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18/06/2008 - 09:55

Secretaria de Transportes conclui obras nos trilhos do Bonde de Santa Teresa


Ao todo, seis quilômetros de via foram restaurados.

A Secretaria Estadual de Transportes concluiu, esta semana, a primeira etapa das obras de recuperação da via permanente do Bonde de Santa Teresa. No total, foram substituídos aproximadamente seis quilômetros de linha no Largo dos Guimarães, incluindo 31 AMVs (aparelhos de mudança de via), trilhos, dormentes, suportes e parafusos de fixação. As obras, iniciadas em dezembro de 2005, custaram R$ 9 milhões e eliminaram diversos trechos em desnível nas ladeiras do bairro. Esta é a maior intervenção no sistema de vias permanentes, que não passava por reformas há mais de 20 anos.

O diretor de Planejamento e Operação da Secretaria de Transportes, Fábio Tepedino Junior, explicou que a maior parte dos trilhos, dormentes e suportes de fixação estavam bastante deteriorados, e que em alguns locais praticamente já não havia nem mesmo a base de apoio dos trilhos, de tão enferrujados. Segundo ele, a recuperação da via permanente é uma obra complexa, em que é preciso arrancar os dormentes, o asfalto e o concreto da base, para refazer todo o leito da linha.

- Os motoristas que circulam em Santa Teresa já vão sentir a diferença ao passarem pelo Largo dos Guimarães, que é o coração do bairro. O asfalto, nesse trecho, está lisinho. Todo trabalho foi feito com a preocupação de causar a menor interferência possível no trânsito. Para complicar, as ruas de Santa Teresa são estreitas, com pouquíssimos trechos planos, o que aumenta a dificuldade do trabalho - analisa Tepedino.

O chefe do Departamento de Operações da Central (Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística) e responsável pela obra, Valmir Martins Carvalho, explica que, para que a via permanente atinja um índice de 90% de recuperação, é necessário substituir mais três quilômetros de linha e trocar cinco aparelhos de mudança de via. Segundo ele, o resultado final desta primeira etapa ficou satisfatório e a expectativa é que, no ano que vem, seja dada continuidade às obras para completar a recuperação do trecho que falta.

O diretor de Operações explica ainda que, com o passar do tempo e com o trânsito maior a cada dia em Santa Teresa, ocorre um desnivelamento dos trilhos, por causa do desgaste natural, e é necessário, então, corrigi-lo. Ele explicou, ainda, que a parte nova dos trilhos foi toda soldada, para garantir o nivelamento da via permanente.

Ao todo, o sistema de bondes de Santa Teresa tem, aproximadamente 17 quilômetros de extensão, em três ramais: Dois Irmãos, Paula Mattos e Francisco Muratori. Este último, que dava acesso à Rua Riachuelo, na Lapa, está desativado desde a década de 70. A obra de recuperação dos seis quilômetros de via nesta primeira etapa foi feita pela empresa Ferreira Guedes, de São Paulo. Cerca de 100 operários e técnicos trabalharam na recuperação do trecho.

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