Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2008 - 09:28

Especialistas estrangeiros falam sobre tendências em mamografia digital

Prevenção, auto-exame e visitas anuais ao ginecologista continuam sendo os grandes aliados das mulheres em todo o mundo.

No mês passado esteve reunido em São Paulo e em Belo Horizonte um grupo de especialistas da Carestream Health para discutir junto com clientes e distribuidores as tendências da mamografia digital. Christopher Varian, diretor mundial - Soluções de Mamografia da empresa; Anne Richards, gerente de desenvolvimento - Soluções de Mamografia da Carestream; Luisa Padilla, gerente de produto - Soluções de mamografia, América Latina, Álvaro Sugai, diretor Geral da Carestream Health Brasil, e Alexei Costa, gerente de produto de captura digital da Carestream Health do Brasil, apresentaram aos participantes do Mammo Digital Road Show, vantagens e desvantagens dos sistemas de mamografia digital em todo o mundo.

Participaram também dessas discussões os doutores Dakir Duarte da Serdil Radiologia Diagnóstica (presente no evento de Belo Horizonte) e José Michel Kalaf da RCC- Radiologia Clínica de Campinas (presente no evento de São Paulo), compartilhando suas experiências do dia-a-dia com o uso das soluções de mamografia da Carestream, fornecendo exemplos reais de diagnósticos, melhorias no atendimento ao paciente, processos de qualidade, entre outros.

Além de explicarem as vantagens e desvantagens do uso de um sistema de mamografia digital, os especialistas comentaram sobre o processo de aprovação desses sistemas pelo FDA - Food and Drug Administration (EUA), a importância da prevenção, as dinâmicas do mercado internacional, as novas tecnologias que estão em estudo, e a necessidade de profissionais qualificados e bem treinados para resultados confiáveis.

"Atualmente, os exames de mamografia tradicional e digital conseguem detectar o mesmo número de casos de câncer de mama ou errar no diagnóstico com a mesma freqüência", comentou Chris Varian. "Porém, a mamografia digital é mais eficiente em termos de redução da exposição à radiação, possibilidade de manipulação da imagem, como zoom sem perder a resolução, compartilhamento de imagens em diversas unidades de uma mesma instituição, entre outras vantagens".

Para a canadense Anne Richards, a transição para o digital demanda comprometimento de toda a equipe envolvida, tempo para aprendizado, entre outras considerações. "Quando uma instituição opta por migrar para a tecnologia digital, deve avaliar não só os benefícios para os pacientes em termos de agilidade de processos, redução de chamadas para segundo exame e precisão no diagnóstico, como também infra-estrutura de TI do local, e treinamento de tecnólogos e radiologistas - fundamental para a leitura dos exames. A tecnologia digital para mamografia oferece muitas possibilidades para diagnóstico, mas também exige investimentos consideráveis, tempo e paciência".

Anne explicou ainda o por quê da longa demora em se conseguir aprovação do FDA no caso de novos produtos de mamografia digital. "Precisamos conduzir exames clínicos para comprovar os benefícios da nova tecnologia que, muitas vezes, levam de três a quatro anos e geram quase duas toneladas de documentação para serem analisadas". Além de aprovação dos equipamentos, o FDA é extremamente rígido na regulamentação das clínicas e dos hospitais nos quais os equipamentos estão instalados. "Hoje, existem 8.853 instalações certificadas pelo FDA, que as monitora periodicamente. Isso é essencial em um país que realiza mais de 35 milhões de procedimentos de mamografia por ano, como os Estados Unidos", disse a especialista.

Luisa Padilla anunciou os lançamentos da Carestream Health para mamografia para o primeiro semestre de 2008. "Hoje, a Carestream continua oferecendo soluções analógicas, bem como as digitais", comentou. "Fornecemos toda a cadeira produtiva para o exame, como captura, processo, apresentação, impressão, armazenamento, gerenciamento e serviços profissionais".

Alexei Costa explicou aos presentes desde os princípios da imagem digital, até a necessidade primordial de saber como é o fluxo de trabalho da instituição, a fim de montar a melhor solução para o local. "Além dos equipamentos, oferecemos uma série de ferramentas e aplicativos complementares, que auxiliam os radiologistas no diagnóstico precoce do câncer de mama. O CAD de mamografia (Computer-Aided Detection), por exemplo, é um aplicativo que detecta áreas suspeitas e indica ao radiologista, auxiliando na leitura das mamografias".

A Carestream oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para mamografia digital, que cobre todos os aspectos da cadeira de imagens digitais. Os serviços incluem o planejamento da transição e a otimização do fluxo de trabalho das instituições e clínicas, para que tenham retorno de valor em seu investimento digital. "Cada cliente deve avaliar suas necessidades e escolher a tecnologia que melhor lhe serve em termos de necessidade clínica, orçamento, fluxo de trabalho, quantidade de pacientes, infra-estrutura, tempo e metas. Cada tecnologia - filme, CR e FFDM (Full Field Digital Mammography) - tem seu papel em mamografia", explica Álvaro Sugai.

"O filme já está comprovado e é bem compreendido. Tanto o CR como o FFDM possuem desempenhos similares em termos de detecção de câncer, e fornecem imagem digital. O CR tem como vantagem usar o Raio-X analógico padrão e o fluxo de trabalho do filme, facilitando a transição para o digital. Os sistemas de CR podem ser usados além da mamografia, ampliando seu benefício no investimento de um novo equipamento. Como os sistemas de FFDM fornecem imagens para revisão imediatamente após sua aquisição, o volume de estudos de imagens capturadas em cada sala de exame é aumentado. Além disso, essa mudança em termos de aquisição poderá permitir novos procedimentos, como tomosintesis, mas esta área ainda está em desenvolvimento", completa.

Perfil da Carestream Health, Inc. - A Carestream Health, Inc., é fornecedora líder de sistemas de imagens médicas e dentais e soluções de TI para a área de saúde; sistemas de imagem molecular para pesquisas de ciências humanas e para os segmentos de desenvolvimento e descoberta de drogas; e produtos de filme de Raios-X e Raios-X digital para o mercado de testes não destrutivos. A empresa foi formada em 2007 quando o Onex Corporation (TSX: OCX.TO) adquiriu o Grupo de saúde da Eastman Kodak Company. || www.carestreamhealth.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira