com você!

. Tempo médio de entrega — O rastreio do tempo necessário para que um pedido seja preparado para chegar ao seu destino final é medido através do indicador de tempo médio de entrega, que considera desde quando pedido é feito até quando ele chega no cliente.

Aqui é possível oferecer prazos mais precisos de suas entregas, dizendo, por exemplo, que o pedido chegará entre 5 e 6 dias úteis, ao invés de dizer que chegará entre um e seis dias úteis. Notou a diferença?

. Indicador das notas de transporte — Valor incorreto em notas e falta de informações para gerar notas são algumas falhas que podem ocorrer ao fazer emissões de notas de transporte, atrapalhando o restante da logística de um produto.

Identificar o percentual dessas notas com erros dá a chance de verificar o retrabalho na parte de documentos fiscais, bem como o pagamento de tributos por nota fiscal.

. Acuracidade do Inventário — Esse indicador permite medir a diferença entre produtos que estão no estoque e a informação sobre esses produtos que consta em seu sistema de controle de estoque.

Para chegar a essa métrica, é necessário contar todos os itens que estão no estoque físico e depois os comparar com os dados no sistema de controle de estoque.

O cálculo desse processo é: quantidade física do item * 100 ÷ quantidade do item no sistema.

. Custos do transporte — O custo do transporte envolve todas as despesas que são geradas desde que o pedido foi feito até o momento da entrega ao cliente final.

Para chegar a esses dados, primeiro é preciso dividir os custos em: Processamento de pedidos; O administrativo; O estoque; O armazenamento; Custos reais de transporte. A partir destes levantamentos, é possível avaliar a porcentagem representada em cada etapa do processo e analisar se está tudo de acordo.

Se a ideia é avaliar apenas o custo de transporte de um item, veja a receita que ele gera e compare com os custos do transporte para o entregar.

LPI 2023 do Brasil — De acordo com o Indicador de Desempenho Logístico 2023, o Brasil se encontra na 51ª colocação no mundo, em 2023 com 3,2 pontos, seguido do Panamá com 57ª, com 3,1 pontos, e Chile, Peru e Uruguai empataram na 61ª colocação com 3,0 pontos.

De acordo com o Barômetro do Observatório Logístico, entre 2021 e 2022 o acesso à rastreabilidade dos envios aumentou 1,1%, e a qualidade do sistema de rastreabilidade aumentou 5,5% no mesmo período.

Resultados da América Latina — Entre os países da América Latina, as três primeiras posições foram ocupadas por: 51º) Brasil, e 3,2 pontos; 57º) Panamá, e 3,1 pontos; e Chile, Peru e Uruguai empataram na 61ª colocação com 3,0 pontos.

No ranking mundial dos 139 países estudados, os dez primeiros lugares são ocupados por: 1 .Singapore | 2. Finland | 3. Denmark 4. Netherlands | 5. Switzerland | 6. Austria | 7. Belgium | 8. Canada | 9. Hong Kong SAR, China | 40 .Portugal.

De acordo com o LPI 2023, a digitalização de ponta a ponta da cadeia de abastecimento, especialmente nas economias emergentes, vai permitir que estas consigam reduzir os atrasos nos portos em até 70% em comparação com os dos países desenvolvidos. Além disso, a procura de serviços logísticos ecologicamente sustentáveis está a aumentar, com 75% dos expedidores a procurarem opções ecológicas quando exportam para países de elevado rendimento.

Estas medidas incluem a melhoria dos processos de desalfandegamento e o investimento em infraestruturas, a aplicação de tecnologias digitais e a promoção de uma logística sustentável do ponto de vista ambiental, através da mudança para modos de transporte de mercadorias menos intensivos em carbono e de um armazenamento mais eficiente do ponto de vista energético.

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