Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/06/2023 - 07:56

BASF se une à The Bakery em desafio de inovação aberta para o setor de cuidados com os cabelos


Diversidade, inclusão, foco no consumidor e sustentabilidade estão entre os pilares da iniciativa. Soluções que transformam a rotina de cuidados com cabelos ondulados, cacheados e crespos é o foco desta edição. Cerca de 70% da população brasileira possui cabelo ondulado, crespo ou cacheado. Esse é o foco do desafio de inovação aberta para cuidados com os cabelos Hair Care 360. Foto de Adrian Fernández na Unsplash.

A BASF lança um novo desafio de inovação aberta, em parceria com a The Bakery, especialista em inovação corporativa, e o onono® (Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF), voltado para o mercado de Cuidados com os Cabelos, com foco em diversidade e nas necessidades do mercado brasileiro. O desafio, que irá selecionar soluções que vão desde novos ingredientes, formulações mais sustentáveis, até serviços digitais e metodologias de análises, é uma iniciativa dentro do Programa Hair Care 360º que pretende fomentar o ecossistema de inovação para cuidados com cabelo.

— O Brasil é o melhor laboratório do mundo para produtos para os cabelos porque temos pessoas com todos os tipos de cabelos existentes. Queremos entender o que o consumidor quer para os seus cabelos, valorizar as demandas de cada tipo de fio, promover a diversidade de interesses, estilos, experiências e entregar soluções inovadoras junto a nossos clientes — explica Fabio Cahen, diretor de Personal Care da BASF para a América do Sul. —Nosso objetivo é fomentar o ecossistema e aliar as possibilidades de inovação a soluções que sejam mais inclusivas, por meio da nossa expertise científica e conexões com diversos clientes e parceiros—. O desafio de inovação aberta oferecerá as startups selecionadas acesso a especialistas BASF e a rede de parceiros, networking, espaço do onono, além de teste pago da solução.

O Brasil é o quarto maior mercado do mundo no segmento, atrás dos Estados Unidos, China e Japão, segundo o Euromonitor. Neste mercado em franco crescimento, há diversas oportunidades de inovação que vão além dos produtos e tratamentos tradicionais para o cabelo, como xampu, condicionador e máscara. Por exemplo, houve um aumento de 16% para 30% do consumo de produtos para modelar o cabelo entre a pesquisa da Mintel atual (2022) e a anterior. Além disso, customização e personalização têm aparecido como tendência importante do segmento abrindo espaço para diversos serviços e soluções digitais. Neste caminho, a BASF tem iniciativa como a máquina Emuage que permite uma experiência de tratamento sob medida para o consumidor.

Além da constante demanda por inovação de produtos, a variedade de fios presentes no Brasil oferece uma oportunidade única de desenvolver soluções que atendam às necessidades especificas, garantindo a alta performance e, ainda assim, soluções mais sustentáveis e acessíveis. Dados do relatório de Cuidados com Cabelo no Brasil de 2023 da Mintel indicam que mais de 70% da população brasileira possui cabelo ondulado, crespo ou cacheado. Por outro lado, apenas 10% dos produtos lançados no último ano possuem em sua descrição indicação para esses tipos de cabelos (GNDP, Mintel – Lançamentos de produtos para cabelo no Brasil em 2022). O aumento do uso do cabelo natural, cacheado, está relacionado a questões culturais e de identidade, incluindo a necessidade de maior bem-estar e diversidade.

Programa Hair Care 360 — Esse é o primeiro passo dentro do Programa Hair Care 360, que visa fomentar o ecossistema de inovação para atender as necessidades dos diferentes perfis de consumidores, abordando características físicas, sociais, estilos de vida, entre outros aspectos, e investir no desenvolvimento de soluções que realmente contribuam para facilitar a vida das pessoas e principalmente, para que se sintam felizes e encorajadas a assumir o cabelo que quiserem ter – valorizando a autoestima e a singularidade dos consumidores.

Inclusão, sustentabilidade, foco no consumidor, inovação e ciência são pilares da dessa iniciativa que vai promover o intercâmbio entre parceiros e stakeholders para testar e validar inovações sustentáveis e inclusivas para cabelos. Há inclusive a oportunidade de novos desenvolvimentos, análise instrumental, análise sensorial e testes nos laboratórios do Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF, no onono®, em São Paulo. Como benefícios do programa, as startups selecionadas terão acesso a especialistas BASF e a rede de parceiros, networking, espaço para cocriação no onono, além de suporte financeiro para a realização de testes junto à BASF.

— Estamos ampliando o nosso ecossistema de inovação para buscar soluções que possam transformar a rotina das pessoas de forma positiva, com eficiência e praticidade. Por isso convidamos os inovadores, empreendedores, startups, pesquisadores, especialistas para se engajarem nesse trabalho exclusivo, que terá abertura de negócios para América do Sul— comenta Ornella Nitardi, gerente de Inovação Aberta da BASF América do Sul.

—Para a The Bakery é um grande orgulho fazer parte do programa Hair Care 360, pois além de ser o primeiro passo de uma importante iniciativa estratégica da BASF, é uma inspiração para as mudanças necessárias que esperamos ver cada vez mais em nosso mercado. Valorizar a diversidade, a cultura e as raízes de nosso país são fundamentais e estamos animados para ampliar o impacto da iniciativa com o poder da rede de inovação aberta —ressalta Marina Almeida, Head de Open Innovation da The Bakery.

Para participar do desafio é preciso fazer inscrição pelo site Hair Care 360º. A iniciativa é mais um exemplo recente de como a Divisão Care Chemicals da empresa está lidando com os desafios futuros. Sustentabilidade, digitalização, inovação e novas abordagens de trabalho conjunto são os principais pilares da Care 360° - Soluções para uma vida sustentável.

A divisão de Care Chemicals — A divisão da BASF de Produtos Químicos para Cuidados Pessoais oferece uma ampla gama de ingredientes para cuidados pessoais, cuidados domésticos, limpeza industrial e institucional e aplicações técnicas. Somos o fornecedor líder global para a indústria de cosméticos bem como para a indústria de detergentes e produtos de limpeza, e damos suporte aos nossos clientes com produtos soluções e conceitos inovadores e sustentáveis. O portfólio de produtos de alto desempenho da divisão inclui surfactantes, emulsificantes, polímeros, emolientes, agentes quelantes, ingredientes ativos cosméticos e filtros UV. Possuímos unidades de produção e desenvolvimento em todas as regiões e estamos expandindo nossa presença nos mercados emergentes. Mais informações estão disponíveis online em Care Chemicals.

BASF — Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111 mil colaboradores do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em BASF.

O onono® — Somos o Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF criado para conectar e aproximar o ecossistema de transformação digital. Somos um espaço aberto, vivo, tecnológico e humano pronto para receber qualquer pessoa que queira cocriar conosco, trabalhar, estudar ou simplesmente se inspirar. Conectamos clientes e não clientes da BASF com o ecossistema de inovação aberta a fim de discutir novos modelos de negócio ou desenvolver projetos focados em impactar positivamente a sociedade, tanto do ponto de vista econômico quanto social e ambiental. Além das startups, estudantes universitários também se conectam com a BASF e com os clientes para ajudar a solucionar os desafios existentes. Estamos gerando valor para a sociedade e apoiando a BASF a criar química para um futuro sustentável. Somos uma plataforma de conteúdo e eventos que atualmente atende um ecossistema composto por mais de 50 mil pessoas e que continua crescendo. Sobre a The Bakery Brasil

A The Bakery é uma empresa global de inovação corporativa, composta por um time de empreendedores, que atua com uma rede de milhares de soluções em mais de 20 países. Considerada um dos principais players de inovação corporativa do mundo, foi fundada em 2012 pelos empreendedores e investidores ingleses Andrew Humphries e Tom Salmon, e trazida para o Brasil em 2017 pelos sócios Felipe Novaes e Marcone Siqueira. Com foco na gestão e governança das iniciativas de inovação, Corporate Venture Capital e Corporate Venture Building, a empresa ajuda corporações a inovarem de maneira rápida e eficiente. Com escritórios em 2 países e times remotos em 5, atende grandes companhias no Brasil como Santander, Visa, Natura, iFood, L’oréal, Lojas Renner, entre outras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira