Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/07/2023 - 08:36

Ultracargo adquire 50% da Opla Logística Avançada por R$ 237,5 milhões


E assume a posição da Copersucar na joint venture com a bp Brasil, que detém os outros 50% do terminal localizado em Paulínia (SP).

A Ultracargo concluiu a aquisição de 50% que a Copersucar detém na Opla Logística Avançada por R$ 237,5 milhões. Com o fechamento da aquisição, a companhia assumirá a posição da Copersucar na joint venture com a BP, que detém os outros 50% do terminal localizado em Paulínia, em São Paulo.

A Opla foi inaugurada em 2017 e tem hoje o maior terminal independente de etanol do Brasil, com uma capacidade de tancagem de 180 mil metros cúbicos. A estrutura é multimodal e conta com dutovia e acesso a ferrovias conectadas ao Centro-Oeste e ao Norte do Brasil. Possui uma localização estratégica também para atender à Grande São Paulo, além de estar acessível, por modal rodoviário, ao Porto de Santos, onde a Ultracargo opera o seu atual maior terminal em capacidade de armazenagem. Com a aquisição, a Ultracargo dá seguimento ao seu plano de crescimento que prevê a interiorização das operações, com o oferecimento de soluções mais completas para os seus clientes.

—É uma satisfação poder contar com a parceria da bp Brasil, uma das mais importantes empresas de energia do mundo, em um terminal que tem um papel fundamental na logística de biocombustíveis. A combinação de expertise das duas empresas trará ainda mais dinamismo e eficiência a um mercado que se fortalece a cada ano e que é tão importante para as discussões sobre a transição para uma economia de baixo carbono — afirma Décio Amaral, presidente da Ultracargo.

— A Ultracargo é líder do seu setor. Sua entrada na joint venture significa agregar este know-how às operações da Opla, tornando sua logística e operação ainda mais eficientes e precisas, sempre com foco na segurança de colaboradores e parceiros —diz Carolina Fratta, vice-presidente de Gestão de Ativos em Biocombustíveis na bp Brasil. —Acreditamos que os biocombustíveis sustentáveis, como o etanol, têm um papel vital a desempenhar na descarbonização do transporte — e a Opla faz parte desse movimento. Além disso, desempenha um papel fundamental na geração de sinergias para os negócios da bp no Brasil, como bp Bunge, Air bp e Trading & Shipping, com contratos de longo prazo para armazenamento de etanol, QAV, diesel e biodiesel — completa.

Segundo a União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), nas últimas cinco safras, a produção no Brasil aumentou 450%, passando de 790 milhões de litros na temporada 2018/2019 para 4,39 bilhões de litros na safra 2022/2023. Neste período, o processamento de milho pelo setor passou de 1,47 milhão de toneladas para 10,1 milhões de toneladas.

A Ultracargo é a maior empresa independente de armazenagem de granéis líquidos do Brasil. Fundada há 55 anos, a companhia já movimentou sete milhões de toneladas, operou mais 273 km de dutos e já realizou 161 mil cargas e descargas rodoviárias. Entre seus clientes estão a Braskem, Mitsubishi, Petrobras, CSN, Raízen e Usiminas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira