Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2008 - 10:05

Brasil se sagra tetracampeão na Baja SAE Montreal


Estudantes da FEI, de São Bernardo do Campo, venceram a competição, que reuniu 122 equipes de seis países.

O Brasil se sagrou no dia 14 de junho (sábado),tetracampeão nas competições de baja organizadas pela SAE International, na América no Norte. A equipe FEI Baja, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, venceu com 895,88 pontos a Baja SAE Montreal, realizada em Montreal, no Canadá. A segunda colocada foi a equipe norte-americana Stony Brook Motorsports, do SUNY Stony Brook, com 862,98 pontos.

A competição reuniu 122 equipes dos Estados Unidos, México, Venezuela, Índia, Canadá e do Brasil, que foi representado, também, pelas equipes Baja-Mitsubishi EESC USP 1, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), e a Poli Arsenal, da Escola Politécnica da USP.

Hexacampeã brasileira na Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, este ano em Piracicaba, SP, a equipe da USP São Carlos ficou na 21ª colocação, em Montreal, onde foi considerada a 8ª melhor equipe nos quesitos ‘Custo’ e ‘Design’. Vice-campeã brasileira, a equipe Poli Arsenal ficou em 33º lugar entre as 122 equipes participantes. Além disso, o carro da equipe realizou a 3ª melhor ‘Aceleração’ e ganhou o 10º lugar no quesito ‘Design’.As equipes Baja-Mitsubishi EESC USP 1 e Poli Arsenal fizeram, respectivamente. 678,94 e 610,18 pontos em Montreal. .

Agora tricampeã nas competições da SAE International (em 2004, 2007 e 2008), a FEI Baja foi considerada a melhor equipe nos itens ‘Design’ e ‘Suspensão/Tração’, enquanto na prova ‘Enduro de Resistência’, onde largou em primeiro, a equipe da FEI foi a 2ª colocada. A equipe conquistou, ainda, a 5ª colocação nas provas de ‘Manobrabilidade’ e ‘Aceleração’. No quesito ‘Custo’, a equipe FEI Baja ocupou a 9ª posição.

A Baja SAE Montreal teve início no dia 11 e o resultado era praticamente certo pelas equipes brasileiras, que se mostram competitivas desde 1998, quando a equipe Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sagrou-se de forma surpreendente campeã da competição, até então conquistada apenas por equipes dos Estados Unidos.

Os carros, chamados Baja SAE, são projetados e construídos nas universidades pelos próprios estudantes de engenharia exclusivamente para disputar as competições realizadas pela SAE BRASIL e pela SAE International.

Para Carlos Alberto Briganti, diretor de Competições Estudantis da SAE BRASIL, estas competições estudantis possibilitam o aprofundamento técnico do futuro engenheiro, que passa a ter contato com desafios reais, similares aos que enfrentará depois de formado. “Independentemente das posições conquistadas, todos os participantes ganham com a competição, porque mais do que construir um veículo, eles aprendem o processo completo do desenvolvimento de um produto, da concepção até a viabilização do projeto”, afirma Briganti ao acrescentar que são também oportunidades para desenvolver o espírito de equipe e a capacidade de inovação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira