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18/06/2008 - 10:46

A Arte nos negócios


Inicialmente o investimento em marketing cultural se dava devido às leis de incentivo, que são vantajosas no momento em que retornam parte do valor doado. Agora já é compreendido que essas ações solidificam a imagem institucional, dando maior visibilidade à marca.

Sabe-se que conteúdo psíquico da marca e a sua esfera mítica estão diretamente conectados aos aspectos dos sonhos, das fantasias e dos desejos e funcionam como um espelho psicológico, capaz de moldar o comportamento do consumidor. Tendo como origem e finalidade o inconsciente coletivo, as marcas atingem seu ápice quando projetam significados já intrínsecos e, portanto, facilmente decodificados.

Embora exija uma integração de todos os instrumentos de comunicação, afim de divulgar uma consistente imagem institucional, a arte é um elemento fácil de ser trabalhado. Através de sua característica lúdica, capaz de transmitir sensações e sentimentos, envolve o receptor, criando uma empatia com seus próprios sonhos, fantasias e desejos.

Por agregar valores especiais e diferenciados, gerando forte identificação junto aos públicos relevantes, a cultura traz um retorno à organização que se sobressai aos investimentos realizados na média tradicional. Quando a empresa patrocina um projeto cultural, os valores relativos ao mesmo, por exemplo: tradição, modernidade, competência, criatividade, popularidade, passam a fazer parte dos valores da instituição.

Por isso, utilizar a criatividade como combustível para comunicar-se é também uma maneira de mostrar à sociedade que a empresa não está preocupada apenas com sua lucratividade e seus negócios, mas que é responsável socialmente e se envolve com o desenvolvimento da comunidade em que atua. Afinal, a arte permite que o espectador reflita e forme uma opinião própria.

Desse modo, percebe-se que a cultura é uma oportunidade e até uma ferramenta para as empresas participarem do desenvolvimento da sociedade, moldando o target ao seu negócio, visão, missão e valores.

. Por: Elisandra Borges, relações públicas do Grupo Habitasul.

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