Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/06/2023 - 08:47

Dia Nacional do Diabetes exige engajamento das empresas

CEO da RHMED|RHVIDA, Antonio Martin reforça que sedentarismo e obesidade estão entre as principais causas e alerta para a necessidade de exames periódicos.

Dia 26 de junho, é celebrado o Dia Nacional do Diabetes, doença multifatorial que, se não for tratada adequadamente, pode acarretar diversas complicações, como amputação de membros e problemas cardíacos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente no Brasil mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

Somente nos três primeiros meses de 2023, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 5 mil amputações em decorrência do diabetes, média de 55 casos por dia. Em todo o ano de 2022, foram 19.400, número 4,3% maior do que em 2021 (mais de 18.600).

Renate Wernick, gerente médica de Saúde Corporativa da RHMED|RHVIDA, afirma que o início do diabetes pode ser assintomático e que, além do exame de glicemia em jejum, existem outras formas de detectar a doença. “A glicemia de jejum é o exame mais comum que leva à suspeita de um caso de diabetes. Em caso de alteração, o médico do trabalho poderá solicitar a repetição do exame e também a realização da hemoglobina glicada. Em se mantendo os exames alterados, deve ser feito o encaminhamento ao endocrinologista, que solicitará outros exames. A confirmação do diagnóstico de diabetes é feita somente se dois exames diferentes estiverem alterados”, afirma.

Ainda de acordo com Renate, há outros exames simples capazes de identificar a doença: “No exame oftalmológico, por exemplo, existe uma alteração específica nos vasos sanguíneos e o médico consegue identificar o diabetes, caso esteja em estágio avançado e sem controle. Lembrando que as principais características da doença são aumento da fome e sede, além da vontade mais frequente de urinar, mas passam despercebidas pela maioria da população”.

Entre as principais causas da diabetes estão a obesidade e o sedentarismo. Segundo a OMS, 47% dos brasileiros são considerados fisicamente inativos, ou seja, não praticam atividades físicas suficientes para manter a saúde. Esse índice coloca o Brasil atrás de países como Argentina, Uruguai e Chile.

Renate afirma que há preocupação das empresas quanto à doença. —A maioria dos clientes da RHMED|RHVIDA está atenta e realiza ações preventivas específicas e pontuais. De acordo com o setor da empresa, fazemos uma orientação personalizada, já que para aqueles que trabalham em altura, espaço confinado ou dirigindo, é necessário um acompanhamento mais especializado—.

O CEO da RHMED|RHVIDA, Antonio Martin, que também é presidente da Associação de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (AGSSO), reforça as observações de Renate: —Nossa empresa é contratada para fazer levantamento dos colaboradores com glicemia e pressão alterada. Dessa forma, é possível planejar ações futuras. Esse primeiro diagnóstico de saúde é muito importante. A melhor alternativa ainda é a prevenção, para evitar a obesidade, uma das doenças desencadeadoras do diabetes—.

Com a realização de exames periódicos é possível identificar a doença e tratá-la adequadamente, evitando, assim, o caso extremo que é a amputação dos membros inferiores. Um simples exame de sangue pode revelar se a pessoa tem diabetes. Com uma gotinha de sangue e três minutos de espera, já é possível saber se há alguma alteração na taxa de glicemia. Caso a alteração seja considerável, será necessária a realização de outros exames, mais aprofundados.

AGSSO —A Associação de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (AGSSO) foi constituída em julho de 2014 e reúne profissionais e empresas que exerçam a atividade, promovendo a valorização e a profissionalização do setor, bem como o aprimoramento e o cumprimento da legislação que rege a atividade. Um dos propósitos da associação é ser protagonista na redução dos índices de acidentes e doenças ocupacionais.

Os serviços prestados pelas empresas associadas proporcionam gestão preventiva às empresas clientes, tanto na prevenção a doenças quanto na de acidentes. Esses serviços criam ciclos positivos na esfera econômica, que começam com a segurança e saúde do trabalhador, proporcionando a ele e às famílias maior qualidade de vida, bem-estar e motivação, bem como a melhoria do clima organizacional e da produtividade no trabalho.

RHMED|RHVIDA — Pioneira no segmento de medicina ocupacional e segurança do trabalho, a RHMED|RHVIDA acumula mais de 25 anos de experiência e quase 800 mil vidas sob gestão. Com sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo, a empresa atende a 30% dos maiores empregadores do país e tem uma rede de mais de dois mil prestadores credenciados, distribuídos por todas as regiões do Brasil.

A RHMED|RHVIDA é referência no suporte a corporações para a proteção de seus trabalhadores e o controle de custos com saúde ocupacional e assistencial por meio da inteligência na gestão. Desde 2020, é signatária da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, iniciativa que busca encorajar empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira