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27/06/2023 - 09:15

Maersk encomenda 6 navios movidos a metanol para o Yangzijiang Shipbuilding Group


As novas embarcações possuem capacidade para nove mil contêineres Twenty Foot Equivalent (TEU), e será construído no estaleiro Yangzijiang Shipbuilding Group, que fica na China. Os navios serão entregues a partir de 2026 e com última entrega em março de 2027.

AP Moller - Maersk (Maersk) fez um pedido de seis navios porta-contêineres de médio porte — todos com motores bicombustíveis capazes de operar com metanol verde 1. O Yangzijiang Shipbuilding Group construirá os seis navios de nove mil TEU que serão entregues em 2026 e 2027.

— Com este pedido, damos mais um passo na transformação verde de nossa frota e em direção à nossa meta de atingir o zero líquido em 2040. Como em todos os nossos outros pedidos de navios nos últimos dois anos, esses navios poderão operar com metanol verde — disse Rabab Boulos, diretor de Infraestrutura da Maersk.

Em 2021, a Maersk encomendou o primeiro navio porta-contêineres habilitado para metanol do mundo, seguindo o compromisso com o princípio de encomendar apenas navios novos que possam navegar com combustíveis verdes. Apenas dois anos depois, a carteira de pedidos global está em mais de 100 navios habilitados para metanol.

Ao encomendar seis embarcações adicionais, a Maersk agora tem 25 embarcações habilitadas para metanol encomendadas.

— Para esses seis navios porta-contêineres, escolhemos um design e um tamanho de navio que os tornam muito flexíveis do ponto de vista de implantação. Isso permitirá que essas embarcações preencham muitas funções em nossa rede atual e futura, oferecendo assim a flexibilidade que nossos clientes exigem. Uma vez implantados, eles substituirão a capacidade existente em nossa frota — completa Rabab Boulos

No final deste verão, o primeiro navio habilitado para metanol, um navio alimentador de 2.100 TEU, será entregue à Maersk.

As seis novas embarcações possuem capacidade para nove mil contêineres Twenty Foot Equivalent (TEU), e será construído no estaleiro Yangzijiang Shipbuilding Group, que fica na China. Os navios serão entregues a partir de 2026 e com última entrega em março de 2027. Todos eles têm motores bicombustíveis, o que os torna capazes de operar tanto com óleo combustível quanto com metanol. Após a entrega, as embarcações substituirão a capacidade existente na frota da Maersk Substituindo embarcações em um segmento de tamanho semelhante, as novas embarcações reduzirão as emissões anuais de gases de efeito estufa da Maersk em cerca de 450 mil toneladas de CO2e por ano com base no ciclo de vida do combustível ao operar com metanol verde.

A Maersk define “combustíveis verdes” como combustíveis com emissões de GEE baixas a muito baixas ao longo do seu ciclo de vida em comparação com os combustíveis fósseis. Diferentes combustíveis verdes atingem diferentes reduções do ciclo de vida, dependendo de seu caminho de produção. Por 'baixo' nos referimos a combustíveis com reduções de GEE de ciclo de vida de 65-80% em comparação com combustíveis fósseis. Isso abrange, por exemplo, alguns biodiesels. "Muito baixo" refere-se a combustíveis com reduções de GEE de ciclo de vida de 80-95% em comparação com combustíveis fósseis. Para biocombustíveis como, por exemplo, biodiesel para transporte rodoviário, as economias mínimas de GEE são geralmente regidas por padrões como a Diretiva de Energia Renovável da UE (RED), e alinhamos nossos limites mínimos de redução para combustíveis com o RED. Para futuros combustíveis como o metanol, onde a Maersk está envolvida na concepção e desenvolvimento do projeto, nos esforçamos para alcançar reduções de GEE mais altas do que os limites legislativos.

O estaleiro— Yangzijiang Shipbuilding é um grande grupo empresarial com construção naval e fabricação de engenharia naval como seu principal negócio, leasing marítimo, logística comercial e imóveis como complemento. A história da empresa remonta a 1956. Começou como uma cooperativa de construção naval. Após uma série de desenvolvimentos, como a relocalização da fábrica em 1975, a reestruturação do estoque em 1999, a construção de uma nova fábrica do outro lado do rio em 2005 e a listagem em 2007, é agora a primeira empresa chinesa de construção naval listada em Cingapura.

A empresa do grupo consiste em Jiangsu New Yangzi Shipbuilding Co., Ltd., Jiangsu Yangzi Xinfu Shipbuilding Co., Ltd., Jiangsu Yangzi-Mitsui Shipbuilding Co., Ltd., Jiangsu Yangzijiang Shipbuilding Co., Ltd., que está localizado em ambos os lados da hidrovia dourada no curso inferior do rio Yangtze das cidades de Jingjiang, Taixing e Taicang na província de Jiangsu, a 170 km de Xangai e Nanjing.

Atualmente, os ativos totais do grupo excedem 70 bilhões de yuans, cobrindo uma área de mais de cinco milhões de metros quadrados, com mais de sete mil metros de cais e mais de seis mil funcionários. A empresa possui três docas secas gigantes e três rampas de lançamento de grande e médio porte, com uma capacidade de produção anual de construção naval de 6 milhões de DWT. Nossos principais produtos são navios porta-contêineres de grande e médio porte, graneleiros, petroleiros, transportadores de líquidos, como produtos químicos, GNL, LEG, GLP e outros navios de energia limpa, vários navios multifuncionais e equipamentos de engenharia oceânica. A empresa possui tecnologia de construção naval de primeira classe, poderosas instalações e equipamentos de construção naval, processo de produção perfeito, uma empresa de alta tecnologia na província de Jiangsu sob rigoroso sistema ambiental, de saúde ocupacional e segurança e garantia de qualidade, os produtos têm sido elogiados por grandes armadores. A excelente qualidade do produto e serviço perfeito ganhou elogios e confiança dos clientes.

Maersk — AP Moller - Maersk é uma empresa de logística integrada que trabalha para conectar e simplificar as cadeias de suprimentos de seus clientes. Como líder global em serviços de logística, a empresa opera em mais de 130 países e emprega mais de 110.000 pessoas em todo o mundo. A Maersk tem como objetivo alcançar emissões líquidas zero até 2040 em todo o negócio com novas tecnologias, novas embarcações e combustíveis verdes. 

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