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18/06/2008 - 10:43

A matemática do endividamento

É comum encontrarmos pessoas reclamando de sua situação financeira fragilizada, procurando sempre um culpado para tal fato. É verdade que a maior parte da população trabalha com orçamentos apertados, com salários abaixo do patamar ideal, mas o comprometimento da renda do trabalhador poderia ser mais bem direcionada se alguns cuidados fossem tomados.

As armadilhas financeiras a que todos estamos sujeitos podem ser visualizadas antes mesmo de sua ocorrência, mas para que isso ocorra, é necessário um conhecimento prévio - mas não necessariamente aprofundado - dos sistemas financeiros que regem nossa sociedade.

É nesse momento que a escola passa a ter relevante importância na formação deste cidadão crítico e criterioso, identificando fatores importantes dentro de uma operação financeira, como juros e prazos, e suas diferentes formas de apresentação. Este tipo de conhecimento não deveria se restringir ao cidadão economicamente ativo, pois para que não se tenha que corrigir uma situação, é necessário preveni-la, e isso só será possível se investirmos na preparação e conscientização do indivíduo desde as séries iniciais da vida escolar.

Não basta saber fazer um cálculo. É necessário entender a que ele se propõe, objetivando uma “formação” adequada do cidadão quando ele ainda é criança, através do aprendizado de cálculos e formas de controle, como por exemplo tabelas que registrem entradas e saídas de recursos provenientes do trabalho do indivíduo.

Neste sentido, é essencial que as instituições de ensino públicas e privadas ministrem conteúdos de matemática financeira, trazendo para dentro da sala de aula elementos que fazem parte do cotidiano, garantindo que, desta forma, desde criança essa necessidade de conhecimento - essencial para que essa lacuna posteriormente não se reflita em dificuldades financeiras - seja suprida. Mudar a realidade no processo de ensino-aprendizagem de nossos jovens é primordial para a qualidade de vida que desejamos que eles venham a ter no futuro, como cidadãos socialmente responsáveis e livres de dívidas.

. Por: Antonio Carlos Lessa é professor de Matemática do Colégio Módulo.

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