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29/06/2023 - 08:48

Wärtsilä entrega serviço de campo revolucionada pela IA


Como a inteligência artificial (IA) pode ajudar a encontrar recursos apropriados para compromissos de serviço de campo? A ferramenta Smart Resource Request da Wärtsilä já tem as soluções.

O sistema de entrega de serviços de campo da Wärtsilä costumava consumir muito tempo e exigir manualmente dos recursos humanos. Com quase três mil profissionais de serviço de campo em 70 países, encontrar o indivíduo com o conjunto correto de habilidades, verificar a disponibilidade e reservá-lo para o trabalho de catering para indústrias marítimas e de energia estava se tornando um exercício trabalhoso.

— Recebíamos uma consulta para reparo ou manutenção de uma embarcação e, em seguida, entrávamos em contato por e-mail ou telefone com nossas equipes em todo o mundo. Às vezes, por falta de resposta ou por não saber quem contatar, um caso médio pode levar até duas semanas para ser resolvido, o que é inaceitável para nossos clientes — diz Oskar Söderlund , gerente sênior de IA e análise, serviços de campo e oficinas (FSWS) Wärtsilä Marine Power.

Em um mundo pós-covid, as viagens de longa distância se tornaram menos viáveis ​​para as equipes europeias, então a Wärtsilä conta com equipes de serviço de campo em todo o mundo para atender a essas solicitações. Marco Stefanello, gerente sênior de gerenciamento de demanda e suprimentos, enfatiza: —Com a situação global ainda turbulenta, o envio eficaz de engenheiros de serviço de campo é crucial para manter e expandir nossos negócios—.

A Wärtsilä precisava de um modelo eficiente de prestação de serviços para reduzir tempos e custos. A solução era um sistema digital alimentado por IA que poderia alocar recursos sem esforço.

Este é um grande salto em comparação com a atribuição manual de engenheiros de serviço de campo para trabalhos.

— A ferramenta Smart Resource Allocation (SRA) da Wärtsilä reduz significativamente o tempo necessário para encontrar e alocar recursos humanos para atender às necessidades dos clientes de forma eficaz e eficiente — ressalta Marco Stefanello, gerente sênior de gerenciamento de demanda e suprimentos, Wärtsilä Italia grande salto em frente.

Embora a IA tenha sido fundamental globalmente para aumentar a eficiência dos negócios, cortar custos e reduzir os tempos de processamento nos setores de manufatura e serviços, ela ajuda a pesquisar e combinar habilidades relevantes, pesquisando padrões históricos de solução de problemas e alocação de recursos.

— Este é um grande salto em comparação com a atribuição manual de trabalhos aos engenheiros de serviço de campo. Os recursos automatizados não apenas tornarão o processo muito mais eficiente, mas também nos permitirão atender melhor nossos clientes— diz Stefanello.

Söderlund explica que fazia parte do plano de desenvolvimento estratégico da Wärtsilä configurar uma ferramenta de solicitação de recursos: —Isso era para minimizar a entrada humana ou as horas de trabalho e permitir que um serviço automatizado fizesse grande parte do trabalho e, portanto, tornasse nosso negócio mais eficiente—.

As solicitações de trabalho de campo marítimo e de energia podem ocorrer durante todo o ciclo de vida de uma embarcação, desde o comissionamento, garantia, manutenção e reparo até contratos de ciclo de vida e projetos de atualização.

O sistema foi projetado para encontrar a pessoa mais próxima e mais tecnicamente relevante para atender, por exemplo, às necessidades de reparo ou manutenção da embarcação. Quando chega uma solicitação de trabalho de campo, uma consulta é gerada imediatamente e o sistema alimentado por IA pesquisa o banco de dados profissional de serviço de campo. Depois que o membro da equipe aceita a solicitação, ele é agendado e o trabalho é atribuído.

— Às vezes, por falta de resposta ou por não saber quem contatar, um caso médio pode levar até duas semanas para ser resolvido, o que é inaceitável para nossos clientes — comenta Oskar Söderlund, gerente sênior de inteligência artificial e análise, serviços de campo e workshops (FSWS) Wärtsilä Marine Power.

Maior eficiência nos negócios — Ao digitalizar o processo por meio da IA, o tempo de processamento para alocação de recursos foi drasticamente reduzido. Desde que o serviço foi lançado em abril de 2022, foram economizadas de 800 a mil horas de trabalho na identificação e reserva de recursos. Isso ajuda as pessoas a se concentrarem em tarefas mais urgentes.

— A complexidade estava em otimizar o planejamento e selecionar o recurso certo. Trata-se de combinar habilidades e disponibilidade mais rapidamente - 0151esse é o objetivo final da solicitação de recurso inteligente. Ao usar a IA, estamos usando a tecnologia para auxiliar e apoiar o planejador de recursos — diz Stefanello.

—Antes da Covid, levávamos alguém da Europa para resolver o problema do cliente em qualquer lugar do mundo. Agora, nos tornamos mais proficientes em atingir nosso objetivo de fornecer recursos locais ao cliente —diz Söderlund.

A poderosa combinação da equipe de Field Services da Wärtsilä e a nova ferramenta SRA está proporcionando uma melhor qualidade de serviço aos clientes. Proprietários e operadores de navios podem agora se beneficiar de uma variedade de reparos de embarcações em oficinas especializadas em todo o mundo para diminuir o tempo de inatividade e eliminar a necessidade de docagem seca. | Salman Ahmed

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