Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/06/2023 - 08:49

MAR inaugura exposição sobre Carolina Maria de Jesus


E lança sua nova bandeira. Depois de passar por São Paulo a mostra Um Brasil para os brasileiros chega ao Rio de Janeiro com mais de 400 itens expográficos.

A exposição Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros em parceria com o Instituto Moreira Salles dará continuidade à sua itinerância a partir do dia 24 de junho no Museu de Arte do Rio, em uma versão ampliada pela incorporação de novas obras. A mostra é dedicada à trajetória e à produção literária da autora mineira que se tornou internacionalmente conhecida com a publicação de seu livro Quarto de despejo, em agosto de 1960. Além de destacar a produção literária, a exposição também aborda suas incursões como compositora, cantora e artista circense. A mostra com mais de 400 itens tem curadoria do antropólogo Hélio Menezes e da historiadora Raquel Barreto, com assistência de Phelipe Rezende.

Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros é resultado do esforço para destacar a grandeza da escritora e apresentar a autora como convém: mulher negra e artista emancipada, símbolo de resistência e de luta política e cultural para o país. —Receber a exposição de Carolina Maria de Jesus tem um papel particularmente significativo para o Museu de Arte do Rio. Somos um espaço de ampliação de protagonismos e ao apresentarmos ao público a produção da escritora difundimos seu legado. Essa exposição, realizada em parceria com o Instituto Moreira Salles e com apoio da Secretaria de Cultura da cidade do Rio, apresenta a autora como uma voz potente e imprescindível do nosso país —afirma Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil.

Ainda no sábado, o Museu de Arte do Rio irá promover o hasteamento da sua nova bandeira. O azul potente com estrelas em alusão a bandeira nacional da República Federativa do Brasil ganhou a frase “A Ordem é Samba” que é o título de uma música escrita por Jackson do Pandeiro, em 1966. A bandeira, originalmente concebida para o Samba da Volta, que ocorre no centro da cidade, é uma idealização da historiadora da arte Juliana Joannou. A nova bandeira do MAR foi escolhida através do voto popular, e para o seu lançamento haverá uma roda de samba com os integrantes do "Samba da Volta", que pretendem homenagear Carolina Maria de Jesus. A entrada é gratuita.

O Instituto Moreira Salles — Fundado em 1992 pelo embaixador e banqueiro Walther Moreira Salles (1912-2001), o IMS está presente em três cidades brasileiras: Poços de Caldas, Rio de Janeiro e São Paulo. Seu importante acervo está distribuído em quatro áreas: Fotografia, Música, Iconografia e Literatura, com destaque para as coleções com fotografias de Marc Ferrez, Marcel Gautherot e José Medeiros, as discotecas de Humberto Franceschi e J.R. Tinhorão, o acervo de Pixinguinha e os arquivos de escritores, como Ana Cristina Cesar, Rachel de Queiroz, Otto Lara Resende e Carlos Drummond de Andrade. O IMS organiza e recebe em seus centros culturais exposições de fotografia e de artes visuais de artistas brasileiros e estrangeiros, promove mostras de cinema e espetáculos musicais, publica catálogos de exposições, livros de fotografia, literatura e música e duas revistas: a ZUM, sobre fotografia contemporânea, e a serrote, de ensaios sobre arte, política e literatura. O acesso aos centros culturais e a várias de suas atividades é gratuito. |Mais no ims.com.br

O Museu de Arte do Rio — Iniciativa da Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Cultura que contou com a parceria da Fundação Roberto Marinho para a sua concepção, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro de 2021, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.

—O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho —comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.

O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, o Itaú Unibanco e a Globo como patrocinadores master, e a Nadir Figueiredo como patrocinadora.

O MAR ainda conta com o apoio do Machado Meyer Advogados e Icatu, todos via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Globo e o Canal Curta são os parceiros de mídia do MAR.

O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os Brasileiros, das 11 às 18 horas (última entrada às 17 horas), no Museu de Arte do Rio, Praça Mauá, 5 – Centro do Rio de Janeiro. | www.museudeartedorio.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira