Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2008 - 10:49

Veterinária eqüina de excelência no Congresso Internacional e Conferência de Medicina Veterinária

O IV Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH e a IX Conferência anual da ABRAVEQ – Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Eqüídeos mobilizaram o setor nos dias 14 e 15 de junho, no Hotel Transamérica, na Capital paulista. O evento foi um grande sucesso. “Este ano o evento foi além das nossas expectativas. Atingimos o limite de 600 inscritos e infelizmente tivemos que deixar de fora outros 54 interessados. Um aumento real de 23% em relação ao ano passado. Apesar do Estado de São Paulo responder por quase 50% das inscrições, participaram ativamente veterinários vindos de todas as regiões do País, além de argentinos, peruanos, bolivianos, portugueses e franceses”, comemorou Fábio Wolff, diretor da Wolff Sports & Marketing, empresa idealizadora e promotora do evento.

“Nosso objetivo foi o de oferecer aos participantes a oportunidade de ampliar conhecimento, reciclar e trocar experiências. Pelo retorno que tivemos de congressistas e palestrantes, conseguimos atender o anseio de todos. O Congresso foi de altíssimo nível, com presença de alguns dos mais importantes nomes mundiais do setor”, observou Thomas Wolff, um dos organizadores e diretor veterinário da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e do Jockey Club de São Paulo.

Ao todo foram 17 palestrantes, quatro deles vindos do exterior: Gary Norwood, Jack Snyder e David Hodgson, todos dos Estados Unidos, e Fernando L. Riera, da Argentina, além de 14 palestrantes brasileiros de nível internacional.

Quem abriu o evento foi Gary Norwood, presidente da WEVA - World Equine Veterinary Association - que falou sobre a medicina eqüina internacional, eventos realizados pela entidade e problemas mais comuns encontrados nas pistas de cavalos de corrida, sua especialidade. Norwood elogiou a organização e se mostrou muito entusiasmado com o Congresso Mundial da WEVA que acontece pela primeira vez no Brasil em 2009.

“O Congresso foi muito bom, o comitê organizador fez um excelente trabalho. O nível foi superior a muitos de nossos próprios eventos com destaque para a boa infra-estrutura, facilidades e nível da programação. Estou muito animado com o Mundial de 2009 no Guarujá que tem tudo para ser a “Copa do Mundo” da Medicina Veterinária”, ressaltou Norwood, que após o Congresso Mundial passa a vice-presidente sênior da WEVA.

Professor da UC Davis School of Veterinary Medicina, nos Estados Unidos, e chefe do hospital olímpico em todas as últimas Olimpíadas, Jack Snyder - que também estará em Hong Kong - falou sobre cascos e lesões de membros locomotores de cavalos atletas e de alta performance.

Brincalhão, Jack Snyder abriu suas preleções falando da Amazônia e da praia de Copacabana, lugares que visitou nos dias que antecederam o Congresso. Encantando com as belezas brasileiras – das matas às mulheres cariocas - Snyder filmou o que viu e promoveu momentos de descontração.

David Hodgson, outro palestrante internacional, professor do Virginia Maryland Regional College of Veterinary Medicine, explanou de forma didática sobre doenças oculares mais freqüentes e doenças respiratórias em cavalos atletas.

Fernando Riera, da Doña Pilar Embriones - centro de reprodução eqüina da Argentina -, ensinou como produzir até 1000 prenhezes por Transferência de Embriões em uma mesma estação de monta.

Paralelamente às palestras no grande auditório sobre clínica, medicina esportiva, nutrição, cirurgia, outra sala foi dedicada a temas sobre reprodução: “Este ano o evento abrangeu novas áreas como oftalmologia, dermatologia, diagnóstico de claudicação, ressonância magnética, tomografia computadorizada e novos tratamentos, entre outros”, observa Thomas Wolff.

Trabalhos Científicos - Paralelamente às palestras e debates, o Congresso expôs 146 trabalhos científicos criteriosamente selecionados entre um total de 186 por uma comissão científica coordenada pelos professores da USP – Universidade de São Paulo, Luis Cláudio Correia da Silva e Raquel Baccarin. “A quantidade e qualidade dos trabalhos selecionados mostra o bom nível do material apresentado”, destacou Luis Claudio Correia da Silva.

Aberta a veterinários e estudantes que fazem iniciação científica, a mostra contou com representantes de todo o País. Para André Zoopa, professor da USP e integrante do comitê científico, “o direcionamento visou rotinas do dia a dia diversos profissionais da área. Foi uma oportunidade não só para veterinários que contam com estruturas acadêmicas, mas também profissionais autônomos. Os relatos geram questionamentos que levam ao aprofundamento das pesquisas.”

“Com a grande oferta de escolas de veterinária a tendência é que a qualidade de ensino caia, os jovens veterinários saiam despreparados e encontrem um mercado que absorve muito menos que a oferta. Participar de eventos como este possibilita não só aos profissionais formados, mas também aos estudantes, uma oportunidade especial de aprendizado”.

Balanço - Para Neimar Roncati, um dos idealizadores da Conferência Anual da ABRAVEQ, seu ex-presidente e médico veterinário de cavalos olímpicos de Adestramento. “O Congresso é sempre uma possibilidade de unir a classe veterinária que atua no campo e na cidade junto às grandes empresas. Este convívio gera conhecimento técnico, troca de idéias, oportunidade de atualizar conhecimentos”, comentou.

Responsável pela área comercial do evento, Fábio Wolff também comemorou a receptividade dos patrocinadores: “Dois meses antes já tínhamos vendido todas as cotas de patrocínio”, comenta.

A Schering-Plough e a Protécnica assinaram como patrocinadores principais do evento que contou também com a participação da Guabi, Vetnil, Virbac e apoio da Ouro Fino.

Realização conjunta da Associação Brasileira de Veterinária Eqüina (Abraveq), Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e Federação Paulista de Hipismo (FPH), o evento contou com o apoio institucional da Federação Eqüestre Internacional (FEI), Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo, Jockey Club de São Paulo e Universidade Anhembi Morumbi.

Membros da Comissão Organizadora do evento marcaram presença os presidentes da ABRAVEQ, Thiago Luiz de Salles Gomes, Maurício Tadei Barthel Manfredi, da CBH e Francisco José Mari, da FPH.

Brasil vai ser palco do Congresso Mundial em 2009 - O sucesso do IV Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH e da IX Conferência Anual da ABRAVEQ foi tão significativo que 4 empresas já confirmaram presença no 11º Congresso Mundial da World Equine Veterinary Association – WEVA 2009, que acontecerá no Casa Grande Hotel Resort & Spa, no Guarujá (SP), no período de 24 a 27 de setembro do próximo ano.

É a segunda vez o Brasil vai sediar este Congresso. “A medicina veterinária de eqüinos no Brasil conquistou o respeito mundial pelo seu status de excelência, e este reconhecimento levou o País a vencer a candidatura para sediar o Congresso Mundial da WEVA 2009 concorrendo com Dubai e a Austrália”, comenta Thomas Wolff. “Queremos fazer o maior evento já realizado pela WEVA, com presença dos mais renomados palestrantes internacionais e inscrições abertas para 1.200 congressistas”, planeja.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira