Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/07/2023 - 08:46

Visconti investe em máquinas de embalagem de alta tecnologia

Qualidade de panificação Visconti é ainda mais valorizada com as máquinas de embalagem do Grupo Cama.

A alta qualidade de fabricação de máquinas de embalagem e a experiência de domínio italiano do Grupo Cama, aliadas à instalação e ao suporte local de empresa parceira especializada, provaram ser fundamentais para o sucesso de uma nova solução de embalagem para a Visconti, empresa líder em produtos de panificação na América do Sul.

A produção de máquinas de embalagem do grupo Cama para a Visconti inclui três encaixotadoras do modelo FW748. Este modelo de máquina é capaz de embalar pão de forma - em grupos de 8 ou 10 - em caixas prontas para a prateleira. A instalação dessas máquinas inclui suporte técnico de uma empresa especialista local, a Carlos A. Wanderley e Filhos.

A Carlos A. Wanderley e Filhos é especializada na área de máquinas de envase, embalagem e processo, representando importantes fabricantes internacionais com ampla experiência em diversos segmentos industriais. Atendendo ao mercado brasileiro desde 1968, a empresa tem como foco principal e responsabilidade como representante, agregar valor aos negócios de seus clientes, buscando construir parcerias de longo prazo e fornecendo equipamentos confiáveis, de alta qualidade e desempenho.

Essa combinação de suporte com representante local e a alta tecnologia de máquinas de embalagens oferece aos clientes do Brasil a equação perfeita de apoio, reduzindo os prazos de entrega, de implementação e os custos de viagem.

Em funcionamento, os pães de forma embalados chegam na área de embalagem secundária em um dos três transportadores de alimentação. Os produtos são divididos em fases e espaçados por meio de esteiras de aceleração antes de serem carregados, em pares, em um conjunto de bolsas com movimento intermitente. Quando uma contagem predefinida é atingida, os empurradores transferem os produtos agrupados para as caixas pré-formadas, antes que as abas sejam dobradas e coladas e as caixas fechadas sejam transportadas para a saída da máquina.

— Trabalhamos com a Visconti e sua empresa controladora há mais de dez anos— explica Oscar Hidalgo, gerente de área do Cama Group, —mas não nos acomodamos com essa longa parceria. Cada pedido é tratado como se fosse o primeiro e buscamos impressioná-los cada vez mais e melhor. No entanto, temos a vantagem de já termos um histórico, eles já viram nosso equipamento em funcionamento e temos um sólido relacionamento com nosso agente local—.

O design e a tecnologia da máquina de embalagens também desempenham um papel fundamental. A Série FW faz parte da Breakthrough Generation (BTG) da Cama, que oferece recursos operacionais e de design que estão definindo o padrão em embalagens secundárias. Suas estruturas modulares, escalonáveis e bem projetadas, abrigam soluções de automação contemporâneas. Essas soluções incluem tecnologia linear e rotativa avançada - que podem ser acopladas à robótica desenvolvida internamente. O objetivo aqui é prover flexibilidade e customizações importantes exigidas pelas operações de embalagem modernas. A linha de máquinas também é baseada em uma plataforma digital que oferece suporte a todos os recursos do setor 4.0, incluindo AR, VR e testes, treinamento e operação virtuais.

—As máquinas desse projeto complementam outras três que foram instaladas no início deste ano— explica Hidalgo, "juntamente com uma série de outras máquinas da Cama. Operando a uma velocidade de 135 produtos por minuto, elas seguem a capacidade da Série FW. No entanto, elas podem operar de forma bem mais ágil, embora seja este o ritmo solicitado pelo cliente. É válido reforçar que as máquinas são capazes de se adaptar a qualquer aumento futuro de produtividade, proporcionado por máquinas adicionais ou processos de downstream melhorados.

— Embora o custo da mão de obra seja altamente competitivo na região, muitas empresas estão procurando automatizar as soluções de fim de linha— explica Hidalgo. "O raciocínio é simples: elas preferem que os funcionários exerçam funções mais estratégicas, que aproveitem melhor suas habilidades e, ao mesmo tempo, buscam níveis mais altos de repetibilidade e consistência, algo que muitas vezes não pode ser garantido com a mão de obra que pode sofrer alterações.

—A combinação de mão de obra e máquina é, na verdade, fortalecida com nossas tecnologias— conclui Hidalgo. —pois sua arquitetura completa do setor 4.0 significa que os clientes podem implementar uma ampla gama de ferramentas de AR e VR que agregam valor à produção e à logística, tornando-as mais rápidas, eficientes e mais precisas—.

Apesar de ser uma aplicação relativamente simples, que utiliza máquinas de velocidade média, essa implementação é um exemplo da importância do suporte técnico. Seja local (como neste caso) ou remoto, a Cama nunca vê a fatura como o fim da conversa. O suporte, durante todo o tempo em que a máquina está em funcionamento, são partes essenciais do relacionamento —e uma das razões pelas quais o Grupo Cama é bem-sucedido em todo o mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira